Como se manipulam as massas – Edward Bernays: Assassino da democracia

Eis mais um clip interessante do site brasschecktv, sobre Edward Bernays, considerado por muitos um assassino da democracia, um manipulador de cidadãos.

O clip foi retirado do excelente documentário “The Century of the Self”, de Adam Curtis, difundido pela BBC em 2002.

A série mostra como as elites dos EUA usaram agressivamente as modernas ciências do comportamento para persuadir, forçar e manipular o público dos EUA, de forma a aceitarem a versão dos acontecimentos criados pelo governo corporativista como se fossem seus.

Este clip desse documentário foca-se num dos mais experientes especialistas em manipulação de massas Edward Bernays.

Bernays começou a sua campanha logo na I Grande Guerra.

Foi ainda conselheiro de Woodrow Wilson até Eisenhower e serviu numerosas corporações, um dos seus maiores fans era o chefe da propaganda NAZI, Joseph Goebbels, um facto do qual Bernays se gabava.

Neste videoclip assistimos a um padrão usado vezes sem conta por Bernays, tornar uma entidade inofensiva num inimigo perigosissimo através de mentiras e de “notícias” criadas/manipuladas, usando depois a ameaça para justificar o ataque.

Mais uma vez aqui se vêem ecos de um passado bem recente, os atentados de 11Set2001, os atentados de 11 Março 2004 em Espanha e ainda os de 7 Julho 2005 em Londres, bem como os de Bali e ainda mais recentemente na Índia, Mumbai.

Todos estes atentados têm em comum histórias muito mal explicadas de serviços secretos que aparecem envolvidos, em alguns dos casos, exactamente e durante os atentados decorriam simulações de atentados iguais aos que decorriam na realidade, casos dos EUA e Reino Unido.

Assistam ao vidoclip e vejam os documentários, são excelentes.

Edward Bernays: Assassin of Democracy

The subject of this video is Bernays campaign against the democratically elected government of Guatemala in 1953, but you’ll have no trouble seeing that this very same method is being used today.

Powered by ScribeFire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: