FSFEurope lança campanha sobre leitores livres de PDF

A Fundação para o Software Livre Europeia, acaba de lançar uma campanha apoiada pelo site , com vista à divulgação de leitores livres do formato padrão PDF como meio de evitar a dependência em formatos e leitores fechados.

Lock-in of data is one of the most common techniques to artificially raise the cost of migration to Free Software. Ensuring the best possible interoperability through Open Standards is essential in enabling users to escape vendor lock-in. FSFE’s work on Open Standards has the goal of making sure that people do not have to lose all their data when migrating to Free Software.

Como utilizador de Sistemas Operativos Livres, entre os quais o GNU/Linux e BSD’s e como geralmente uso o KDE, opto pelos excelentes KPDF e Okular.

Para MacOSX existe a possibilidade de usarem o Skim e para ms-windows o Sumatra PDF.

Qualquer um deles é infinitamente mais leve e mais pequeno que a versão fechada e proprietária da Adobe.

Ainda a propósito do formato PDF recomendo mais uma vez a utilização do formato aberto e livre ODF do OpenOffice.org, em todas as vossas utilizações de software deste tipo, incluindo no ms-office, o qual dispõe de um filtro para abrir e gravar neste formato.
Já agora porque razão não está o plugin disponível no site português do OpenOffice.org?

É que ao usarem o formato livre e aberto ODF, estão a contribuir para uma INTEROPERABILIDADE essencial entre os diversos sistemas e as diversas aplicações e não mais terão problemas em abrir ficheiros sejam eles de texto, apresentações ou de folhas de cálculo.

https://i0.wp.com/marketing.openoffice.org/art/galleries/marketing/logos/ooo-main_tm-logo-col-rgb.png

Relembro ainda que já existe um Livro sobre tudo do OpenOffice.org escrito por um português.

Acabo com mais uma dica, tal como eu devem de receber aqueles mails chatos com apresentações em formato proprietário e fechado da microsoft, os ms-pps e ms-ppt, quando estas apresentações têm algo de interessante o que usualmente faço é abri-las com o OpenOffice.org e a seguir exportar para PDF, o ficheiro fica mais pequeno e passa a poder ser visto por toda a gente, ainda para mais quando o google agora também nos mostra os PDF online.

Powered by ScribeFire.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: