GNU/Linux instalado em mais PC’s que o microsoft windows

O título é propaganda, ainda não será bem assim, mas para lá caminhamos, como afirma o director da fundação Linux, Jim Zemlin.

O gigante dos BIOS, a Phoenix Technologies acaba de lançar o seu add-on, HyperSpace, que permite lançar quase instantaneamente um sistema GNU/Linux e algumas aplicações como o Firefox ou um IMessasing assim que ligamos o nosso PC ou Portátil sem necessidade de tocar sequer no disco rígido e ainda aumentando a vida útil das baterias.
Até podemos instalar extensões no Firefox, embora não possamos estar a instalar aplicações.

Mas já outros haviam entrado nesta onda, DeviceVM Splashtop, Asus ExpressGate, Dell Latitude On, Toshiba Qosmio.

Há medida que os utilizadores se forem apercebendo que o Software Livre, nomeadamente o GNU/Linux não é um bicho de sete cabeças e que ficam melhor servido com ele, a tendência será mesmo as marcas optarem por estes sistemas rápidos e em vez de terem depois licenças da microsoft a carregarem em fundo o sistema desta, assistiremos é à passagem para um Sistema total em Software Livre com tudo de positivo que isso acarreta, desde logo, sistemas mais baratos, mais seguros, mais fiáveis e não menos importante que respeitam a liberdade e privacidade, no fundo os direitos dos seus utilizadores.

Para tudo ficar às mil maravilhas, só falta o BIOS livre «Coreboot» usando as capacidades de virtualização dos novos processadores, carregar instantaneamente uma versão de GNU/Linux e suas aplicações de web, Firefox, Pidgin e Ekiga (entre outros) e em fundo estar a carregar através do KVM uma versão em disco do nosso sistema operativo livre, seja ele GNU/Linux, BSD’s ou OpenSolaris, now that would rule!!!!

A peek at Phoenix’s HyperSpace fast-boot Linux add-on

Thanks to virtualization support, the Hybrid flavor of HyperSpace lets you browse in Linux while booting Windows in the background — about a four minute orde… er, process, for Vista Business with the T400’s T9600 processor clocked at 2.8GHz. Once both OSes are up, the F4 function key or a sidebar widget can be used to toggle between them. Additionally, a rudimentary filemanager affords a view of “My Documents” from within Linux, though all documents — even simple JPEG images — must be opened only from within Windows.

Powered by ScribeFire.

3 Respostas

  1. “Plataforma Transgénicos Fora”

    http://stopogm.net/
    🙂

  2. […] havia mencionado noutra entrada o bios GNU/Linux da Phoenix, o HyperSpace, mas hoje voltei a ler sobre ele e há discussão sobre o […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: