Declaração de Independência: O projecto de Software Livre de Munique

Desde há tempos que a cidade de Munique está a levar a cabo um projecto arrojado e complexo de mudança de software proprietário que a mantinha dependente e aprisionada a uma empresa, para Software Livre nomeadamente o sistema operativo Debian e outras aplicações Livres, tais como o OpenOffice.org.
Mux
Convém lembrar que a cidade de Munique se recusou a usar Novell/SuSE uma vez que isso a manteria à mesma prisioneira, optando pela distribuição Debian e modificando-a a seu gosto, dando origem ao Projecto LiMUX.

Uma das aplicações criadas pela equipa que está a realizar esta tarefa complexa é a Wollmux, um sistema de gestão de Templates sob licença EUPL «European Union Public Licence»

Seria interessante que Portugal e a sua Administração Pública e as suas Câmaras bebessem deste projecto e começassem a implementar algo semelhante, seria bem mais importante para o país, a todos os níveis, desde reconhecimento internacional, investimentos, criação de empresas e postos de trabalho, no fundo uma nova indústria à volta do Software Livre e do conhecimento Livre.
Mais uma vez aqui relembro o projecto Alinex da Universidade de Évora, projecto esse baseado em Debian e que poderia ser a lança de ataque de um projecto desta envergadura.
Os nossos vizinhos da Estremadura espanhola já o fizeram e nós poderíamos dar continuidade.

Infelizmente por cá continuamos a assistir a situações destas:

Espera… mas em temos entidades como a oferecer milhões e milhões de Euros às Microsofts, SAPs e outras que tais, é a AMA (16,5 milhões aqui e 14 milhões ali, estes últimos 14 sob a desculpa que a concorrência não é compatível), é a FTC-UC (5,5 milhões, há quem diga que é menos, mas a verdade é que o que foi declarado não foi alterado passados já vários meses), é o Tribunal de Contas e o Ministério das Finanças com a SAP (4 milhões, aprovados pelos Tribunal de Contas literalmente “porque pode”), o IEFP (3 milhões, que seriam melhor investidos em subsídio de desemprego), etc…

{via http://blog.softwarelivre.sapo.pt/}

muenchen.de – english version

What is LiMux?

* The main target of the LiMux project is to complete the City Council’s order to run open source software on the administration’s desktops in the future – “LiMux Basisclient”
* First worldwide certificated linuxbased work station – Made for feel good
* Free software for the operating system and office software LiMux Basisclient based on Linux and free software:

Debian GNU/Linux „sarge“ (Distribution), K Desktop Environment – KDE (Graphical user interface), OpenOffice.org (Offices), Firefox (Browser), Thunderbird (E-Mail), Gimp (Image editing)

* Applications will be developed platform independent, preference webbased

Information about LiMux

Munich’s migration to GNU/Linux is steadily progressing. The Linux based E-learning programme of the city won the E-Learning award eureleA.

Powered by ScribeFire.

About these ads

3 Respostas

  1. [...] Declaração de Independência: O projecto de Software Livre de Munique [...]

  2. [...] pelo fabuloso trabalho que Florian Schiessl a pessoa que se encontra à frente do projecto de migração da cidade de Munique de tecnologias proprietárias e caras da microsoft, para Software Livre que para além das [...]

  3. [...] temos um exemplo Nacional. E outros   aqui bem perto, na Europa. O caso de Munique  e  de Extremadura [...]

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 66 outros seguidores

%d bloggers like this: