No Estado policial do Reino Unido tirar fotos implica invasão da privacidade.

Tem havido no Reino Unido, um dos países do mundo em que a Democracia e com ela os direitos dos cidadãos mais têm sofrido desde os atentados de 11Set2001 e dos de 7Julho2005 um intenso debate e até confronto entre simples cidadãos e a polícia, tudo devido a leis mal feitas e especialmente mal explicadas muito concretamente aos senhores que as implementam.

Uma dessas leis tem a ver com a possibilidade ou não de se obter livremente fotografias nas ruas e cidades e muito concretamente se se pode tirar fotografias aos representantes da lei, a policia.

Claro que a lei que causa tantos problemas, mais dos que resolve é a Terrorism Act 2000.

A confusão tem sido tanta que quem a implementa tem prendido quem tira fotografias aos agentes da lei e apreendido essas fotos e câmeras.
Devido à confusão a policia do Reino Unido viu-se forçada a explicar aos seus agentes que os CIDADÃOS E OS MEDIA NÃO PRECISAM DE QUALQUER AUTORIZAÇÃO ESPECÍFICA POR FORMA A PODEREM FILMAR OU FOTOGRAFAR LOCAIS PÚBLICOS.

Mas claro, neste mundo de Estados Ditatoriais travestidos de Democracias, nunca há bela sem senão, segundo a explicação da policia metropolitana, os cidadãos são livres de tirarem as fotos que quiserem mas livres são também as entidades policiais de confiscarem e verificarem as imagens que estão presentes em câmaras ou telemóveis, segundo eles estas medidas servem para determinar se as fotografias contidas nesses dispositivos podem ou não ser usadas para terrorismo.

A minha questão é só uma, mas como raio vão estes génios perceber que uma foto que eu tirei irá ou não servir para um atentado?
Será que nunca ouviram falar do google earth/maps?

Hipoteticamente será que se eu fotografar uma das muitas câmaras CCTV presentes na cidade de Londres estarei a preparar-me para um atentado? Não será antes lógico pensar que eu estou apenas a documentar o big brother inglês?

Movimento contra a mania da Vigilância por parte de governos e empresas «Freedom not fear – Stop the surveillance mania!»


Police issue London photography guidelines

Officers have the power to view digital images contained in mobile telephones or cameras carried by a person searched under section 43 of the Terrorism Act 2000 to discover whether they have in their possession anything which may constitute evidence that they are involved in terrorism. Officers also have the power to seize and retain any article found during the search which the officer reasonably suspects may constitute evidence that the person is involved in terrorism.”

Uma resposta

  1. […] Anda tudo louco naquele país, como se pode confirmar pelas diversas entradas que aqui tenho colocado. […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: