Contractos Públicos…só para a microsoft e sus muchachos

[update: relembro que já havia escrito sobre este tipo de negociatas e as suas ilegalidades através desta entrada, Concursos públicos para aquisição de software podem ser ilegais segundo UE]

[update 2: o site BoycottNovell também segue mais este triste caso, mas o excelente nele é enumerar diversas irregularidades muito graves ocorridas no nosso país e que mais uma vez têm como protagonistas, microsoft, desgoverno e entidades públicas e privadas]

Apesar de já muito discutida e mencionada por essa web fora, quer por cá quer internacionalmente, infelizmente e como estive uma semana sem tocar num computador só agora me vou colocando a par de mais umas coisas estranhas que este país é tão pródigo.

São mais uns casos onde como não poderia deixar de ser andam de mãos dadas o desgoverno, entidades públicas e privadas e claro a empresa condenada, mas que por cá pode fazer tudo, a microsoft e os seus lambe botas habituais, conhecidos como partners/parceiros…de aldrabices, presumo.

Em poucas palavras o caso é o seguinte, qualquer empresa que não use software microsoft não pode através do portal Vortal aceder a concursos de contratação pública, ou seja, só os clientes da dita empresa o podem fazer.

Mas melhor que eu explicar do que se trata deixo aqui alguns links com toda a informação, desde logo o da ESOP e do seu comunicado, o do blog Software Livre, do blog slashdotptbr, do que aparece numa busca do google sobre o tema, da tag do identi.ca sobre o caso vortalgate, internacionalmente através do The Register e do Slashdot, no jornal Público, onde o responsável da Vortal tem o descaramento de afirmar esta barabaridade “a plataforma de Contratação Pública da Vortal está preparada para ser utilizada em qualquer browser ou sistema operativo”, mas que “existem alguns constrangimentos de usabilidade quando não é utilizado o browser Internet Explorer da Microsoft”.

Por fim através do Transparência na AP, eis quanto a Vortal já recebeu dos bolsos de todos nós.

Powered by ScribeFire.

21 Respostas

  1. […] Women – Jennifer MorrisonBeautiful Women – Ashley JuddGNU/Linux e BSD muito superiores ao m$-windowsContractos Públicos…só para a microsoft e sus muchachosBeautiful Women – Laetitia CastaPortugal já é visto como mau pagador e como tal resolve apostar em […]

  2. E o que é que isto tem a ver com a Microsoft? Ou o facto de um assaltante usar um Audi faz da Audi cumplice? Enfim ridiculo!

    • se calhar convinha leres primeiro bem as notícias e depois atirar postas de pescada!

      a microsoft faz parte dos parceiros.

      para além disso deves ser muito ingénuo, quem escolhe uma tecnologia que ninguém usa na web como o ms-silverlight em vez do adobe flash sem ter contrapartidas?

  3. Tu é que parece que não lês, os parceiros do projecto são estes:

    http://www.vortal-info.biz/vortalPT/Mercados/vortalGOV/AVortal/OsParceiros/tabid/482/Default.aspx

    O facto de a Vortal participar num qualquer programa de parceiros que a Microsoft possua, não a faz parceira num projecto, ou faz? Afinal juntaste tanta noticia mas ler o que interessa e ser rigoroso pelos vistos é acessório, certo?

  4. “para além disso deves ser muito ingénuo, quem escolhe uma tecnologia que ninguém usa na web como o ms-silverlight em vez do adobe flash sem ter contrapartidas?”

    Andas a ver muitos filmes, então na actual conjuntura e pessoas minimamente esclarecidas achas mesmo que iriam decidir um esquema que impedisse o acesso generalizado à plataforma por outras quando isso está regulamentado? No minimo e no limite haveria uma versão não silverlighted que garantisse a realização do processo às plataformas que não o suportassem… Enfim quem vende anda distraído porque parece que não sabe a quem anda a vender, e quem compra devia exigir e controlar.

    • eu não acho o que quer que seja, limito-me a verificar factos e esses estão bem patentes quer na página do projecto, quer nas declarações ao público.

      “a plataforma de Contratação Pública da Vortal está preparada para ser utilizada em qualquer browser ou sistema operativo”, mas que “existem alguns constrangimentos de usabilidade quando não é utilizado o browser Internet Explorer da Microsoft”.

      esta frase de um dos responsáveis da vortal é para rir, se não fosse para chorar, mas claro é tudo normal para senhores como você.

      haja paciência!

  5. “ainda acreditas no pai natal não é?

    presumo que também aches normal isto http://boycottnovell.com/wp-content/uploads/2009/01/portuguese-public-procurement-for-ms-customers-only.png ou ainda exemplos não faltam Then again, Microsoft breaks laws in procurement http://boycottnovell.com/2009/01/20/silverlight-microsoft-pt-procure/

    Leste o meu último comentário? É que parece que estamos a falar de coisas diferentes.

    “até por cá com a famosa comissão CT 173 e o que se passou por esse mundo fora com o ms-ooxml http://boycottnovell.com/2007/11/20/portugal-brm-ooxml/

    O que é que uma coisa tem haver com a outra? Bem sei que preferes discussões em gincana mas percebe que para quem está por fora não ajuda a esclarecer, também sei que o esclarecimento a ti pouco te interessa…

    “só não conhecendo a história negra da microsoft é que se pode achar que isto é tudo normal, que nunca existem jogadas por debaixo da mesa”

    A plataforma não foi construída pele Microsoft, e não esteve nas parcerias, por isso a tua acusação é muito forçada para não dizer ridicula…

    “ainda por cima tendo em conta que é um parceiro de ouro da ms”

    Lá está devias ler o que é esse programa, https://partner.microsoft.com/40013031

    Se leres bem qualquer um o pode ser, basta que preencha os requisitos…

    “mas claro somos todos parvos e carneirinhos e achamos tudo isto normal, não é caro victor?”

    Temos é de ter a certeza que não é normal… lançar a dúvida e achar que tudo é anormal e estranho apenas quando as pessoas não fazem ou pensam como nós, é redutor, e afinal que eu saiba ninguém tem o exclusivo da clarividência e do esclarecimento, não é? É que no teu caso quem não pensa como tu é carneirinho, não pensa, por aí fora, isso sim se pensares bem não é normal…

    • eu não ando em gincana, apenas dou exemplos que mostram o modus operandi da microsoft e que mostram que não se pode confiar no que fazem e no que dizem, apenas isso.

      mas cada um é livre de pensar e acreditar no que quer, eu não estou a tentar que mudes de ideias, tens as tuas eu tenho as minhas.

      mais uma vez explica-me porque raio alguém vai usar ms-silverlight num site que até por motivos legais tem de estar disponível a toda a gente, tem de TER INTEROPERABILIDADE, qd essa tecnologia proprietária é usada provavelmente em menos de 1% da web?
      achas que alguém o faria se não tivesse uma excelente razão? se não tivesse o governo assinado 10 memorandos com a microsoft, se não tivesse vantagens dadas pela microsoft?

      enfim cada um pensa o que quiser e a minha opinião é que este caso está muito mal contado.

  6. “esta frase de um dos responsáveis da vortal é para rir, se não fosse para chorar, mas claro é tudo normal para senhores como você”

    Eu que eu considero normal não é o mesmo que você se está a referir, basta ler o meu comentário anterior, vou repeti-lo…

    Victor disse:

    “então na actual conjuntura e pessoas minimamente esclarecidas achas mesmo que iriam decidir um esquema que impedisse o acesso generalizado à plataforma por outras quando isso está regulamentado? No minimo e no limite haveria uma versão não silverlighted que garantisse a realização do processo às plataformas que não o suportassem… Enfim quem vende anda distraído porque parece que não sabe a quem anda a vender, e quem compra devia exigir e controlar.”

    Percebeu? basta ler….

    O que eu disse é que lá por uma empresa estar num programa de parcerias de alguém, não faz com que esse alguém fique associado aos projectos em que o primeiro se envolva, isso é que para si era um facto e eu estou a dizer-lhe que a bem do rigor e da verdade você deveria perceber que não é… Mas percebo também que para si não é noticia se não for possível fazer os outros inferirem-no, e que fica desapontado quando se souber ou se perceber que a associação não existe…

    Tem razão, haja paciência ah e já agora RIGOR… enfim acho que dá algum jeito, até parece que isto do, é mais ou menos, se está a enraizar no mundo do sl em Portugal, o ser rigoroso e não errar à primeira parece que nem sequer é importante, afinal mais tarde ou mais cedo pode sempre corrigir-se, não é?

    • eu compreendo o que diz, mas não nos podemos esquecer da história e essa mostra bem que a microsoft está sempre metida nestas coisas.

  7. “mais uma vez explica-me porque raio alguém vai usar ms-silverlight”

    A minha resposta é simples NÃO SEI, mas não perco tempo com isso, só quem o decidiu o poderá dizer.

    Mas como te disse até poderia usar Silverlight para clientes Windows e terem outra versão não silverlighted para clientes não windows para garantir a interoperabilidade.

    “achas que alguém o faria se não tivesse uma excelente razão?”

    Mas como não partilhou nem eu nem tu sabemos, e? Não vou agora andar a perder tempo, a pensar no porquê. Aliás se tivessem feito o que deviam desde o inicio, poderias ter na mesma a versão slverlight e uma outra e não estarias aqui a discutir a utilização do silverlight para os clientes windows. Olha para o exemplo das finanças tens uma versão JAVA e uma HTML…

    “se não tivesse o governo assinado 10 memorandos com a microsoft, se não tivesse vantagens dadas pela microsoft?”

    Lá estás a misturar os assuntos, os memorandos foram assinados com a Microsoft e seguramente não foi para aumentar a adopção do Silverlight em Portugal.

    “enfim cada um pensa o que quiser e a minha opinião é que este caso está muito mal contado.”

    Enfim só quem não tem experiência em ambientes empresariais pensa que o que sabe sobre um assunto qualquer, no qual não teve oportunidade de participar está sempre tudo muito clarinho, era necessário que se andasse sempre a explicar TUDO, para isso é que existe a responsabilidade para que cada um o faça em relação às decisões que toma (em relação às responsabilização concordaremos que é onde vai ser necessário avançar mais no nosso país). Mesmo tu se pensares bem muitas das tuas decisões se avaliadas por alguém externa ao processo de decisão e que não tenha na sua posse a mesma informação que tu pode pensar que estás completamente errado, também não andas a explicar a toda a gente o que fazes e porque fazes, certo? Têm de confiar em ti, certo? O principio é o mesmo em relação a estes temas.

    Em relação às declarações do responsável da plataforma, mais uma vez é aquela situação tipica de alguém que foi apanhado desprevenido, devia ter assumido que a plataforma foi lançada sem suporte para todas as plataformas e explicar as alternativas que disponibilizam neste momento a quem não possuir os requisitos da plataforma, como forma de garantir a não exclusão, e igualmente importante, qual o roadmap para o estabelecimento de uma plataforma relamente interoperável… tão simples quanto isto.

    • ora aí está o problema, é que não tem duas versões, aliás creio que o trabalho e o que iriam gastar nem faria sentido, o que faz sentido é programar usando padrões que toda a gente perceba e possa usar.

      eu nem defendo o uso do flash sequer, isto é um daqueles casos que quanto mais simples fôr a plataforma mais rápida é menos problemas de segurança tem.

      deves estar a brincar ou ser muito ingénuo, mas achas mesmo que os memorandos não levam apenas e só ao uso de tecnologias da microsoft?
      queres outro exemplo? o do site português da expo2008 em espanha https://ovigia.wordpress.com/2008/07/02/site-portugues-da-expo2008-e-mais-um-imposto-microoft-raios-os-partam-estou-farto-destes-vendidos/ tb ele usa ms-silverlight, quando existem demasiadas coincidências estas deixam de o ser.

      esqueces ainda victor que a plataforma é uma, uma, das possiveis para o governo escolher, ainda não foram aprovadas, ou seja já gastamos rios de dinheiro com uma empresa que nem se sabe se irá ser a escolhida, embora eu aposte fortemente que sim.

  8. “aliás creio que o trabalho e o que iriam gastar nem faria sentido, o que faz sentido é programar usando padrões que toda a gente perceba e possa usar.”

    Para ti ou para mim que não conhecemos a solução é dificil estarmos a discutir a arquitectura e desenho da mesma não te parece?

    “deves estar a brincar ou ser muito ingénuo, mas achas mesmo que os memorandos não levam apenas e só ao uso de tecnologias da microsoft?”

    A Microsoft pode assinar os memorandos que quiser mas seguramente nenhum deles lhes dá garantias desse tipo…

    O Silverlight é muito interessante, mas em projectos deste tipo para além de uma experiência mais rica em plataformas suportadas, tem de ser assegurada uma alternativa competente para as plataformas onde o mesmo componente não existe. O resto é conversa e perda de tempo.

    • Para ti ou para mim que não conhecemos a solução é dificil estarmos a discutir a arquitectura e desenho da mesma não te parece?

      ó victor pelo menos conhecemos as partes que causam problema pelo texto da ESOP e pela queixa apresentada e essas partes da implementação não seguem padrões nenhuns pelos vistos, eles podem usar o que quiserem desde que sigam padrões e que a interoperabilidade seja vista como 1º ponto a ter em conta.

      victor na minha modesta opinião estás a ser ou inocente ou estás de má fé, mas achas mesmo que memorandos de entendimento com 10 ministérios não lhes dá garantias nenhumas?
      ok continua lá a viver no teu mundo virtual.

      o ms-silverlight nunca será minimamente interessante enquanto a microsoft continuar a atacar o FLOSS e a congeminar planos para a sua destruição, como as letrinhas pequeninas dos contractos com a novell e outras, dos patrocinios aos ataques da SCO, da pouca vergonha que foi o caminho do ms-ooxml para a ISO e lá entre muitos outros.

      como dizia Jesus Cristo, pior cego é aquele que não quer ver.

      abç

  9. […] que substitua o adobe flash e aquela coisa que a ms e seu amigo Icaza tentam impôr e que a Vortal e o nosso desgoverno tanto […]

  10. […] que substitua o adobe flash e aquela coisa que a ms e seu amigo Icaza tentam impôr e que a Vortal e o nosso desgoverno tanto […]

  11. […] Isto é o que a ANSOL, a ESOP, eu, e mais uns quantos por esse país fora vamos afirmando, infelizmente este desgoverno contínua cego, surdo e mudo e vai previligiando, beneficiando um único actor nesta comédia grega/portuguesa, como se vai vendo pelos casos que vão sendo divulgados. […]

  12. […] Contractos Públicos…só para a microsoft e sus muchachos […]

  13. […] Contractos Públicos…só para a microsoft e sus muchachos […]

  14. […] os do classmate magalhães e da fundação que levou à sua implementação, casos como o do portal vortal e ainda do […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: