Bushcraft – um pedido de ajuda sobre a lei Portuguesa relativo ao uso e posse de arma branca

Como já havia referido algumas vezes neste blog, sou praticante e apaixonado desde há uns meses, de algo que na nossa língua não encontro tradução directa, o Bushcraft.

Traduzindo à letra deve dar algo como “arte da mata/arbusto” ou algo que o valha, o mais perto será mesmo técnicas de sobrevivência na Natureza.

Tal como afirmei na primeira entrada que fiz sobre o tema, este desporto, se se poderá chamar assim, apaixonou-me assim que o descobri, quer pelas imensas técnicas que existem para o ser humano conseguir sobreviver no mais difícil dos cenários, quer por ser algo que nos coloca em contacto directo com a natureza, com o verdadeiro sentir da Terra.

Existem mesmo programas da BBC sobre o tema, um dos autores desses programas é um dos mais prestigiados especialistas do Bushcraft, Ray Mears e Jonathan Simons.

Uma das primeiras coisas que são explicadas, ensinadas logo no início a quem vá começar nesta actividade, é a necessidade de se compreender que para realmente ter-mos a possibilidade de sobreviver na Natureza, mas não só, vamos necessariamente precisar de algumas ferramentas, e no Bushcraft a ferramenta mais importante que uma pessoa pode possuir , é uma faca de qualidade.

Pois bem, é aqui que surge o problema para o qual vos peço ajuda, é que no mundo de prisão que cada vez mais se está a construir, onde os Estados estão cada vez mais a desrespeitar as Liberdades e Privacidade inerentes ao ser humano, e onde todos os dias criam leis, muitas das vezes a pedido das grandes multinacionais e associações dessas mesmas grandes empresas como é o caso que temos vindo a debater sobre a Emenda 138, como dizia, num mundo onde o Estado cada vez mais nos considera Culpados até prova em contrário, forma totalmente contrária ao bom e justo Direito, torna-se cada vez mais difícil praticar algo que os nossos antepassados recentes, diria de há 20 anos atrás, podiam fazer sem qualquer problema.

Há não muitos anos atrás, eu vivi cerca de 6 anos numa aldeia perto da bela cidade de Tomar, qualquer homem, jovem e mesmo mulher andava normalmente com canivetes e mesmo facas sem que existisse qualquer problema, provavelmente ainda hoje o fazem embora desconheçam que hoje isso é deveras problemático e lhes pode trazer sérios problemas.

https://i1.wp.com/barkriverknives.com/albums/2/Responders_Bushcraft_Knives.jpg

Problemas esses que não fazem qualquer sentido, uma vez que a posse e uso desse tipo de instrumento deve-se apenas à necessidade que muitas vezes temos deles quando nos encontramos nos campos todo o dia.

O seu uso é apenas o normal, meramente instrumental, sem qualquer fim maligno ou mesmo de defesa.

Mas ainda que o fosse de defesa, a própria lei presumo que ainda nos permita defendermo-nos.

Indo ao meu caso novamente.

Em virtude desta minha paixão, comecei a ter necessidade de me informar sobre qual seria a faca mais interessante e mais eficaz para a arte do Bushcraft, cheguei à conclusão que como em tudo cada um tem a sua opinião, embora existam consensos, um dos quais é que a faca deverá ser “full tang”, ou seja ser feita de uma única peça de metal, incluindo o cabo, de modo a torná-la super resistente, quanto ao tamanho, depende muito do tamanho da mão de cada um e mesmo da real função da faca.

Existem diversas facas mais apropriadas a cada tarefa, existem facas que até cortam troncos de árvores.

Necessitando de adquirir uma faca via Internet, considerada das melhores para este fim, gostaria de saber como estão as leis em Portugal relativas a estes tópicos, desde uso em Bushcraft até coleccionismo.

Sendo que esta entrada é só uma introdução, deixo-vos então as perguntas para ver se alguém me pode ajudar.

1ª Existe em Portugal alguma associação deste tipo de desporto ou de sobrevivência, procurei mas não encontrei.

2ª Existem em Portugal alguma lei que regule a posse de armas relativamente a este tipo de deporto?

3ª Existe em Portugal alguma associação de coleccionadores de facas/adagas/espadas etc?

4ª Que leis gerem a posse deste tipo de arma? Alguém sem qualquer antecedente criminal pode-as possuir só para fins de coleccionismo?

5ª Quais são os problemas que se colocam se comprar-mos via Internet este tipo de instrumento, na UEuropeia e EUA?

Alguns posts sobre o tema Bushcraft que já coloquei online.

Obrigado desde já a todos,

Powered by ScribeFire.

10 Respostas

  1. Vais comprar uma faca?

    Aconselho a faca do “Rambo”. Lol.

  2. és muito tótó!!!

    a faca do rambo por acaso é considerada uma péssima faca, uma vez que não é full tang, aquilo em condições adversas por e simplesmente quebra.

  3. Mas ele até fazia a barba com a faca…..

  4. Muito interessante! Se alguém te responder às questões, não te esqueças de “postar”.

    Uma vez fui comprar um canivete e perguntei ao tipo da loja se ele sabia se era preciso algium tipo de licença para andar com aquilo (era pequeno, com uma lâmina curta e larga, para não se partir).
    – Mas o que é que você vai fazer com ele?
    – Nada de especial. Dá jeito para descarnar fios, afiar lápis, limpar as unhas…
    – Ah! Se é para isso não é preciso licença.
    – …(e se fosse para ameaçar velhotas já era?)… Então adeus, bom dia e obrigado!

    Abraço!
    Muito bom blog!
    P

  5. boas,

    esse é mesmo um dos problemas, as leis em Portugal têm muitas vírgulas.

    temos alguma info no site da PSP, http://www.psp.pt, mas mesmo assim ainda não consegui resposta para algumas questões e as que consegui por vezes são contraditórias e não fazem sentido.

    por exemplo, podes comprar pelo que se pode ver em grandes superficies todo o tipo de facas de cozinha que podem ser usadas como armas, mas se fores comprar uma faca de sobrevivencia, se praticares um desporto/actividade como o bushcraft, colocam todas e mais algumas questões.

    o grande problema é que cada vez mais os politicos que nos desgovernam criam leis que não defendem os cidadãos e ainda lhes restringem as suas liberdades, considerando muitas das vezes que são culpados até prova em contrário, em vez e ser precisamente o oposto, ser inocentes até prova em contrário.

    sim vou postando à medida que obtiver mais info.

    acho que vai ser uma longa saga.

    abs,

    rjnunes

  6. A entrada da wikipedia sobre o Kirpan (punhal utilizado pelos sikhs) tem alguma informação sobre o porte de “lâminas” nalguns países: http://en.wikipedia.org/wiki/Kirpan

  7. boas p,

    obrigado pela dica, creo que até logo à noite consigo colocar aqui mais alguma info que já obtive.

    abs

  8. […] Bushcraft – Leis Portuguesas sobre porte e uso de armas brancas Publicado em Novembro 28, 2008 por ovigia Já consegui obter mais alguma informação sobre este tópico que me interessa particularmente, as repostas a algumas das perguntas que efectuei no post Bushcraft – um pedido de ajuda sobre a lei Portuguesa relativo ao uso e posse de arma branca. […]

  9. […] 19, 2008 por ptbushcraft Como já anteriormente havia escrito neste blog e no Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência, tenho andado a ler a legislação actual sobre este […]

  10. […] uso de armas brancas Publicado em Dezembro 19, 2008 por ovigia Como já anteriormente havia escrito neste blog e no Bushcraft e Técnicas de Sobrevivência, tenho andado a ler a legislação actual sobre este […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: