Submarinos nucleares da Armada Inglesa powered by microsoft windows

Pois é, a Armada que um dia derrotou a Armada Invencível Espanhola, parece que acaba de dar um fabuloso tiro em todos os seus submarinos nucleares, resolveram mudar em todos os seus submarinos o software e a escolha recaiu sobre a empresa condenada, a microsoft.

O projecto tem por nome Submarine Command System Next Generation (SMCS NG).

Pelo que leio no blog Microsoft UK Government Blog, não serão só os submarinos mas toda a frota nuclear da Marinha do Reino Unido, que passará a usar este sistema de comando baseado em microsoft windows.

Será baseado em microsoft windows 2000 e xp.

Mas será que esta gente sabe o que anda a fazer quando “And there have [heise.de] been [cnn.com] news [bbc.co.uk] items [wordpress.com] on this, even from Bruce Schneier [schneier.com]., como afirma leomekenkamp (566309) no slashdot?!

Com toda a certeza ficariam mais descansados se usassem Software Livre, como GNU/Linux e os BSD, especialmente o OpenBSD, mas mesmo que não usassem FLOSS, poderiam usar um sistema operativo mission critical que é usado desde ambientes altamente criticos como centrais nucleares e equipamentos médicos como é o QNX.

Uma das razões evocadas para o uso de software da empresa condenada será o preço mais baixo, mas o FLOSS bate-os quer nesse aspecto quer na segurança quer na flexibilidade, mas como afirmo acima, nestes casos nem se deve pensar muito nos custos mas sim na segurança e como tal, senão queriam usar FLOSS a escolha seria quase de certeza QNX.

Será que os decisores do Reino Unido nunca ouviram falar no descalabro do «USS Yorktown (DDG-48/CG-48) was a Ticonderoga-class cruiser in the United States Navy from 1984 to 2004, named for the American Revolutionary War Battle of Yorktown.»

Por cá também não estamos melhor uma vez que os famosos memorandos assinados pelos nossos pseudo-politico governantes também prevê a utilização e desenvolvimento de software da empresa condenada pelas nossas forças armadas.

Não deve tardar muito a ver-mos por aí um Terminator, a Skynet está a tomar conta disto.

https://i2.wp.com/www.moviecritic.com.au/images/terminator-robot-killing-machine1.jpg

So we aren’t really looking at Windows boxes triggering nuclear armageddon if something goes wrong here. But we just might, if things go wrong, be looking at a computer snag causing another USS Vincennes airliner shootdown disaster in coming years. Or, of course, at British sailors of the future staring helplessly at what would shortly be literally a blue screen of death, as the shipkillers bored in without response.

{via slashdot e reg}

Powered by ScribeFire.

3 Respostas

  1. E no entanto na Alemanha há uns anos atrás:
    http://www.internetnews.com/bus-news/article.php/716871

    Como é que é possível quem está a frente desse projecto não ter em mente conceitos como FailSafe, Real-Time, etc… e a capacidade dos sistemas da família winnt têm para operar nesse campo?


    -Daqui centro de operações, reporte a sua localização e situação.
    -Daqui U666, posição Critical error 0xFEA5686SA1, a proceder à manobra CTRL-ALT-DEL para prosseguir a missão ‘Buy torpedo enlargement pills now!’ recebida imediatamente antes a chegarmos a esta posição.
    -Recebido U666, algum alerta a reportar?
    -Última leitura: ‘Submarine alert system license expired, please subscribe free updates for only $999999’

    • boas libre,

      eu tb não entendo como se tomam essas decisões, ou melhor entendo mas de outro ponto de vista, o tratado UKUSA.

      quanto à Alemanha é muito compreensível, pena é que nós por cá não tenhamos the same balls!

      cumps,

  2. […] Publicado em Janeiro 16, 2009 por ovigia Já se esperava algo parecido ou bem pior, depois da ideia peregrina da Royal Navy em usar na sua frota, incluindo submarinos nucleares, esse sistema operativo seguro e fiável que se denomina […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: