OSOR News: Software Livre de controlo de tráfego aéreo

No site europeu de notícias sobre Software Livre, leio hoje a notícia da implementação livre de software de controlo de tráfego aéreo que está a ser levada a cabo pela companhia suíça Skysoft através do seu albatross, que já teve o apoio e o aplauso da Alemanha e do seu departamento de controlo de tráfego aéreo DFS bem como da Eurocontrol que se encontra neste momento a estudar os benefícios da utilização deste tipo de software.

Com facilmente se perceberá, mesmo para os mais cínicos e incompetentes, se software livre pode comandar o tráfego aéreo também tem qualidade mais que suficiente para ser usado pela Administração Pública portuguesa e por todos nós.

A Alemanha continua em frente na sua descoberta do Software Livre, é mesmo afirmado que o sector Público é o que oferece maior potencial para o Software Livre.

Segundo um estudo levado a cabo por diversos investigadores a 150 negócios de open source, estes afirmam que o sector administrativo de Berlim e a sua presença no capital de diversas instituições públicas e organizações políticas oferecem um enorme portencial para o software livre.

Estes vão ainda mais longe ao afirmarem que as pequenas e médias empresas beneficiarão das políticas do sector público relativas ao software livre.

Isto é o que a ANSOL, a ESOP, eu, e mais uns quantos por esse país fora vamos afirmando, infelizmente este desgoverno contínua cego, surdo e mudo e vai previligiando, beneficiando um único actor nesta comédia grega/portuguesa, como se vai vendo pelos casos que vão sendo divulgados.

Company opens development airport traffic management software — Open Source Observatory

The Swiss company Skysoft has started development of Albatross, a set of open source applications for air traffic controllers. The project’s website was unveiled on 16 March.

The software will be published under a GNU Public Licence. The company has not yet decided which version of the GPL will be used.

DE: ‘Public sector is Berlin’s biggest potential for open source software’ — Open Source Observatory

Berlin’s administrative sector and the presence in
the capital of many public institutions, associations and political
organisations offers great potential for open source, say researchers
who analysed 150 open source businesses, researchers and advocacy
groups active in the region. Their report was published last month.

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. Se não tivesse-mos um governo incompetente que prefere atirar milhões pela janela fora em vez de o investir em universidades que desenvolvessem software em sectores que são necessários por não existirem alternativas livres, ou melhorar o que já existe, se calhar também já poderíamos ter lido/ouvido notícias semelhantes no nosso país, mas, infelizmente não me parece que isto aconteça num futuro próximo.

    • boas rui, infelizmente só lá chegaremos qd tiver-mos gasto milhões para nada e qd os outros já tiverem anos À nossa frente, perdendo assim o nosso país vantagens de ser pioneiro.

      descobridores de há 500 anos já não existem por cá, e os que há, que existem, são calados ou roubados nos pseudo concursos.

      abs

  2. Pode ser que com a crise eles cheguem lá, mais que não seja quando lhes tocar a eles. Enquanto a crise não se sentir “lá em cima” estamos todos lixados.

    • ó fernando, para esses senhores que decidem quem beneficiam nunca a crise chega.

      o resto que se lixe, como se pode verificar pelas acções que tomam.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: