Chip automóvel – o Big Brother Comercial com objectivos obscuros

Pelo que ouvi na rádio e li na imprensa online de hoje, o Presidente da Republica e a Protecção de Dados achou por bem deixar aprovar o famoso chip nos automóveis, ainda por cima é OBRIGATÓRIO.

Mais uma vez se prova que ninguém neste país nem nenhuma instituição dele se preocupa em proteger os seus cidadãos e os defender.

Mas o chip não se fica apenas pelos automóveis, “Ainda segundo o decreto agora aprovado pelo Governo, será obrigatório instalar o dispositivo electrónico de matrícula (DEM) em todos os
veículos automóveis, ligeiros e pesados, e seus reboques, motociclos, bem como triciclos autorizados a circular em auto-estradas e vias equiparadas.”

É afirmado que existirá protecção e salvaguarda do direito à privacidade uma vez que o CHIP apenas transmitirá um código e não qualquer elemento de identidade dos proprietários e ainda que “os equipamentos de detecção electrónica de veículos são dotados de um alcance meramente local, não permitindo um acompanhamento permanente dos veículos em circulação.”

EPC-RFID-TAG.svg

Porque estou eu contra tudo isto?

  • trata-se de um CHIP meramente comercial, uma vez que apenas vai servir para efectuar pagamentos tipo Via Verde e até eventualmente para criar novos tipos de seguros, que só seriam taxados quando na realidade os diversos veículos estivessem em circulação, o que demonstra que a tal utilização e detecção meramente local deixa de fazer sentido e não passa de uma mentira, uma vez que todo e qualquer lugar terá necessariamente de dispor de dispositivos para detectar o CHIP com vista a esse fim. Mas aqui surge outro problema, afinal qual é o real interesse do Estado Português na OBRIGATORIEDADE da Implementação de semelhante sistema totalitário, quando na realidade este vai ser usado por empresas privadas?! A resposta mais uma vez não é simpática, a entrada do Estado num projecto deste tipo é meramente Legal/Judicial, como as empresas privadas não podem obrigar os cidadãos a fazer nada, usam o Estado para impor essa obrigatoriedade. Uma vez mais toda esta situação mostra que não é o Estado dos Cidadãos que na realidade manda, mas sim as grandes empresas privadas, as grandes multinacionais.

Os chips RFID estão a tornar-se cada vez mais num grande negócio.

  • o CHIP irá usar tecnologia RFID, essa tecnologia é notoriamente insegura como vem sendo provado um pouco por todo o mundo. Apesar de ser dito que o chip apenas terá um número de identificação, quem me garante que este número não pode ser ou modificado ou copiado e implementado num outro chip, criando assim todo o tipo de problemas.Se copiarem o meu chip e o usarem noutro veiculo, como vou provar que não fui eu que no dia x à hora y não estava num qualquer lugar que me acusem de ter estado e onde na realidade não me encontrava?

Acredito que existam muito mais problemas que estes, muito maiores contradições na sua implementação e muito mais na Obrigatoriedade da sua utilização, mas porque raio terão os cidadãos de efectuar pagamentos automáticos se assim não o desejarem? Porque não posso eu continuar a pagar portagens etc em dinheiro vivo?

Infelizmente a resposta tem a ver com o que comecei por dizer, a Nova DesOrdem Mundial está aí, só não vê quem não se informa ou quem é demasiado inocente ou tem interesse nisso.

Termino com a informação de como destruir  ou bloquear os chips RFID.

Alguém me consegue informar se o Cartão do Cidadão usa tecnologia RFID?

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. […] Chip automóvel – o Big Brother Comercial com objectivos obscuros […]

  2. […] Será que este também é o objectivo final para o nosso chip de matrícula? […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: