FLOSS_NEWS: A revolução de Munique; KDE Kontact vs Evolution; Linux numa pen; 20 ferramentas fabulosas

Eis algumas notícias interessantes do mundo do Software Livre que tenho vindo a ler e que algumas delas encontrei através da fantástica “lista telefónica” que é o Roy Schestowitz no meu Gwibber/Chokoq🙂

Começando pelo fabuloso trabalho que Florian Schiessl a pessoa que se encontra à frente do projecto de migração da cidade de Munique de tecnologias proprietárias e caras da microsoft, para Software Livre que para além das vantagens já conhecidas dos custos, superioridade tecnológica, inovação e qualidade, ainda irá permitir mais algumas, como a criação de postos de trabalho e desenvolvimento na Alemanha.

Mas não é só a cidade de Munique que está a receber a revolução do Software Livre, a Alemanha tem apostado fortemente na utilização deste tipo de tecnologias, como é o caso do sensível Ministério dos Negócios Estrangeiros que está completamente a funcionar sobre GNU/Linux desde servidores aos portáteis dos diplomatas.

Uma discussão interessante também no slashdot

Por cá, é o que já se sabe, Portal da falta de transparência que nos desgoverna.

KDE Kontact vs Evolution

Desde sempre, ou quase, uma vez que em 1998 quando me iniciei no Software Livre usava o excelente WindowMaker, que uso o KDE, é muito superior ao GNOME, e não se aceitam criticas, é um dogma😉, ainda para mais agora que o GNOME está infiltrado.

Sem dúvida que o Kmail sempre foi uma aplicação que usei desde o primeiro minuto que apareceu, após mais uma vez o patrocinio do governo Alemão, o Kmail transformou-se num PIM, e hoje o Kontact é software muito profissional, não o troco por nada, excepto quando quero instalar algo mais simplista, aí o Claws-Mail substitui muito bem.

Linux numa pen

Um interessante artigo sobre diversas distros que podem correr directamente de uma pen e que nos podem ser de muito jeito.
Boot and run Linux from a USB flash memory stick | USB Pen Drive Linux
Carry a portable Linux version with you on a USB flash pen drive. Easily bring your portable desktop with you wherever you go.

Introduction
Puppy Linux
Linux on a stick
Damn Small Linux
Tiny Core Linux
Super Grub & System Rescue

Também aqui já havia falado em algumas distros jeitosas para hardware mais velhinho.

20 ferramentas fabulosas

O sempre cheio de dicas interessantes, Cyberciti, tem uma artigo sobre 20 ferramentas de monitorização para GNU/Linux que todos os SysAdmins deveriam conhecer e usar e abusar.

Já agora aproveito para dar também a conhecer este interessante artigo da IBM sobre outro tipo de ferrmantas de CLI para Software Livre / NIX’s.

Os prós e os contras do ConnMan e do NetworkManager

No arstechnica fala-se do novo software desenvolvido pela Intel para o seu projecto de Software Livre e que usa o kernel Linux e suas ferramentas padrão, o Mobin, e que pretende substituir o NetworkManager criado pela Red Hat e usado por outras distros entre as quais a Ubuntu, para gestão das redes que podemos usar nos nossos sistemas, desde wired a wireless até vpn’s etc.

Pessoalmente prefiro o Wicd que é bem superior ao NetworkManager, quanto ao da intel ainda não experimentei.

https://i2.wp.com/wicd.sourceforge.net/gui.png

The pros and “conns” of Intel’s ConnMan for Linux – Ars Technica

The NetworkManager user interface gives users the ability to toggle connection status, select wireless networks, and perform other basic configuration tasks without having to use the command line or to manually edit configuration files. There are several custom NetworkManager user interfaces, including one for KDE that is built with Plasma. NetworkManager supports ethernet, WiFi, mobile broadband, and VPN connections.

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. ” FUSBi, the Free USB Installer, downloads free GNU/Linux Distributions for you and creates bootable USB images. ”

    -> http://aligunduz.org/FUSBi/

  2. […] FLOSS_NEWS: A revolução de Munique; KDE Kontact vs Evolution; Linux numa pen; 20 ferramentas … […]

  3. […] é usado pelo Banco do Brasil e claro faz parte do projecto de Munique bem como é padrão na Gendarmerie […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: