Presidente da CM Odivelas envia-me as boas festas e eu retribúo com Software Livre

Já por diversas vezes aqui escrevi sobre os gastos muitas das vezes desnecessários da CM Odivelas em software proprietário e sem ter sequer em conta um estudo ou averiguação sobre se o Software Livre não poderia suprir as necessidades dos diversos departamentos deste município.

Por diversas vezes enviei mail a questionar sobre diversas decisões e dando conhecimento de diverso software, como por exemplo o OpenOffice.org e Mozilla Firefox (que é proibida a sua utilização e instalação nos pc’s da Biblioteca D. DInis) entre outros, questionando a validade de algumas tomadas de decisão por parte de quem dirige estes sectores, infelizmente nunca me responderam.

Nunca me responderam e parece que já se está a tornar moda, um cidadão envia um mail a criticar ou a dar sugestões sobre determinados assuntos, não lhe respondem, mas a seguir usam o mail desse cidadão para propaganda e SPAM, o mesmo já havia ocorrido comigo e com o envio de mail sobre a CT173 ao IPQ.

Hoje foi a Presidente da CMOdivelas que nunca me tendo ela, ou alguém a quem coloquei diversas questões sobre o mau uso do erário público, me respondido, resolve agora aproveitar o endereço de mail para um pouco de propaganda hipócrita alusiva à época.

A minha resposta à senhora segue abaixo.

Obrigado, Igualmente.

No entanto Caríssima Senhora Presidente da CMO, permita-me que lhe diga que as minhas festas seriam bem melhores se o município ao qual a senhora preside, empregasse melhor os impostos de todos nós.

Como sou profissional da área da informática, permita-me que lhe diga que o nosso município poderia para além de poupar nas verbas atribuídas a este departamento, ficaria ainda melhor servido se abandonasse grande parte do software da microsoft e usasse Software Livre, é o que cada vez mais ocorre por esse mundo fora, nomeadamente na UE em que países bem mais ricos que nós, como a França, Holanda, Dinamarca, Filândia e Alemanha o estão a adoptar, bem como o Departamento de Defesa dos EUA e ainda a grande implementação e desenvolvimento no Brasil, Japão, China e Rússia, onde as escolas do país em virtude de um problema de licenciamento de software da microsoft, optaram por adoptar apenas Software Livre.

Não precisando ir muito longe, basta ver a poupança e o desenvolvimento conseguido pelos nossos vizinhos espanhóis da Estremadura, que o vêm  a adoptar há já bastante tempo.

O que é o Software Livre?

A filosofia do Software Livre encontra as suas raízes na livre troca de conhecimentos e de pensamentos que podem tradicionalmente ser encontrada no campo científico.
Tal como as ideias, os programas de computador não são tangíveis e podem ser copiados sem perda. A sua distribuição é a base de um processo de evolução que alimenta o desenvolvimento do pensamento.

No inicio dos anos 80, Richard M. Stallman foi o primeiro a formalizar esta maneira de pensar para o software sobre a forma de quatro liberdades:

1ª liberdade:
A liberdade de executar o software, para qualquer uso.

2ª liberdade:
A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades.

3ª liberdade:
A liberdade de redistribuir cópias.

4ª liberdade:
A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.

O software que siga esses quatro princípios é chamado “Software Livre” (ou Free Software).

Notícias do uso de Software Livre na UE
Software Livre poupa cerca de 9Milhões de Euros ao Brasil

Guia de adopção de Open Source para PME’s
Porquê usar Software Livre? Olhem para os números!

Concursos públicos para aquisição de software podem ser ilegais segundo UE
Como o GNU/Linux pode ajudar a reduzir a pobreza no mundo

Sem mais de momento,

O meu obrigado,

Infelizmente são estes os políticos incompetentes que temos, infelizmente para nós e para o mundo, porque politica de qualidade escasseia.

Powered by ScribeFire.

2 Respostas

  1. […] em Janeiro 6, 2009 por ovigia Em virtude da entrada que coloquei neste blog há semanas atrás, Presidente da CM Odivelas envia-me as boas festas e eu retribúo com Software Livre, recebo hoje para meu espanto e surpresa, diga-se positiva, uma reposta por parte da Sra Fernanda […]

  2. […] Publicado em Janeiro 8, 2009 por ovigia Estes dias têm sido interessantes, depois da minha resposta à Sra Presidente da CMO através de um mail em que incentivava a CMO a apostar no uso de Software Livre e após a resposta da sua Chefe de […]

Deixe uma Resposta

