Se os Serviços Secretos dos EUA usam Open Source porque usamos nós microsoft?

[updated: relatório do DoD sobre Open Source]

No site dos geeks, Slashdot há uma discussão com dados interessantes, em virtude de uma notícia da BBC sobre um dos co-fundadores da Sun Microsystems, Scott McNealy em que este afirma que lhe foi pedido para preparar uma intervenção à nova Administração sobre a utilização de tecnologias e padrões abertos, Open Source.

https://i0.wp.com/www.thespywhobilledme.com/the_spy_who_billed_me/WindowsLiveWriter/DNI%20Open%20Source.jpg

Entre algumas das frases de McNealy, destaco a sua afirmação de que o Software Livre/Open Source é mais produtivo e barato que o proprietário e que o Governo se deve assegurar que não fica refém de um único player do mercado, nomeadamente, microsoft, IBM ou Oracle, podiamos acrescentar também a Sun Microsystems, mas na verdade a Sun cada vez mais contribui para a sociedade de informação Livre e Aberta, com o seu OpenSolaris, OpenOffice.org, Java entre outros projectos.

E os números gastos em software proprietário que ele apresenta são simplesmente astronómicos, para cima de 300 Biliões de Euros, por cá também gastamos muito e mal.

Na discussão do /. um dos intervenientes, daveschroeder (516195), dá exemplos da utilização por parte da comunidade dos serviços secretos de Software Livre/Open Source, tudo software que nós tempos à distância de um download mas que quer pela incompetência quer pelo commpadrio, este governo de Sócrates se recusa a usar e a desenvolver, colocando assim quer a indústria de TI em Portugal, quer postos de trabalho quer o ensino, e muito especialmente a segurança e com ela a nossa Soberania, em causa.

Mais uma vez e não me canso de o repetir, vamos apoiar o desenvolvimento do projecto da Universidade de Évora, o Alinex e tudo o que gira à volta do estudo, desenvolvimento e utilização de Software Livre.
O governo português deveria obrigar a que todo o software adquirido pela Administração Pública seguisse determinadas regras, entre as quais, usarem apenas e só padrões definidos internacionalmente pela indústria, código aberto, que não tivessem problemas de patentes associados e que NUNCA fomentasse o lockin, ou seja a dependência de uma única empresa ou produto como acontece com a microsoft e SAP.

No ensino deveria ser dada relevância ao ensino de conceitos e não de produtos como hoje ocorre.
É óbvio que o muito pouco que a microsoft por cá investe tem de retorno muito mas muito mais, como se pode verificar em casos como o classmate da intel por cá denominado de magalhães, o qual é usado pela Intel e pela microsoft, para destruir o Software Livre de África à América Latina e do Sul.

– MediaWiki for Intellipedia [wikipedia.org]
– WordPress for blogs
– Jabber (XMPP) for instant messaging (usado pelo google talk)
– Zimbra for enterprise email (substituição do ms-exchange)
– Linux, Apache, MySQL, and PHP to support and provide many of these services
– LDAP backends for single signon and other authentication tasks
– RSS for blogs, social bookmarking, news feeds, realtime information, etc
– Open APIs and standards whenever possible

Todas estas ferramentas fazem parte de um conjunto usado pelo que se denomina Intelink,anteriormente conhecido por OSIS «Open Source Information System», acrescentar ainda que a NSA em conjunto com os developers de Software Livre criou o SELinux, uma vez que é Software Livre e de fonte aberta, não coloca em causa nem a segurança nem a Soberania dos Estados que optam pelo seu uso.

https://i2.wp.com/www.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/41-selinux.png

BBC NEWS | Technology | Calls for open source government

The secret to a more secure and cost effective government is through open source technologies and products.

Por cá assistimos à assinatura de memorandos entre o governo de Sócrates e a microsoft, os quais abrangem cerca de uma dezena de ministérios entre os quais o Ministério da Educação e o sensível Ministério da Defesa.

Ainda que ponha muitas reticências nas decisões de Obama, o qual considero um fantoche nas mãos da oligarquia dos EUA, espero no entanto mais desenvolvimentos neste assunto, ainda para mais quando já existe uma grande utilização de Open Source na Intelligence dos EUA.

Infelizmente a tomada de posse no site oficial de Obama recorreu a tecnologia proprietária e cheia de problemas como referi aqui.

Ainda sobre o tema do uso de FLOSS na Administração Pública:

Alemanha e Uruguai escolhem o ODF como formato padrão

[via ./ e BBC]

Powered by ScribeFire.

3 Respostas

  1. […] o seu software mais sensível quer nestes supercomputadores que gerem algo tão sensível como as armas nucleares bem como a sua intelligence, baseado em Software Livre, nomeadamente o GNU/Linux e […]

  2. […] Até os serviços de Intelligence e segurança dos EUA o usam. 3. […]

  3. […] a visita da Sun a Obama deu os seus frutos Publicado em Abril 7, 2009 por ovigia Na entrada Se os Serviços Secretos dos EUA usam Open Source porque usamos nós microsoft?, referi que “um dos co-fundadores da Sun Microsystems, Scott McNealy em que este afirma que […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: