Parece que a TVI não gosta de criticas relativas a ‘notícias’ sem qualquer investigação

Em virtude de toda a histeria em volta de algum software do classmate magalhães sobre a qual escrevi aqui e aqui, resolvi na página da TVI relativa a esta pseudo noticia, escrever o meu comentário, mas parece que a TVI não gosta que lhe chamem à atenção que se limitou a escrever sobre erros que outros já haviam cometido e até de má fé, uma vez que já haviam sido informados da correcção dos erros, e nem sequer teve a preocupação básica de verificar pseudo factos.

Questiono-me se será assim que todas as notícias da TVI são tratadas.

Ainda a propósito fui até ao site da ARepublica e enviei um comentário ao Deputado que levantou toda esta celeuma, José Paulo Areia de Carvalho.

Hoje o senhor Deputado respondeu-me, o que só lhe fica bem, aqui fica a nossa troca de palavras.

Infelizmente pela forma que escreveu o sr Deputado não sabe o que é Software Livre e para quem já teve de votar projectos sobre o mesmo não é propriamente abonatório.

Boa tarde, o meu nome é Ricardo Nunes sou utilizador de Software Livre desde 1998 como tal e como português que acha que as nossas crianças podem beneficiar do excelente software que é o GCompris venho por este meio protestar contra a
forma como tratou este tema. Desde logo parece que o senhor deputado para além de não saber o que é Software Livre nem sequer se dignou a verificar na realidade o que se passava, não se dignou a verificar se já haveria correcções para o mesmo, na realidade já estão efectuadas, melhor já se encontravam disponíveis quando a jornalista do Expresso escreveu a noticia tendo sido a mesma informada do caso. Parece que quer a senhora pseudo jornalista quer o senhor deputado agiram de má fé, e esse é o maior erro de todos e são esses erros que são bem mais gravosos para as nossas crianças. obrigado, rjnunes https://ovigia.wordpress.com/2009/03/08/o-poder-do-software-livre-na-correccao-dos-problemas-apontados-ao-gcompris/

Ex.mo Senhor,

Antes de mais, sugiro-lhe que deixe de fazer juízos de valor sobre os outros, pois eu não fiz nenhum juízo de valor sobre ninguém. Nem sequer me pronunciei sobre o GCompris; nem este nome citei, sequer. Apercebeu-se disso?

Consultei o Magalhães e vi o que vi. Agora, faço-lhe uma pergunta: é verdade ou não o que eu disse? Havia, ou não, dezenas de erros vergonhosos? E queria que eu ficasse calado? Para si, isto é uma questão indiferente?

Se não é verdade, então porque razão decidiu o Ministério mandar corrigir os textos dos 200.000 Magalhães já distribuídos e me diz no seu email que as correcções “já estão efectuadas”? Era ou não necessário alterar os textos? Julgo que nisso estamos de acordo.

Eu nada tenho contra o software de acesso livre, bem pelo contrário. Que isto fique bem claro. Agora, que aqueles textos eram uma desgraça, é um facto. Não os queria humilhar com isto, mas parece que sentiram isso como um ataque pessoal. Não era essa a intenção.

E, já agora, ainda bem que o texto já está corrigido. Aquilo era mesmo uma vergonha. Porque não reconhecer isto com serenidade? E repito, ainda bem que já está expurgado daquela vergonha de texto.

Resta-lhe provar onde está a minha má-fé. Suponho que o disse no seu email talvez movido por algum descontrolo
passageiro, que esquecerei.

Ao dispor

José Paulo Areia de Carvalho

Deputado

A minha resposta já seguiu:

Bom dia sr Deputado José Paulo Areia de Carvalho,

antes de mais agradeço-lhe pela resposta célere e peço desde já desculpa se me fiz entender mal.

provavelmente terei sido injusto ao acusá-lo de má fé a par do jornalista que escreveu a notícia do expresso, uma vez que este tinha sido informado que o software já havia sido corrigido e provavelmente não informou o sr deputado.

mas, o sr deputado também podia e deveria ter obtido mais esclarecimentos antes de vir para a praça pública fazer acusações, a
pequena guerrilha política nestas coisas não ajuda ninguém e muito menos as crianças que assim se poderão ver sem um dos melhores softwares para a sua idade, como é aliás patente pelos prémios que já ganhou e por fazer parte das listas de software para crianças quer da UNESCO quer da FSF «Free Software Foundation».

havia problemas sem dúvida, e o senhor teria muito mais mérito em tê-los assinalado, se em vez de ter ido para os jornais antes os
tivesse assinalado a quem de direito, o projecto Caixa Mágica que coordena o Software Livre do classmate magalhães.

eu não sou nem socialista nem defensor do projecto classmate magalhães o qual acho que não passa de uma medida de propaganda para servir os intentos e a agenda mediática do pior primeiro ministro que este país já teve, pior, mas muito perigoso para a nossa democracia.

o que escrevi sobre o classmate magalhães pode ser lido aqui, caso tenha interesse em fazê-lo, https://ovigia.wordpress.com/?s=classmate+magalhães

o mais importante de momento seria o sr deputado uma vez que pelo que percebi foi quem despoletou toda esta polémica, verificar o estado actual do GCompris, contactar quem de direito, a CMágica, saber como foi resolvido o problema e apelar para que a asneira do ministério da educação de mandar retirar o GCompris em vez de esclarecer e de criar um manual de update, se deu ao trabalho de resolver as coisas pelo caminho errado, o mais fácil, mas que nada resolve.

http://www.min-edu.pt/np3/3311.html

o GCompris ser retirado do classmate magalhães nada resolve, até porque não será apenas o Software Livre a ter problemas de linguagem, o software proprietário da microsoft e de outras empresas também não estão isentos destes, os manuais estão cheios de erros desde o português, passando pela geografia e acabando na matemática, os nossos jornais, televisões e rádios são um péssimo exemplo no que ao Português diz respeito, os erros são tantos que até um blogger da nossa praça os vai assinalando http://www.caoepulgas.blogspot.com/.

por fim apenas deixo uma questão, e se por alguma razão o software da microsoft tiver estes problemas, se por acaso em virtude dos enormes problemas de segurança dessa plataforma os classmate magalhães começarem a aceder a páginas de pornografia, também vão retirar todo esse software, esse sistema operativo do classmate magalhães?

obrigado,

cumprimentos,

rjnunes

Powered by ScribeFire.

8 Respostas

  1. […] se efectua um update com os erros corrigidos?Porque razão não contactou quem de direito em vez de basear decisões em pseudo notícias da comunicação social, onde os pseudo jornalistas deste país se limitam a serem correias de transmissão e ainda por cima […]

  2. Em relação à noticia dos erros cheguei a deixar um comentário no site da TVI24 a critica-los por causa da falta de investigação e de noticias sensacionalistas, e parece que o meu comentário foi censurado…. Mas acho que foi porque lhes ia poupar trabalho porque deixei uns links para os comunicados da caixa magica a dizer que os erro já se encontravam corrigidos e que bastava actualizar o sistema para resolver a situação.

    • boas ricardo,

      exactamente como eu, tb lhes chamei à atenção para o mau trabalho que tinham efectuado, pelos vistos não gostam de criticas.

      belos media temos nós, só interessa a fantochada, noticias com investigação não interessam.

      cumps,

  3. Por acaso, não se esqueça de nos actualizar acerca do que se for passando🙂

  4. “Latest Version: 8.4.9 Magellan”

    -> http://www.gnomefiles.org/app.php?soft_id=145

  5. “Min. da Educação vai rever e validar software do Magalhães”

    -> http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=128626&tab=community

    • esperemos que não asneirem, mas no caso do FLOSS que o equipa em vez de estarem a pagar a professores muitos dos quais sem nada estarem a fazer, ora aí está um bom meio de os colocar a fazer algo, metam-nos a traduzir para o tal português perfeito o FLOSS que equipa o intel classmate de cá.

      só não sei é como se pode escrever perfeito qd assinaram o desacordo ortográfico😉

      abs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: