Google lança Sistema Operativo baseado em GNU/Linux, em Redmond voam cadeiras!

Bom e o inevitável aconteceu, desde que apareceu o gOS que se suspeitava que mais dia menos dia o Google lançaria o seu próprio browser, começou pelo Android e agora parece que se prepara para lançar mesmo um sistema operativo que segundo eles siga os padrões definidos pela indústria e que correrá sobre o kernel Linux no novo paradigma que é a rede internet, nomeadamente a Web.


a foto é do gOS

Official Google Blog: Introducing the Google Chrome OS

It’s been an exciting nine months since we launched the Google Chrome browser. Already, over 30 million people use it regularly. We designed Google Chrome for people who live on the web — searching for information, checking email, catching up on the news, shopping or just staying in touch with friends. However, the operating systems that browsers run on were designed in an era where there was no web. So today, we’re announcing a new project that’s a natural extension of Google Chrome — the Google Chrome Operating System. It’s our attempt to re-think what operating systems should be.

[…]
Google Chrome OS will run on both x86 as well as ARM chips and we are working with multiple OEMs to bring a number of netbooks to market next year. The software architecture is simple — Google Chrome running within a new windowing system on top of a Linux kernel.

A verdade é que hoje com todos os serviços que o google possui, quase que chega ter-mos um browser e pouco mais para poder-mos ter um ambiente de trabalho, a última camada, a que faltava para unir tudo isso parece agora estar a nascer, presumo que em grande parte baseada na experiência do Android e do browser Google Chrome.

Apesar de ser uma excelente notícia, especialmente porque vem contribuir para se acabar com um monopólio da microsoft nos sistemas operativos que a ninguém interessava, claro interessaria apenas e só aos senhores de Redmond, que a esta altura devem estar um bocado preocupados e Steve Ballmer já deve ter batido o recorde de atirar cadeiras.🙂

Espero sinceramente que a Google venha dar mais dinamismo a esta área, embora eu seja muito céptico e optarei por não usar um sistema operativo que me coloque nas nuvens, presumo que seja isso que a Google persegue, um sistema operativo rápido seguindo padrões definidos pela indústria, para ser ele próprio um veículo para a sua cloud, não deixa de ser interessante porque é o que a nova versão do gOS quer ser.

Alguns links para as diversas notícias sobre o tema:

Uma resposta

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: