Instalando o Gwibber e Choqok em sidux

No meu desktop tenho o kubuntu 8.04 LTS amd64, já tinha tentado instalar o Gwibber mas acabei por desistir, tendo acabado por instalar o Choqok também no laptop em sidux.

Agora que tenho estado longe do Desktop e usado o laptop onde instalei a grande distro sidux que é Debian Sid com uns pózinhos mágicos para tudo funcionar, lembrei-me de experimentar outra vez, tentando instalar por deb’s não fui lá….
Então resolvi apelar ao mestre google para ver o que aparecia e encontrei a papinha toda feita e diga-se que é bastante simples, basta irem até ao blog Florijan

Espero que ele não leve a mal mas vou colocar aqui a sua dica:

# apt-get install bzr
# bzr branch lp:gwibber

depois instalar o pacote python-webkit, aqui fiz diferente dele porque este pacote existe em Debian Sid, #apt-get install python-webkit

Mas se forem pela maneira dele é assim

# wget http://mirrors.kernel.org/debian/pool/main/p/pywebkitgtk/python-webkit_1.0.2-1_i386.deb

# dpkg -i python-webkit_1.0.2-1_i386.deb

# apt-get -f install

# apt-get install python-dbus python-gtk2 python-notify python-simplejson python-egenix-mxdatetime python-distutils-extra python-feedparser

# python setup.py install

Caso dê erro a arrancar instalar $ apt-get install python-mako

Em relação ao excelente Choqok, limitei-me a fazer um bocadito de batota e bastou acrescentar as seguintes linhas ao meu /etc/apt/sources.list.d/debian.list

#identica chokoq
deb http://ppa.launchpad.net/neversfelde/ppa/ubuntu jaunty main
deb-src http://ppa.launchpad.net/neversfelde/ppa/ubuntu jaunty main

Tudo isto porque queria ver qual gastava mais memória e qual eu gostava mais, e o vencedor em tudo é o Choqok.

O Gwibber e o Choqok a correrem em LXDE, o primeiro gasta 33Mb+13Mb=46Mb de Ram enquanto que o Choqok gasta 9+10=19Mb.
Aqui fica uma screenshot que mostra o que afirmo.

choqok.vs.gwibber

[update: caso apareça este erro ao tentar arrancar o gwibber, deve-se instalar o package python-imaging; e o erro é $ gwibber
Traceback (most recent call last):
File “/usr/local/bin/gwibber”, line 55, in <module>
from gwibber.client import GwibberClient
File “/usr/local/lib/python2.5/site-packages/gwibber/client.py”, line 12, in <module>
from . import gwui, config, gintegration, configui, resources
File “/usr/local/lib/python2.5/site-packages/gwibber/gwui.py”, line 13, in <module>
import Image
ImportError: No module named Image]

Uma resposta

  1. […] Eis algumas notícias interessantes do mundo do Software Livre que tenho vindo a ler e que algumas delas encontrei através da fantástica “lista telefónica” que é o Roy Schestowitz no meu Gwibber/Chokoq […]

Deixe uma Resposta

