Finlândia, França, Alemanha apostam em FLOSS, por cá mais 10Milhões euros para microsoft

A Finlândia através do seu governo resolveu recomendar a utilização de Software Livre na Administração Publica e ainda outro dado interessante dessa política como escreveu o Bruno no Programas Livres, será “O software livre que este governo utilizar terá que ter uma licença reconhecida pela OSI (Open Source Initiative). Isto abrange licenças desde a GPL à Apache 2.0, passando por uma série de outras, todas elas listadas em opensource.org/licenses.”

Relembro que é Finlandês o criador do Kernel Linux, o ditador benevolente, Linus Torvalds.

Infelizmente por cá, medidas destas não se vêem, pior, continuamos a esbanjar milhões em software proprietário, sem qualquer concurso, sem qualquer verificação se existe outro tipo de software que cumpra as mesmas funções e que seja Livre.
Recentemente todos nós enviámos mais 10Milhões de euros para os cofres da microsoft, isto só em renovação de licenças.

[Debian powered]

No entanto em diversos países ricos da UE, como a França e a Alemanha, a escolha pelos sistemas baseados em Software Livre vêem-se acentuando e conduzindo a grandes poupanças do erário público.
Mas mais do que poupanças, estes países com estas mudanças aproximam-se dos cidadãos, uma vez que para além de defenderem a sua Soberania, ao usarem padrões definidos por toda a indústria, dão ao cidadão a possibilidade de escolher o que querem usar, respeitando assim os seus direitos e permitindo a todos sem descriminação aceder aos documentos estatais usando as suas preferências de software.

Em França quer o Parlamento que usa Ubuntu quer o Ministério da Agricultura que usa Mandriva vão reconhecendo a poupança e a qualidade e segurança do software livre, recentemente a Gendarmerie começou a total mudança para sistemas livres, neste caso Ubuntu, conseguindo desde logo poupar 50Milhões de euros.

Segundo a OSOR, a Peugeot Citroen, também está a migrar os seus desktops para GNU/Linux.

Na Alemanha, muito recentemente o governo resolveu investir 500Milhões de euros em Software Livre, com grande probabilidade devido ao enorme sucesso que outras entidades governamentais têm tido com a sua utilização e até desenvolvimento, como os casos do Ministério dos Negócios Estrangeiros bem como da cidade de Munique com o seu projecto LiMUX, ou ainda no ensino.

Desde há muito que a Alemanha patrocina projectos de Software Livre, como o caso do fantástico software de encriptação de chave pública baseado no padrão OpenPGP, o GnuPG, que é multi-plataforma e que é padrão em todas as distribuições de GNU/Linux.
Também ainda dentro da encriptação através do BSI, desenvolveu a SINA, para ser usada no Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Centro Aeroespacial Alemão  «DLR» irá lançar um satélite que irá correr software baseado em GNU/Linux.
O GNU/Linux é ainda usado no
Deutsche Flugsicherung, o Controlador de Tráfego Aéreo Alemão.

Mas não se fica apenas pela encriptação, de alguma forma, ainda que indirecta a Alemanha tem apoiado o desenvolvimento do groupware para diversos ambientes e sistemas, incluindo KDE, o Kroupware/Kolab.

Neste país já existe uma enorme percentagem de empresas a usarem Software Livre
, a distribuição com maior relevo é a Debian GNU/Linux, uma distribuição não comercial, abrindo porta para a criação de novas empresas e de novos postos de trabalho na Alemanha usando os seus próprios técnicos.

Até a AIRBUS está apostada na utilização e desenvolvimento de Software Livre, desde pelo menos 2008 que se encontram a desenvolver ferramentas para construir sistemas de missão crítica, trata-se do Projecto Topcased, é desenvolvido sobre Eclipse, a ferramenta Livre da IBM.

Com tudo isto a decorrer por essa UE fora, ainda por cima nos países ricos da UE, pergunta-se porque é que estamos a deixar fugir uma oportunidade como esta de entrar-mos cedo no combóio e beneficiar-mos dessa mesma entrada?!

Porque razão continuamos a assinar memorandos com uma empresa diversas vezes condenada por prácticas monopolistas, a microsoft, que em nada beneficiam quer o presente quer o futuro deste país, ainda para mais quando vivemos uma enorme crise em que cada cêntimo gasto deveria ser muito bem pensado e bem gerido.?!

Internacionalmente o que se ouve nestes meios sobre Portugal são notícias como esta, PT: Open source businesses file complaint over procurement web site

Mais info:

Powered by ScribeFire.

11 Respostas

  1. […] Tudo isto após o investimento de 500Milhões de euros em Software Livre. […]

  2. […] o caso semelhante da França, cuja Gendarmerie farta de ser explorada pelo monopolio da microsoft, optou pela total substituição do software […]

  3. […] Finlândia, França, Alemanha apostam em FLOSS, por cá mais 10Milhões euros para microsoft […]

  4. […] gastar milhões em licenças de software para os cofres da microsoft (10Milhões de euros), enquanto que por França a Polícia pouca 50Milhões e euros com a implementação de soluções liv…Podemos continuar a ser dos países da Europa onde menos se usam genéricos implicando gastos […]

  5. […] Finlândia, França, Alemanha apostam em FLOSS, por cá mais 10Milhões euros para microsoft […]

  6. […] Finlândia, França, Alemanha apostam em FLOSS, por cá mais 10Milhões euros para microsoft […]

  7. […] Finlândia, França, Alemanha apostam em FLOSS, por cá mais 10Milhões euros para microsoft […]

  8. […] os casos da Alemanha, França, Brasil, Holanda, Espanha, entre outros que cada vez mais apostam fortemente na utilização e […]

  9. […] países ricos Europeus têm vindo a adoptá-lo nos seus Ministérios, casos da França, Alemanha entre outros, tendo agora mesmo sido adoptado como padrão pela empresa pública de tv da Noruega a par dos […]

  10. […] ricos vêm fazendo com a utilização de Software Livre a nível da Administração Pública, casos da França, Alemanha e até a nossa vizinha […]

  11. […] Finlândia, França, Alemanha apostam em FLOSS, por cá mais 10Milhões euros para microsoft […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: