Optimus Clix: VIGARIZADO com CHAMADAS DE VALOR ACRESCENTADO (#1)

Caso não queiram ler tudo, se tiverem alguma informação sobre este número 760500010 (serviço e localização; segundo a Optimus Clix irá parar a África ou Brasil), a deixassem nos comentários (Obrigado), bem como se têm conhecimento da ocorrência de algo semelhante também seria interessante de saber.

Recomendo ainda que caso tenham um serviço de telefone/ADLS (POTS; a clássica linha de telefone fixo) entrem em contacto com a vossa operadora para verificarem se está activo o o bloqueio total das Chamadas de Valor Acrescentado, caso não esteja activem-no, para que um dia não venham a ter os problemas que agora estou a ter.

Disclaimer: Apesar de mencionar a Optimus Clix, uma vez que é a minha operadora, não estou no entanto a afirmar que a culpa deste problema seja dela (tendo em conta posterior informação prestada pela empresa, as coisas já não serão assim tão lineares). A situação parece ser uma espécie de ‘rapto’/parasitismo da minha linha de telefone.

***

Eu tenho um azar do caraças com estas tretas das telecomunicações, aqui há uns meses atrás a UZO debitou-me 12 euros por eu supostamente ter enviado uma SMS para um serviço qualquer que já nem me recordo (embora fosse algo que estivesse a deixar os cabelos em pé à Deco-Proteste que estava farta de receber a mesma queixa e segundo ela nada podia fazer), que após ficar activo todas as semanas debitava esse valor sem que eu fizesse qualquer coisa.

Felizmente que a UZO percebeu e aceitou que eu não enviei qualquer SMS e nem activei serviço algum e como tal voltou a creditar o valor que acima refiro e bloquearam todos esses pseudo-serviços.

Hoje recebo uma chamada da Optimus Clix onde sou informado que me barraram por motivos de segurança as chamadas de valor acrescentado porque a próxima factura seria de 200/duzentos euros.

Escusado será dizer que me passei, até porque na última semana abri duas avarias junto da Optimus Clix.

Explicando melhor o que se passa.

Durante a semana passada por duas vezes, uma na terça-feira (25Jan2011), quinta-feira (27Jan2011) e esta segunda-feira (31Jan2011) fiquei sem qualquer sinal de voz e sem sincronismo ADSL.
Nos dois primeiros dias essa falha de serviço ocorreu por volta das 21h e pouco e demorou menos de uma hora, após a qual o serviço ficou completamente restabelecido.

Em termos de avaria, esta começava com a falta de sincronismo e uns estalidos na linha de voz ao que se seguia a total ausência de serviço, sem qualquer sinal de voz ou ADSL.

No dia 31Jan2011 a situação repetiu-se, não às 21h mas por volta das 18h e pouco, mais uma vez manteve-se por menos de 1 hora, sem dúvida que por menos tempo que das anteriores duas vezes ocorridas na semana anterior.

Exactamente os mesmos sintomas dos outros dois dias.

No dia 25Jan2011 como já uma vez há mais de um ano (creio) havia ocorrido uma situação semelhante e como outro vizinho que também tem um serviço semelhante com a mesma operadora nessa mesma altura também ficou sem serviço, resolvi agora esperar um pouco para ver se tudo ficava ok; e supostamente ficou.
Depois de tudo ficar ok enviei SMS a esse vizinho ao que ele respondeu que não havia tido quebra do serviço.

O problema é que um dia depois a 27Jan2011 voltou-se a repetir a mesma história e claro como não estava para gastar telemóvel aguardei um pouco para ou ir à vizinha telefonar para a Assistência Técnica Optimus Clix ou então tal como um dia antes, esperar que o serviço regressasse e aí ligar.

Passada creio que menos de uma hora, lá voltou o serviço, peguei no telefone e liguei para a Assistência, o técnico que me atendeu verificou tal como eu que naquele momento eu tinha serviço mas após alguns testes e verificações afirmou que a minha linha estava a entrar em avaria e como tal enviaria técnico no dia seguinte, sexta-feira (28Jan2011).

O técnico veio nesse dia e mais uma vez o serviço estava ok, verificou alguns dados, a caixa de telecomunicações que se encontra por coincidência à porta do meu apartamento e chegou à conclusão com outro colega via telefone que não existiria qualquer problema.

Porreiro Pá!!!

Nada disso….Pá!!!

Na segunda-feira (31Jan2011) voltaram os mesmos sintomas, total ausência de sinal de voz e ADSL, a única diferença é que desta vez em vez de ser por volta das 21h ocorreu por volta das 18h.

Passei-me e como tal bati à porta da vizinha e pedi-lhe para fazer chamada para a A.T. Optimus Clix (16100) mais uma vez fui atendido e reportei o facto pedindo que me ligassem para o telemóvel para eventualmente se efectuarem mais testes.

Desta vez o serviço voltou a ficar disponível mais rápido que nas vezes anteriores, ainda estava eu a falar com o técnico, de qualquer forma este abriu nova avaria e pedido de envio de técnico para o dia seguinte (1Fev2011).

Como acima já referi antes do técnico ter chegado (1Fev2011), recebo a tal chamada informando do barramento das chamadas de valor acrescentado bem como do valor da factura.
Como me passei completamente nem sequer pedi para me dizerem em que dias e a que horas e para que número ou números essas chamadas ocorreram.
Embora os dias, dois deles me tenham sido ditos.

Depois de ter falado com a tal senhora e já mais calmo, pego no telefone e ligo para a A.T. Optimus Clix, como ainda estava em aberto a avaria fui automaticamente encaminhado para uma assistente à qual pedi para verificar as chamadas nos dias que me haviam sido mencionados pela pessoa anterior.

Como o telefone é raramente usado para chamadas de voz, não seria algo muito dificil, a moça assim fez e começou a verificar as chamadas.

Alguns exemplos que registei, sempre para o mesmo número

dia 27jan2011
21h24:39 760500010
21h25
21h26
21h27
21h27
21h27
21h28
21h28
21h29
21h29
21h30
21h30
21h30
21h33:44s
21h33:46s
21h33:56s
21h34

21h42:41s
21h42:47s

21h56:54s

Cheguei à conclusão que as ditas chamadas de Valor Acrescentado ocorreram exactamente nos dias e durante os momentos em que estive sem serviço.
Para além disso todas as chamadas foram efectuadas sempre para o mesmo número, 760500010, tinham apenas a duração de poucos segundos e aconteciam diversas chamadas dentro do mesmo minuto, ou seja, ocorriam com a diferença de poucos segundos entre elas.

Após a chegada do técnico (1Fev2011), mais uma vez, para não variar o serviço estava a funcionar e claro ele não detectou nenhum problema.
Depois de explicar toda a situação e de ter mencionado as chamadas que havia recebido e efectuado com a ATO Clix falei com a pessoa que estava a ajudar a despistar todo este problema com o técnico que estava aqui em casa.
Essa pessoa ao telefone foi verificar de onde seria o 760500010, tendo ligado para o número ao que me informou que ele e diversos colegas tinham tentado perceber de onde seria não tendo conseguido chegar a qualquer conclusão final ainda que lhes parecesse que fosse de um país africano ou eventualmente do Brasil mas que não se percebia bem.

Neste momento segundo me informaram irão verificar a situação e após a recepção da factura poderei fazer uma reclamação.

Não deixo no entanto de manifestar o meu repúdio por situações deste tipo ocorrerem, quer nas comunicações fixas quer nas móveis, mais uma vez não consigo perceber para que raio serve a ANACOM, não consigo perceber porque razão é que este tipo de números não está BLOQUEADO por omissão ainda para mais quando segundo encontrei via google, há anos que supostamente eles deveriam estar barrados.

Termino com este interessante artigo da Clara Ferreira Alves;

Aguardemos pois pelas cenas dos próximos capítulos, irei actualizando esta informação à medida que o processo for decorrendo.

Ser vigarizado com valor acrescentado – Expresso.pt

Empresas-fantasmas que desconhecemos têm acesso a dados que não fornecemos e utilizam-nos de forma fraudulenta e abusiva. No admirável mundo tecnológico em que vivemos, os nossos dados repousam em bancos de dados e servidores cuja existência desconhecemos e não controlamos.

Powered by ScribeFire.

26 Respostas

  1. Olá Ricardo,
    Não sei se sabes mas, em Maio de 2009 entrou em vigor diploma que proíbe o envio de publicidade por via electrónica para telemóveis,mas para que estejas minimamente seguro tens de proceder conforme os “burrocratas” deste país exigem e os de fora publicitam, como este aqui: http://ur1.ca/33dnr

    Curiosamente eu e família estamos inscritos nas lista da Dir. Geral do Consumidor e no entanto, desde o passado mês de Dezembro que tem havido um verdadeiro saque com sms da treta que limpam 1,50€/cada 2X/semana. Reclamei por escrito junto da OPTIMUS e nada de resposta. Hoje contactei a ANACOM sobre o assunto que confirmou que para quem está inscrito nessas listas, toda a responsabilidade recai sobre o operador. Assim, reclamei de novo por escrito junto da OPTIMUS, via email, exigindo o reembolso das sms ilegalmente furtadas e juntei a minuta que serviu de inscrição nas listas de Oposição/Robinson na DGC.

    NOTA: Esta foi a minuta que serviu para a nossa inscrição online em Março de 2009 (não sei se entretanto houve alteração):

    Lista de Oposição / Robinson
    Assunto: Publicidade não desejada (registo)

    Exmos. Senhores – AMD

    Nome——, titular do Bilhete de Identidade nº ——– emitido em ——– pelo Serviço de Identificação de —–, morador na ———-, com o telemóvel ——–, telefone__________ vem manifestar, nos termos e para os efeitos dos Artigos 4º e 5º da Lei nº 6/99, de 27 de Janeiro, o desejo de não receber:

    Publicidade endereçada no seu domicílio, por via postal ou por distribuição directa;
    Publicidade por telefone/telemóvel;
    Publicidade por E-mail

    Razão pela qual solicita que o seu nome passe a integrar a lista de pessoas que manifestam o desejo de não receber tal publicidade.

    Data__________

    De seguida irei proceder junto da DGC e ANACOM às respectivas reclamações escritas, via email. Porque já não há pachorra nem guito que aguente tanto saque neste país, como é o caricato nº 707—- que a DGC utiliza para as reclamações via telefone. Como é que uma linha de apoio ao consumidor é 707 quando deveria ser totalmente grátis? Possivelmente é para não incomodar os funcionários, cujos salários pagamos com os nossos gigantescos impostos, ou para implodirmos com tanta reclamação que não se pode colocar gratuitamente!? Só pode….

    Espero ter ajudado… enfim, país de treta!
    Bjs

    • olá Ana, obrigada pelas dicas.

      bjos

    • Exmos, ficam desde já informados que a lista do portal do consumidor se aplica unica e exclusivamente à recepção de mensagens de marketing. Nada tem a ver com mensagens de serviços de subscrição como refere que retiram um determinado valor por semana. Note-se que estes serviços são subscritos a maior parte das vezes porque não se olha para o que se está a fazer. Com olhos de ver, ou não se subscreve ou então sabe-se o que se faz.

    • Não se trata de qualquer fraude. É um jogo que instalado no PC onde se efetuam compras e quando escolhido o metodo de pagamento wallie card é solicitado que se marque esse número e seja colocada o número da encomenda. Fale com os seus familiares que tenham acesso ao serviço telefone…

      • boas,

        se leu toda a entrada deveria ter percebido que efectivamente se trata de FRAUDE, má fé da optimus, até porque levei o caso à Judiciária.

        só eu é que uso a internet no número afectado, não uso qq sistema microsoft e não tenho qq jogo instalado e muito menos um que tivesse essa particularidade.

        para além disso mesmo que tivesse isso tudo como raio explica que tais ocorrências só acontecessem qdo eu ficava com o telefone sem qq sinal, quer de voz quer de adsl o que implicava uma avaria?

        ovigia

  2. ola amigo fiquei chocado a ler isto e tenho que te dizer que istou a passar exatamente por a mesma situacao desde o mes passado em 15 dias recebi um telefonema da otimos clix que teriam feito imenssas chamadas para esse numero 760500010 curioso e a hora que elas foram feitas nao estava nimgem em casa ainda mais curioso e que e exatamente a mesma valor que o teu mandei logo barrar as chamadas de valor acrescentado estou a ver se tenho mesmo de pagar uma coisa que nao fiz se souberes mais alguma coisa agradeço espero que consigas sair dessa abraços

    • boas Manuel,

      pelos vistos tb é vitima das aldrabices made in Portugal das empresas de telecomunicações.

      infelizmente a ANACOM só serve para dar bons empregos aos amigos!

      se puder e quiser gostaria que descrevesse o seu caso e me deixasse colocar aqui no blog uma entrada sua, por forma a ir-mos juntando pessoas vitimas da mesma burla.

      eu paguei pq presumi que me sairia mais caro ir para processo, mas continuo a tentar ser ressarcido, continuo à espera de info por parte da ANACOM e da Deco.

      ab

  3. Olá, muito boa tarde.

    É o seguinte, eu liguei para a minha operadora e a informação que me deram foi que não pudiam fazer nada porque se as chamadas estavam registadas é porque tinham sido feitas.

    Só que as chamadas foram feitas de madrugada entre segundos! Isto aconteceu-me duranfe 3 meses, no 1º mês foram 6€ e tal, no 2º 13€ e tal também(mais ou menos sem erro) só que este mês veio-me chamadas feitas seguidas com um intervalo de 3 em 3 dias, com um valor de 25,20€ !!

    Eu gostaria que me ajudassem aonde me posso dirigir porque eu não posso pagar uma coisa que não usufrui, tal como nem fiz chamada alguma! O nr em questão 760500010 é da Optimus Clix?

    Preciso de informação não vou pagar uma coisa que não fiz ainda por cima no valor que é!

    Por favor digam-me algo para puder agir!!

    Obrigada

    • olá Raquel,

      bom eu paguei mas ainda não me calei,continuo a tentar via anacom e deco resolver a situação, o que no meu caso passa por ser ressarcido do valor que me foi injustamente cobrado.

      contacte a deco porque uma vez que se trata do mesmo número com que eu, você e outros fomos vigarizados, isso poderá ajudar a todos.

      por agora não tenho mais info do que aquela que escrevi na entrada.

      cumps,

  4. Viva!
    Desta vez não vou ter ninguem a dizer: “Bemvindo ao grupo dos vigarizados” mas, infelizmente, ingressei nas fileiras do pessoal que está a passar por isto. Tenho cá uma conta de 12,846 € para pagar, correspondente a 17 chamadas (efetuadas) entre as 2 05 13 horas e as 2 22 23 horas. Isto faz-me confusão: Como é que a PT não sabe a quem pertence este numero? Mas quem é que atribui os numeros aos clientes? Para quem vai o dinheiro pago por chamadas que não foram efetuadas?
    E ainda há outra situação que é a suspeição que paira a nível familiar. Pais a acusarem filhos, mulheres a acusarem maridos, maridos a acusarem mulheres, enfim!
    E agora? Pago? Não pago? A reclamação só é aceite se eu pagar? Depois de lá terem o guito mandam-me à merda!
    O melhor é acabar com tudo! telefones, internet, etc
    Ao menos assim, não tenho estes problemas!

  5. Infelizmente tenho cá 12,846 € para pagar, dessa merda!
    E agora? Pago? Não pago? Só aceitam a reclamação depois de eu pagar? Pois é!
    Depois de lá terem o guito mandam-me à merda!

  6. Boa Noite,

    Verifico que esta situação esta ocorrer a varias pessoas, e como tal deixo aqui pequenas informaçoes, relativamente ao numero 760500010 é um numero da OniTelecom sendo do cliente da empresa de telecomunicações do qual a empresa tem que dar informações relativamente ao seu cliente (760500010) onde o numero será uma possível fraude com angariações de valores por chamada para empresa, onde estes valores são repartidos com a OniTelcom a o cliente (760500010) passando a empresa de telecomunicações a ter responsabilidade sobre o seu cliente e a possível fraude envolvida. Relativamente á empresa prestadora dos vossos serviços contratados, as chamadas com certeza que não são feitas por vos clientes sendo que as chamadas são cerca de 10 seg onde a informaçoes disponibilizada na chamada para o Nº 760500010 ” operadora automática duvidosa do numero referido solicita o numero da encomenda de uma referida compra e carregarmos no losango!!!duvido que telemóveis tenham todos esta teclo loool e mesmo para cobrar os 0,76 cêntimos nunca saindo daquela informação…não faz qualquer sentido” as chamadas que vos aprece nas facturas detalhadas e durante 2 ou 3 horas sempre com o mesmo numero 760500010 onde chega a totalizar entre 60 a 250 chamadas sempre para o mesmo numero ou seja miguem e tolinho para estar a ligar de 10 em 10 seg para marcar um numero da encomenda…. ainda se fosse algum concurso agora trata se de um processo de compra completamente fraudulento com angariações por chamada, agora o que pode estar ocorrer é que alguém ande a fazer clonagem de modens das operadoras e no exterior nas caixas de telecomunicações propriedade das prestadoras de serviços gente que possivelmente percebe da área, fazendo com que utilizem os dados clonados dos vossos modens e da vossa ligação Rita (voip) onde acabam por utilizar o vosso numero de telefone acabando por vos ser cobrado pela prestadora o custo dessas chamadas, sendo possível que isto possa ser uma rede organizada de angariações de valores por chamadas realizada para o numero. relembro ainda que se estiver em causa uma clonagem ou uma utilização do serviço fora da vossa residência é totalmente da responsabilidade da prestadora assumir esse custo e tem o dever de proteger os nosso dados e garantir sempre a segurança da rede disponibilizada ao cliente onde a empresa deve ser responsabilidade por qualquer acto vindo do exterior. espero ter ajudado na informação, pois não deve ser agradável receber contas de 100 € a 200 €…

  7. Posso vos informar que esse numero é de um serviço de pagamento atravez da factura do telefone. Serve para pagar varias coisas na internet, para completar uma compra o comprador precisa de ligar varias vezes ate atingir o montante total da compra, sendo que o numero do qual se esta a ligar e o mesmo basta apenas colucar um codigo na primeira chamada e apos isso qualquer chamada tem um custo aproximado de 0.74€ .. que reverte para pagar o que se esta a comprar. Agora relativamente a esse tipo de esquemas ja nao sei nada

  8. Olá!!!
    O número 760500010 é de um jogo chamado shakes and fidgets. Quando se quer fazer um pagamento no jogo para comprar algo, telefona-se para esse número e eles tiram o dinheiro necessário do telefone. Alguma queixa, registem-se no forum do shakes and fidgets e comuniquem ao staff.

    O jogo é alemão mas está traduzido em muitas línguas, como portugues, por exemplo. Mas atenção!!!
    É do jogo shakes and fidgets mais precisamente

    Daopay.

    Acho que é isso se não me engano.

    Espero ter ajudado

  9. como saber a quem pertence um numero de valor acrescentado?
    Eu procuro e não encontro a quem pertence o 760207020 alguem pode ajudar

    • boas,

      teoricamente a ANACOM deveria de saber, mas no meu caso disseram-me que o nº pertencia à optimus e que era ela que poderia dizer, claro está que esta nunca me soube responder, perdeu um cliente com 5 anos.

  10. O numero em causa ou algo do género começado por 760000000 vai dar tudo ao mesmo DAOPAY é uma opção que dá para comprar artigos via net para quase todos os tipos de jogo on-line, acção estratégia desporto etc. etc. isso está em cada jogo.

    A minha pergunta é, se vocês têm filhos menores, eles por vezes usam esse método porque não tem cartão de crédito e um bom pai ou mãe logico que não lhe passa o cartão para as unhas. Tentem saber o que eles jogam e perceber se dá para pagar por DAOPAY ou falar com eles as boas nada de alarido e ai já podem ter uma ideia de quem gastou o pastel.

    Outro caso para quem não tem filhos é fazer uma ligação directa ao vizinho e rebentar o pastel todo.

    Analista de redes informáticas
    JG

  11. Caros amigos, infelizmente, sou mais uma das vítimas deste número “fantásma”!
    Tudo começou na manhã de 29 de julho de 2012, quando fui contactado (via sms) pela PT que avisava que o telefone fixo iria ser cortado, pelo aparecimento de 343.05 euros em chamadas…
    Eu achei um absurdo e, por isso, no mesmo dia tentei ligar para o 16200 (apoio ao cliente), contudo já não era possível…
    Quando consegui contactá-los deu-se início uma enorme dor de cabeça, a operadora em questão, MEO, ficou de averiguar a situação e nos dias seguintes recebi inúmeras explicações (isto sem saber o nº em questão), em que primeiro, afirmaram que foram efectuadas chamadas para um daqueles concursos televisivos, depois passou a ser da internet e finalmente passou a ser burla… isto só levou a desconfianças e a problemas na minha família!
    Voltando agora ao GRANDE problema, segundo a operadora, terei que me responsabilizar pelos custos destas chamadas, para o nº 760 500 010… e eram chamadas de meros segundos, sendo efectuadas pelo menos 3 chamadas por minuto!!!!!
    Quando comecei à procura deste nº, deparei-me com este blog e reparei que também não sabem concretamente do que se trata, tal como a operadora… muito sinceramente, não sei o que fazer…
    Esta situação é impossível, pois segundo a factura, nas horas que foram efectuadas as chamadas não se encontrava ninguém em casa! Por isso a minha questão: E AGORA?
    Uma coisa é certa, eu não me vou ficar por aqui…
    Informar-vos-ei quando tiver mais informação.

    Obrigado pela a atenção,
    RG

    • boas,

      infelizmente será mais uma pessoa a ser descaradamente roubada sem que a ANACOM nada faça.

      eu já apresentei queixa na JUDICIÁRIA, recomendo que faça o mesmo.

      se possível vá dando notícias sobre o que vai fazendo.

      obrigado e boa sorte

  12. Boa Noite
    Sou cliente cabovisão à pouco tempo, até agora só recebi 3 facturas para pagar, à 1ª não liguei muito, vi o valor e fui pagar, à 2ª comecei a achar o valor demasiado elevado para o pacote que tinha fui ver as chamadas tinha um monte de chamadas feitas para esse número o 760500010, nós cá em casa não ligámos muito, pensamos que pudesse ter sido uma pessoa de cá a fazê-as e fomos pagar a factura, mas na 3ª factura aparecem-me 200€ para pagar, vou analisar a factura, tal não é o meu espanto quando vejo outra vez varias chamadas feitas para o 760500010, fui ver a hora que vinha tanto na 2ª como na 3ª factura e era impossível alguém cá em casa ter feito essas chamadas, pois foram feitas num horário em que nos encontrávamos a trabalhar, chamadas com o custo de 0.60cênt. com durações inferiores a 20segs, muitas feitas no mesmo minuto para o tal número, durante o largo período de tempo. Liguei para o apoio técnico para saber se eles não estavam enganados, disseram-me para ligar para o 118, foi o que fiz e lá disseram que não me podiam dar a informação relacionada com o número 760500010. Se souberem de algo digam pois já estive mais longe de ir à judiciária.
    Obrigado

    • olá Ana, como já comentei aqui acho que as pessoas devem fazer o mesmo que eu fiz, queixa na Judiciária, só assim esses criminosos deixarão de roubar as pessoas.

      a quando da minha queixa a Judiciária perguntou-me se conhecia outros casos que dariam mais força ao meu, ora aqui está mais uma boa oportunidade para a Judiciária fazer o seu trabalho.

      cumps,

  13. Boas a todos, finalmente encontrei a resposta.
    Provavelmente vocês têm filhos em casa e esse 760500010 é um número de uma empresa de pagamentos de serviços através da internet.
    Para completar um pagamento, cada chamada tem um custo de 0.74€, logo imaginemos um pagamento de 5€, terá de efectuar 7 chamadas e por aí em diante…
    http://i.imgur.com/8COYm.png
    como podem observar nestas imagens, o método que eles usam para pagamentos de internet, mais usado para JOGOS.
    Como li num comentário em cima, ninguem estava em casa, provavelmente alguem saiu mais cedo do trabalho/escola e usou o telefone para pagar o seu jogo.
    Espero ter ajudado.
    Anónimo

    • no meu caso isso não é minimamente válido.

      apenas eu uso computador em casa, que apenas corre software livre e nem sequer jogo jogos.

Deixar uma resposta

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 67 outros seguidores

