FLOSS_News: Usar software proprietário por sua conta e risco; Policia holandesa estuda migração para linux

O Tribunal da Administração Federal da Suíça deliberou que o Department for Building and Logistics (BBL), poderá continuar a adquirir licenças de software proprietário da microsoft sem qualquer concurso, apenas por sua conta e risco, isto após dezoito empresas de software livre terem levado o caso a Tribunal, uma vez que não tinha existido qualquer concurso para a aquisição de novo software.

Uma das empresas que levou o caso a tribunal foi a Red Hat.

Ou seja, o BBL pode continuar a usar as licenças que havia adquirido antes do processo, mas não pode adquirir mais, enquanto o Tribunal não chegar a uma conclusão final.

Na Holanda o departamento de TI da policia está a analisar a migração para padrões abertos e software livre.

Segundo o Ministério do Interior, se possível a policia holandesa fará uso das experiências levadas a cabo por outras organizações.
Os concursos irão ter em conta esta análise.

Esta análise surgiu a quando de questões levantadas pelo Parlamento sobre um concurso para a policia, no qual eram pedidos 30000 desktops/thin clients com software da microsoft, um contracto no valor de 50Milhões de euros.
De acordo com o Ministério, o concurso nunca deveria ter sido colocado daquela maneira, uma vez que discriminava outras opções, nomeadamente as livres.

Não deixa de ser interessante que este valor que a policia holandesa iria pagar por software proprietário da microsoft, é equivalente à poupança que a gendarmerie/policia francesa obteve com a sua total mudança para Ubuntu e OpenOffice.

Por cá estamos bem habituados à falta de concursos públicos, onde apenas os ‘amigos’ do governo são beneficiados, casos como os do classmate magalhães e da fundação que levou à sua implementação, casos como o do portal vortal e ainda do base.gov.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: