Podemos confiar na Wikipedia quando esta deliberadamente omite e remove informação pertinente?

A wikipedia tem valor sem dúvida, especialmente no que à informática e disciplinas mais ligadas às áreas cientificas concerne, nas outras presumo que também seja bastante razoável, não é perfeita, sem dúvida que não, longe disso.

Muito se critica e muitas das vezes com razão a maneira como esta enciclopédia permite a sua manipulação e introdução de informação, para o bem e para o mal essa é provavelmente uma das suas mais valias, a discussão entre os diversos contribuidores.

O que já não compreendo é a vergonhosa e deliberada omissão de informação, ainda por cima quando essa mesma informação se reporta a artigos científicos publicados em revistas de ciência e revistos por pares.

Até há pouco tempo fazia parte da wikipedia a página, “World Trade Center Controlled Demolition Hypothesis” após a publicação dos estudos que já mencionei aqui no blog, Entrevistado um dos autores do estudo sobre explosivos nas torres do WTC na TV dinamarquesa, os editores e activistas dessa página renomearam-na e retiraram todos os links para o recente estudo sobre materiais explosivos baseados em Thermite descobertos no WTC, tendo renomeado a página como “World Trade Center Demolition Conspiracy Theories”.

Não contentes com a remoção dos links e com a mudança de título da página, dando-lhe um tom pejorativo, ainda foram mais além e proibiram /baniram ou restringiram alguns utilizadores que questionaram a sua decisão/política, bem como aqueles que tentaram recolocar os links removidos.

Podemos confiar num site que a cada dia se torna mais importante, quando as pessoas que o controlam revelam uma terrível desonestidade intelectual?
Quando deliberadamente omitem informação pertinente para um determinado assunto.

Que poderes se movem por trás deste projecto, por forma a bloquearem informação tão importante, sobre um dos acontecimentos que mais mudaram e continuam a mudar a história deste planeta?

Quem tem interesse em manter a versão oficial sobre os atentados de 11Set quando todos os dias ela se vai desmoronando como as torres?
Que interesses se movem para reescrever a história?

Não será tudo isto ridículo ainda para mais quando diversas pessoas envolvidas no relatório da comissão para os atentados, The 9/11 Comission, nomeadamente John Farmer, Senior Counsel to the 9/11 Commission, nos vem agora num livro que vai sair brevemente, dizer que “at some level of the government, at some point in time…there was an agreement not to tell the truth about what happened.”

Mais info aqui nesta discussão. Wikipedia editors livid over new paper

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. […] wikipedia como projecto aberto é interessante mas tal como já anteriormente havia referido relativamente a entradas sobre o tema dos atentados de 11Set2001, não podemos confiar cegamente […]

  2. […] wikipedia como projecto aberto é interessante mas tal como já anteriormente havia referido relativamente a entradas sobre o tema dos atentados de 11Set2001, não podemos confiar cegamente […]

  3. […] ou no minimo os responsáveis do Wikileaks e nomeadamente Julian Assange pretendem que as alterações a ela se mantenham o mais rigorosas possível, até porque por certo a intelligence terá a tentação de mexer nela e alterá-la por forma a desacreditar ao máximo esta pessoa, tal como o tem feito relativamente às entradas sobre os atentados de 11Set2001. […]

  4. […] ou no minimo os responsáveis do Wikileaks e nomeadamente Julian Assange pretendem que as alterações a ela se mantenham o mais rigorosas possível, até porque por certo a intelligence terá a tentação de mexer nela e alterá-la por forma a desacreditar ao máximo esta pessoa, tal como o tem feito relativamente às entradas sobre os atentados de 11Set2001. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: