WebNews: Ext4 será o padrão da Fedora 11 e Btrfs incluido; Não tenham medo do Pinguim; A distro mais popular

Ext4 será o padrão da Fedora 11 e Btrfs incluido

Segundo a Heise online, o sistema de ficheiros por padrão na Fedora 11 será o Ext4, mas será ainda incluído o mais novo membro da família de sistemas de ficheiros livres, o Btrfs.

A partir de Maio de 2009 podemos testar na Fedora 11, a não ser que hajam alguns problemas de última hora, assim sendo seria usado o já padrão Ext3.

Mas também o Ubuntu na sua versão 9.04 Jaunty Jackalope, terá como opção de instalação o Ext4, embora continue a usar como padrão o Ext3.

Ext4 to be standard for Fedora 11, Btrfs also included – heise online UK

According to current plans, version 11 of Fedora, which is expected to arrive in late May, will use Ext4 as its standard file system.

Não tenham medo do Pinguim

Quando um artigo com um título assim chega a uma revista do mundo ms-windows, a PCWorld, é razão para notícia e para a empresa condenada continuar a acentuar a sua preocupação, ainda para mais quando até lhe começa a fugir debaixo dos pés o terreno do ms-exchange.

Don’t Fear the Penguin: A Newbie’s Guide to Linux – Business Center – PC World

Getting started with Linux can be an intimidating task, particularly for people who have never tried any operating system besides Windows. In truth, however, very little about Linux is actually difficult to use. It’s simply a different OS, with its own approach to doing things. Once you learn your way around a Linux desktop, you’re likely to find that it’s no more challenging to work with than Windows or Mac OS.

A distro mais popular

Esta é sempre uma pergunta com reposta quase tão dificil quanto o número de PC’s e Servidores que usam GNU/Linux ou BSD‘s, neste artigo chega-se a mais uma conclusão.

Existe também a lista do site distrowatch.com

Pela minha parte é a Debian e todos os seus descendentes, e espero que os BSD’s a acompanhem🙂

https://i2.wp.com/freebsd-image-gallery.netcode.pl/_freebsd-vs-linux/bsd-windows-linux.jpg

Using Web Data to Determine the Most Popular Linux Flavor | zMogo Tech Stuff

There’s a lot of talk around the internets about which (free) Linux distro is the ‘best.’ And while this article won’t opine either way, I do hope to put some perspective on the Linux debate using public data.

Powered by ScribeFire.

14 Respostas

  1. Deves estar mesmo desesperado para falares da fedora.

    • não sei porquê, é bastante bom apesar de preferir Debian, e tem a vantagem de só usar software livre e de serem uns gajos que servem o Software Livre e que não se servem dele.
      o meu próximo teste para aprender é em CentOS

  2. CentOS é Red Hat…… Cópia a 100%.

    • não é cópia, é algo que a GPL permite, apenas retiram a info sobre a red hat.
      excelente para tirar as certificações red hat

  3. Desiludido com a Canonical? É a vida.

    • eles fazem o que quiserem, são uma empresa, é aí que aparece mais uma das vantagens do Software Livre, a indepêndencia de um único player.

      mas de qq forma Debian rules!

  4. Podem dar o nome que quiserem, é CÓPIA.

    • vai ler a GPL se fosse copia a red hat poderia acabar com isso.

      CentOS is an Enterprise-class Linux Distribution derived from sources freely provided to the public by a prominent North American Enterprise Linux vendor. CentOS conforms fully with the upstream vendors redistribution policy and aims to be 100% binary compatible. (CentOS mainly changes packages to remove upstream vendor branding and artwork.) CentOS is free. CentOS is now accepting donations via PayPal, please click the button for more information.

  5. É cópia. A Red Hat só não acaba, porque é open source e não pode.
    Mas não deixa de ser cópia. Felizmente a Red Hat é uma empresa a sério (para ganhar dinheiro) e como o CEO afirmou, a crise em que vivemos é boa para eles, as empresas para cortar custos optam por soluções mais baratas.

    • tu realmente vives noutro planeta, a red hat segue à risca a GPL e beneficia dela tal como toda a gente que a usa, da rh nasceram muitos projectos, até o mandriva, da Debian muitos outros incluindo o Ubuntu, do Ubuntu já nasceram outros, como o Mint, esse é o poder e a vantagem do Software Livre, não perceber isso é não perceber nada.

  6. Onde é que eu disse que não respeitavam a GPL?

  7. Os países (Venezuela e Bolívia) que nacionalizam empresas nacionais e estrangeiras estão a roubar, mas como é legal lá na terra deles ninguém é preso, mas não deixa de ser roubo.

    Cópia é cópia… Mas é legal à luz do GPL.

    • a RH ganha com o que o CentOS faz, qto mais técnicos usarem CentOS melhor para a RH, qdo esses mesmos técnicos têm de decidir em relação a determinada tecnologia para determinado cliente, podem aconselhar o uso de RH.
      aliás já aqui escrevi sobre isso. https://ovigia.wordpress.com/2008/08/09/ubuntu-e-distros-apoiadas-pela-comunidade-prontas-para-o-mercado-empresarialmais-uma-prova-da-desgovernacao-deste-pais/

      No entanto o analista indica que não vê a longo prazo problemas para as ofertas tradicionais de serviços, uma vez que estas vão beneficiar com a maior utilização da plataforma FLOSS e isso criará novas oportunidades de mercado e este tornar-se-á maior, no entanto a competição terá um impacto profundo no preço dos serviços tradicionais, o que tornará o suporte mais acessível.

      Software Livre é:
      1ª liberdade:

      A liberdade de executar o software, para qualquer uso.
      2ª liberdade:

      A liberdade de estudar o funcionamento de um programa e de adaptá-lo às suas necessidades.
      3ª liberdade:

      A liberdade de redistribuir cópias.
      4ª liberdade:

      A liberdade de melhorar o programa e de tornar as modificações públicas de modo que a comunidade inteira beneficie da melhoria.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: