As TomTices da microsoft podem custar-lhe caro!

Acabo de ler algumas palavras de Bruce Perens, um dos ex manda chuvas da distro não comercial Debian GNU/Linux, que a propósito do ataque da microsoft à TomTom, afirma preto no branco que poderá ter sido uma manobra muito estúpida da parte da malta de Redmond.

É que o uso de FAT em diversos devices, como pen’s só é necessário porque a microsoft detém um monopólio, pelo qual já foi condenada diversas vezes.

O uso do file system FAT/FAT32 apenas necessita ser usado por compatibilidade com sistemas da microsoft, existem file system’s melhores e que podem ser usados livremente, por exemplo o EXT2.

É muito provável que o feitiço se volte contra o feiticeiro e que a microsoft venha novamente a ser acusada de monopólio e processada por isso, é que está a servir-se dele mais uma vez para forçar o mercado a usar e pagar por algo que na realidade não é necessário.

Interessante seria que a dita empresa fosse forçada devido a tudo isto a apresentar compatibilidade nos seus sistemas operativos com os file system’s livres que por aí existem, como o EXT2/EXT3/EXT4, UFS, HAMMER, ZFS entre outros.

A propósito mas porque raio não criam as diversas empresas do ramo um driver para sistemas microsoft para poderem fácilmente usar o EXT2 nos seus devices, caso o povão se queixasse, diziam que o problema era da microsoft não suportar os file system’s livres.

Aqui têm uma compatível com Windows systems (NT/2K/XP/VISTA, X86/AMD64), e que pode ler e escrever em volumes EXT2.

Sobre o discurso mentiroso da microsoft em relação ao Sofwtare Livre e Open Source, Bruce Perens também coloca as coisas como são na realidade.

Open-Source Leaders Call For Calm Over TomTom – News – eWeekEurope.co.uk

“I don’t believe Microsoft was ever attempting to be sincere. A perceived involvement in open source by Microsoft, along with highly paid mouthpieces like Novell to chime in for them, is giving Microsoft the ability to speak for open source in government circles, short-circuiting the legislation we need to defend ourselves from software patents or to establish a level playing field on which open source and proprietary software can compete fairly. That’s their true interest.”

Powered by ScribeFire.

2 Respostas

  1. Boas,

    Não acho que os sistemas de ficheiros que apresentas como alternativas possam ser utilizados. Pelo menos, sem lhes retirar características: o facto de haver o conceito de owner e group num dispositivo portável pode revelar-se desastroso! Imagina que tens ficheiros com o teu uid no teu sistema e que vais para um PC público. Se o uid não for que o que tu tens no PC, caput: acesso vedado. Já me aconteceu quando mudei de distro, mantendo a “home”. Dessa vez, eu era o “root” pelo que a solução foi trivial.

    • boas gil,

      o único que dou como exemplo para substituição do FAT é o EXT2 «os outros dei apenas como exemplos de livres ;)», o qual pode ser aquando da montagem configurado com todas as permissões activas, independentemente do sistema que o vais usar, até pq o driver para ele em ms-windows tb percebe as permissões.

      por exemplo uma das drivers já existentes afirma isto The current version of the Ext2 file system driver does not maintain access rights. All users can access all the Ext2 volumes that a drive letter is created for. For example, if a drive letter has been created for an Ext2 volume, which is the root volume of a Linux installation, you can simply read and modify files such as /etc/passwd and /etc/shadow. User names are readable and passwords of these users can be quite easily cracked and modified!

      é possível, apenas falta o uso, mas pode ser que agora as empresas fiquem mais inteligentes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: