Alemanha e Uruguai escolhem o ODF como formato padrão

[update: temos mais uma pérola deste governo, a obrigatoriedade do uso de Software da Microsoft]

Juntando-se aos diversos países e regiões que escolheram o formato padrão ODF «Open Document Format», a Alemanha e o Uruguai passam assim a integrar este grupo que usa e recomenda o formato criado para o OpenOffice.org e todas as suítes de escritório que o queiram implementar e usar dando assim cada vez mais relevo aos padrões e formatos de ficheiros abertos e sem problemas de patentes que a ODF Alliance que tem suporte da IBM e da Sun, defende.

Infelizmente por cá os memorandos e as decisões que este e outros governos vêm tomando, colocam em causa a Interoperabilidade entre cidadãos e Estado bem como as empresas, colocando mesmo em causa a nossa Soberania, uma vez que nos encontramos com essas péssimas decisões na mão de uma única empresa que já por diversas vezes foi condenada e que é um monopólio.

Não deixa de ser irónico que Portugal ao não adoptar o ODF não respeita as normas da NATO, uma vez que a NATO considera obrigatório o uso do ODF para todos os seus membros.

Basta ver o conjunto de milhões de Euros que todos os anos deixam Portugal a caminho dos cofres da microsoft, quando poderiam ser usados para dinamizar e criar um polo de desenvolvimento à volta do Software Livre e dos Padrões abertos.

16 países aderem ao formato ODF – 05/01/2009 – IT Web – Notícias

Desde a decisão de Massachusets, nenhum outro estado norte-americano aderiu ao formato. Mas, entre os países que optaram pelo ODF, estão Bélgica, Brasil, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Japão, Malásia, Holanda, Noruega, Polônia, Rússia, África do Sul, Suíça, Uruguai e Venezuela. Além disso, aderiram ao ODF dois departamentos espanhóis, dois na Índia, um na Argentina, um na China e o Estado do Paraná.

Powered by ScribeFire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: