O novo sistema de ficheiros do GNU/Linux – Ext4 – Migrando

[Dicas-L] rss2email

Migrando para o Ext4

Colaboração: André Luiz Facina

Data de Publicação: 26 de December de 2008

Todo mundo já ouviu falar do novo sistema de arquivos Ext4, o sucessor do velho e bom ext3. O ext4 ainda se encontra em fase de desenvolvimento e por isso ainda é chamando de ext4dev, mas a partir da versão do Kernel 2.6.27 o filesystem atingiu uma boa maturidade, o que permite migrarmos aos poucos, mas sempre mantendo a cautela =)

Algumas das melhorias do Ext4 em relação ao Ext3 são as seguintes:

* Melhorias na pré-alocação: Um programa irá usar um espaço do disco, mas não na hora da execução, então ele reserva o espaço que irá utilizar, fazendo uma pré-alocação, ou seja, ele guarda aquele espaço para o programa e ninguém mais poderá utilizar.

* Tempo de alocação extendido: O ext4 conseguirá segurar a alocação do espaço em disco até o último momento, isso irá aumentar a performance

* Maior números de subdiretórios: No ext3 o limite de subdiretórios era de 32000 pastas, no Ext4 não há limites.

* Checksum do Journaling: É gerado um checksum do Journaling, garantindo uma restauração mais rápida e a prova de falhas.

* Desfragmentação On-Line: O ext3 deixava um pouquinho de fragmentação no disco, no ext4 não existe mais fragmentação, pois o ext4 vai desfragmentando enquanto os arquivos vão sendo alocados.

* Undelete: É uma ferramenta disponível no ext4 que impede que um arquivo seja apagado. Lembra dos atribuitos extendidos do ext3? É bem parecido.

* Checagem rápida do filesystem: A estrutura de organização de blocos permite que partes não usadas do disco sejam puladas, o que economiza muito tempo na checagem do filesystem.

Powered by ScribeFire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: