Pacheco Pereira volta a bater na Wikipedia, Nature não lhe dá razão

Como já é habitual por parte do sr Pacheco Pereira, hoje mais uma vez voltou a bater na Wikipedia, desta vez aproveitou uma frase de Gore Vidal em que este afirma que na Wikipedia tudo está errado.

O sr JPP tem dois traumas os jornalistas e a wikipedia, quanto aos jornalistas na sua grande maioria tem alguma razão, infelizmente são demasiado incompetentes ou com demasiadas agendas para na realidade informarem, quanto à Wikipedia, o Sr JPP não tem razão na grande maioria das situações.

A Revista Nature à anos, creio que 2005 fez um estudo em que comparou as entradas da Wikipedia com a Encyclopedia Britannica, chegando à conclusão que a Wikipedia era prácticamente tão precisa quanto a mais velha e consagrada Encyclopedia Britannica.

Jimmy Wales’ Wikipedia comes close to Britannica in terms of the accuracy of its science entries, a Nature investigation finds. {via Nature}

É óbvio que a Encyclopedia Britannica não gostou, até porque não tem uma versão de borla, logo havia sido colocado em causa o seu negócio, no entanto a Nature rebateu ponto por ponto as acusações da Encyclopedia Britannica.

Parece-me óbvio que sendo a Wikipedia tão abrangente, construída e actualizada constantemente, e ainda como se vem provando, muitas das vezes sendo modificada pelos próprios interesses em causa, poderá por vezes não ser tão correcta/precisa quanto a sua congénere mais antiga.

Por exemplo relativamente à informática, matemáticas e ciências em geral, na minha modesta opinião a Wikipedia é EXCELENTE, com abundante informação constantemente actualizada.

Mas não creio que a Encyclopedia Britannica também não tenha telhados de vidro, aliás creio que é mais fácil a Encyclopedia Britannica, não ser corrigida e manter erros que a Wikipedia.

Two weeks ago prominent journalist John Seigenthaler, the former publisher of the Tennessean newspaper and founding editorial director of USA Today, revealed that a Wikipedia entry that ran for four months had incorrectly named him as a longtime suspect in the assassinations of president John F. Kennedy and his brother Robert.

Such errors appear to be the exception rather than the rule, Nature said in Wednesday’s article, which the scientific journal said was the first to use peer review to compare Wikipedia to Britannica. Based on 42 articles reviewed by experts, the average scientific entry in Wikipedia contained four errors or omissions, while Britannica had three.

{via Wired}

Para além disso não creio que a Encyclopedia Britannica tenha em conta outras situações como acontece com a Wikipedia, como aliás se pode constatar no site online que é pago mas que nos dá uma pequena mostra.

britannica-911

Um exemplo, na entrada da Wikipedia sobre os atentados de 11Set2001, apesar de toda a entrada seguir a versão ficcional oficial, no mesmo artigo é referido que existem vozes discordantes, ainda que lhes chame de teorias da conspiração, o que não faz sentido e é um termo usado depreciativamente, e não faz sentido usá-lo porque na realidade a história oficial conta uma Teoria da Conspiração levada a cabo por supostos terroristas muçulmanos nas cavernas do Afeganistão que terão conseguido iludir a defesa do país mais avançado e armado do planeta, com uma defesa orçada em biliões de dólares.

Wikipedia, Britannica: A Toss-Up

Unlike Britannica, which charges for its content and pays a staff of experts to research and write its articles, Wikipedia gives away its content for free and allows anyone — amateur or professional, expert or novice — to submit and edit entries.

Wikipedia, which boasts 3.7 million articles in 200 languages, is the 37th most visited Web site on the Internet, according to the research service Alexa.

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. Escrevi em 27-4-2008, em adenda ao meu post “Wikipedia, Perelman … “, de 7-12-2008

    http://problemasteoremas.wordpress.com/2007/12/07/wikipedia-perelman/

    de 7-12-2008: segundo O SOL a « Alemanha vai ter primeira edição em papel da Wikipedia.

    O grupo de media alemão Bertelsmann AG anunciou que vai disponibilizar, em Setembro, a primeira versão em papel da enciclopédia on-line Wikipedia, para apelar a ‘novos grupos, incluindo os jovens’ (…) »

    Meu comentário à notícia do SOL: A “Stern” do início de Dezembro de 2007 teve um tema de capa bastante desenvolvido, que comparou a Wikipedia (alemã) com a Bockhaus, comparação que no global foi favorável à Wikipedia.

    Por isso, não me surpreende esta versão em papel. Claro que não sei se resulta, mas penso que haverá interesse da parte de certos utilizadores em passar a tê-la também em papel.

  2. Boa noite,

    Agora sou eu a agradecer: desconhecia a versão que indica.

    Outro braço,

  3. Mais uma informação:

    Lido num comentário deixado no blog What’s new do
    Professor Terry Tao (matemático premiado com a medalha Fields):

    « Dear Prof. Tao,

    You often link to Wikipedia articles. (…) »

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: