Usar hardware Chinês pode ser um perigo de segurança informática?

Pelos vistos é o que pensam especialistas de segurança ingleses tendo em conta que a BT se prepara para gastar uma fortuna na sua nova rede de telecomunicações usando para tal hardware chinês da famosa marca Huawei.

Entre aqueles que irão ‘confiar’ nessa nova rede encontram-se a intelligence governamental do UK bem como departamentos de Whitehall e os militares.

Ainda para mais depois de toda a festa em volta da Ghostnet, parece que se avizinham mais umas notícias bombásticas, mas com alguma razão, o todo este tipo de hardware tem acoplado a si software o qual pode ter backdoors, os EUA usaram essa técnica em impressoras que foram parar ao Iraque antes da guerra de 1991 e pelo que li usaram-nas.

E as nossas redes informáticas presumo que se possam vir a queixar do mesmo que os nossos ‘amigos’😉 europeus do Reino Unido, uma vez que por cá também se usa e abusa dessa marca chinesa, pelo menos na Sonae.com.

Há que confessar que os chineses são inteligentes, nada como preços baratinhos para espalhar a sua tecnologia!!!!

A verdade é que é tudo um jogo de interesses e que grande parte da suposta segurança que hoje pensamos ter reside mais na nossa cabeça que propriamente na realidade, a sorte é que isto é válido para os dois lados, quer para os white hat quer para os black hat e as coisas vão-se equilibrando razoavelmente.
Qualquer software, hardware pode ser uma entrada para a nossa privacidade, por mais seguro que um software seja por mais auditado que seja, tudo começa no compilador, no cpu, etc, se estes dois estiverem comprometidos não há software que possa ser considerado seguro.

[via telegraph]

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. Assim de “repentemente” lembrei-me da Asus – chinoca também e que ultimamente (sobretudo as gráficas) me têm dado algumas dores de cabeça.
    Há 2/3 anos morreu-me uma 8800GTS; em Dezembro último perdi a 8800GTX (por troca da outra) e agora estou com uma 285GTX que só tenho a dizer bem, em termos de temperatura (renders a 30/40º) etc. O lado bom de tudo isto é que todas morreram dentro da garantia! lol :)) Porém, e nestas coisas não sei até que ponto é que é verdade, mas dizem as más línguas que os novos GPU dão para quem sabe, achar as pass keys dos routers… nas calmas!😉

    • hummmm, bom é e não é, a asus é de Taiwan, e creio que apesar de todos os estalos da china, é relativamente ‘independente.’

      mas não me admirava nada.

      tens andado com azar😦 e com sorte ao mesmo tempo, llolllllllllll

      os GPU estão cada vez mais poderosos e já estão a ser usados em criptografia.

  2. […] Usar hardware Chinês pode ser um perigo de segurança informática? […]

  3. […] do UK haviam questionado as decisões do governo em adquirir para a sua infraestrutura de redes do país tecnologia da chinesa Huawei em virtude desta poder ter […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: