FLOSS_News: Um verdadeiro Plano Tecnologico; Debian fiel a si mesma; 5 formas de colocar Ubuntu em ms-windows

Ao contrário do que por cá se apregoa e não se faz ou quando se faz é com tecnologias proprietárias, caras e que asfixiam o futuro dos nossos alunos, no Brasil aposta-se em força na utilização de Software Livre nas escolas.

No ano escolar que vai começar cerca de 10milhões de alunos brasileiros irão beneficiar da aposta deste país no Software Livre, através da implementação de 26mil laboratórios de informática do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) que tem como meta atingir até 2010 todas as escolas públicas urbanas.

Computadores para 26 mil escolas

Todos deverão ser compatíveis com a nova versão do sistema operacional Linux Educacional 3.0, software livre elaborado pelos servidores do ministério especialmente para atender às escolas públicas do Brasil, com conteúdos pedagógicos pré-selecionados.
Leia o passo a passo de todo o processo de adesão ao programa.

5 formas de colocar Ubuntu em ms-windows

Existe uma enorme quantidade de distros de GNU/Linux, cada uma especifica para diversos nichos e gostos, neste site são-nos mostradas 5 maneiras de usar o Ubuntu em ms-windows.

Debian fiel a si mesma

Matt Zimmerman no seu blog veio afirmar que afinal a distro livre e não comercial Debian, não vai mudar para lançamentos time-based, mas sim para time-based development freezes.

No fundo é o que a Debian nos habituou e bem, quando estiver realmente pronta para sair, sai, ainda que agora exista uma melhor organização temporal por forma a limar as arestas.

Quem irá continuar como sempre o fez desde início com os time-based releases é a Ubuntu, esta pequena mudança da Debian visa apenas simplificar alguns métodos e facilitar a vida a todos.

Debian is NOT switching to time-based releases « We’ll see | Matt Zimmerman

The difference is that they will schedule the freeze date in advance. This means that there is a bounded time period available for new development, where things sometimes need to be broken in order to make progress. Once the freeze point is reached, Debian developers will minimize breakage and focus on stabilization. Once the RC bug count drops to zero, they’ll release as usual. That could happen soon after the freeze, or it could take a long time, depending on how many bugs are introduced during development.

Assim a próxima freeze é em Dezembro de 2009 (acontecerá sempre em anos ímpar) num ciclo de 2 anos, sendo que será lançada a Squeeze Debian GNU/Linux 6.0 no primeiro semestre de 2010; embora devido a estas mudanças a próxima versão pode ser a 7.0 em vez da 6.0.

O mais pequeno Desktop PC a correr GNU/Linux

Chama-se Fit-PC2 e é um dos mais pequenos PC’s para desktop, é construído pela CompuLab, tem cerca de 1/4 do tamanho de um MacMini.

Fit-PC2 review: The world’s smallest desktop PC | Roy Tanck’s weblog

Fit-PC2 Linux specifications
CPU Intel Atom Z530 1.6GHz
Motherboard chipset Intel US15W SCH
Storage 160GB SATA hard disk
WiFi 802.11b/g
OS Ubuntu Linux 8.04
Memory 1GB DDR2
Display DVI up to 1920×1080 (I’ve tested 1920×1200, works!)
Audio High definition 2.0
LAN 1000 BaseT Ethernet
USB 6 USB
Other features IR Receiver, miniSD socket, 12V power supply

fit-pc2-pen

Universidade Monash da Austrália graças ao poder e uso de Software Livre, dispõe assim de um poderoso cluster que lhe permite ter um supercomputador usando servidores com processadores Intel correndo GNU/Linux.

O supercomputador tem sido um sucesso e a Universidade já pensa em alugar tempo e capacidade de processamento que não esteja a ser usado.

Outra das grandes vantagens deste sistema e do software que usa tem sido a sua enorme fiabilidade sendo que alguns dos nós não têm necessitado de qualquer intervenção durante quase dois anos, apenas são feitos reboots a alguns dos nós quando são necessárias intervenções neles.


A subsidiária Ziilabs da Creative, lançou um player portátil que usa um cpu dual ARM e a distribuição gnu/linux Plaszma, trata-se do Zii Egg StemCell.

Computer offers a 3.5-inch display supporting 1080p HD video, plus an HD video camera, WiFi, GPS, Bluetooth, an SDK, and optional Android, says ZiiLabs.

A fundação Xiph.org que entre outros codecs e containers como o Ogg Vorbis e Ogg Theora sempre defendeu a utilização de codecs e containers livres na Rede Internet, prepara-se agora um encontro entre diversas partes como a IETF (Internet Engineering Task Force) por forma a conseguir este objectivo.

Existem dois rascunhos que serão discutidos o primeiro discute o codec CELT da Xiph.org o outro descreve o codec SILK da Skype.

There are currently two draft submissions to be discussed at the BoF. The first draft[3] describes the new Xiph.Org CELT codec[4] and the second describes the Skype SILK codec[5]. These two draft proposals complement each other nicely. There is also declared intent to submit the SPIRIT IPMR wideband codec[6].

Estas discussões e encontros têm a ver com a implementação de um padrão para codecs de audio em tempo real e é independente do esforço de utilização de Ogg Vorbis e Ogg Theora no HTML5.

Finalizo com uma interessante entrada do Blog de Glyn Moody o qual reportando a uma notícia da BBC mostra como a TRANSPARÊNCIA É BENÉFICA EM TODOS OS CAMPOS, incluindo o da Sáude.

Desde que foram publicadas listas com a informação do número de mortes por enfarte que os pacientes cardíacos do Reino Unido sofriam, o seu tratamento tem aumentado.

Powered by ScribeFire.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 67 outros seguidores

%d bloggers like this: