OSOR NEws: as últimas do Software Livre na UE

Eis as últimas notícias sobre a utilização e implementação de Software Livre na União Europeia, infelizmente e mais uma vez Portugal fica mal na fotografia, aliás, quase nem se vê.

E uma vez mais são pessoas de fora do país mas que conhecem a nossa realidade a apontar o dedo, Portugal e a sua Administração Pública é muito lento a abraçar o Software Livre e os padrões abertos, afirma Giovanni Manghi, um bilologista italiano e programador de Software Livre a viver em Portugal.

Outra notícia interessante é o desenvolvimento pelo governo da Região da Estremadura Espanhola, de uma ferramenta de GIS «Sistemas de informação geográfica», o Sextante, o qual se está a tornar numa ferramenta importante para o controlo das região, as suas inúmeras funções colocam o Sextante numa posição privilegiada em relação a outro software do mesmo tipo.

E que tal as nossas Câmaras Municipais em conjunto com o projecto Alinex, ele próprio um projecto nascido em colaboração com a Região da Estremadura Espanhola, se juntarem e desenvolverem em conjunto o Sextante?

[via OSOR]

[update: A Administração da região de Axarquía de Espanha está a passar para Software Livre usando a distro Guadalinex promovida e desenvolvida pela região da Andaluzia, cerca de 700 desktops em todos os departamentos da Administração ]

Powered by ScribeFire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: