Para recordar: A Nova (Des)Ordem Mundial na boca de Gordon Brown

Durante o G20 Gordon Brown, Primeiro Ministro inglês afirmou segundo o DN “A cimeira de Londres representa o início de uma “nova ordem mundial”, nas palavras de Brown”.

Powered by ScribeFire.

3 Respostas

  1. Se me permites, deixo aqui o link da Entrevista com Durval de Noronha Goyos, extremamente realista sobre o estrebuchar do neoliberalismo a que estamos a assistir:

    “Derrocada do dólar levaria ao proteccionismo e renascimento do mercantilismo” Público 03.04.2009

    (…)Qual o modo mais provável de os governos e as instituições virem a lidar com esta crise?
    A gestão da crise é preocupante, porque a impressão que tenho é que ela está a ser orientada pelos mesmos vícios que estiveram na sua origem. Isto é, a defesa a qualquer custo do sector privado, ainda que à custa dos recursos públicos. E esse é um caminho viciado, que leva inexoravelmente à insolvência do Estado – porque o grau de alavancagem é muito superior à capacidade de gestão do Estado.
    A meu ver, o Estado não pode pretender sustentar a falência do sector privado na magnitude em que ela ocorreu. Não tem condições para o fazer.
    Mas as manifestações que tivemos são de que os EUA estão a garantir os défices do sector privado. Isso é impossível de fazer. O dinheiro aí colocado até agora, em grande será perdido ou provavelmente já está perdido. E não haverá condições para retomar a economia.
    A gestão tem sido feita em primeiro lugar unilateralmente, visando os interesses domésticos e orientada pelos “lobbies” privados domésticos dos sectores que estão falidos. Não houve ainda uma formatação da gestão visando o interesse público, porque ela iria certamente exigir o sacrifício de segmentos privados muito importantes. Iria representar uma socialização de sectores muito amplos da economia desses países. O que nos EUA, no Reino Unido e muitos outros países é uma equação satânica, inaceitável.(…)

    Bom domingo!🙂

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: