Mais um processo da UE contra a microsoft

A UE prepara-se para processar de novo a microsoft, empresa já anteriormente processada pela UE e que ainda hoje não pagou o que deve e muito menos mudou as suas práticas monopolistas.

Desta vez deve-se a uma queixa da empresa responsável pelo browser Opera, a qual considera que o microsoft windows ao trazer incluído o IExplorer, afecta a concorrência nesse tipo de programas.

Para dizer a verdade o que a microsoft deveria ser obrigada era a ser dividida em diversas empresas, uma de sistemas operativos, outra de serviços e ainda outra de restantes produtos, tal como havia sido mencionado creio que no processo que ocorreu nos EUA e que não levou a nada.

Mas o principal era a microsoft jogar limpo, usando e criando padrões em conjunto com as outras empresas e Software Livre, acabar com as patentes e colocar à frente dos seus objectivos a criação de bom software e boas prácticas do seu uso e colocar em último lugar as suas manobras sujas como o caso do ms-ooxml contra o ODF, o kerberos, as jogadas ainda no tempo do ms-dos e dos primeiros windows wm que não o deixava correr caso não fosse sobre ms-dos, o não cumprir com os padrões definidos pela W3C, entre muitas outras coisas.

No fundo respeitar a INTEROPERABILIDADE entre os diversos sistemas, e isto seria válido tanto para ela como para as outras.

Infelizmente não creio que a microsoft saiba jogar limpo e como tal nunca o irá fazer, veja-se o mais recente caso do ms .Net e do novell MONO bem como das negociatas com a novell para encurralar o Software Livre.

Analysis: EU’s Internet Explorer ruling looks back to 1990s

The EU has filed a new Statement of Objections against Microsoft, this time alleging that the company’s practice of bundling Internet Explorer with Windows violates EU antitrust law. According to a statement released by the government body, “Microsoft’s tying of Internet Explorer to the Windows operating system harms competition between web browsers, undermines product innovation and ultimately reduces consumer choice.”

Powered by ScribeFire.

2 Respostas

  1. Erro no título: “Mias” em vez de “mais”😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: