vPro e ECHELON – o bigbrother da Intel no seu computador e no seu telemóvel

[update: descobri que a AMD também tem uma tecnologia semelhante a esta da intel, trata-se da SIMFIRE/dash, mas tem uma enorme vantagem para ser bem usada, uma vez que é aberta e não proprietária, pode ser implementada por diversas empresas]

A intel anunciou na semana passada a terceira geração da sua tecnologia vPro, um conjunto de CPU+motherboard+componentes de rede que permitem a monitorização, gestão e recuperação remota dos sistemas, independentemente do estado do sistema e do estado do sistema operativo.

É verdade que é uma ferramenta interessante a nível profissional, mas será que não irá ser mal usada tanto profissionalmente quanto a nível ‘doméstico’, isto quando ela chegar aos sistemas deste tipo, por ora é só empresarial.

Mas o que permite esta tecnologia?

Pelo que leio no artigo do site tgdaily, esta tecnologia irá usar OOB, ou seja comunicações que se encontram fora das comunicações pré-estabelecidas e para além disso fará também uso de uma tecnologia que há muito é colocada em causa por quem como eu tem este defeito chato de gostar de privacidade e de sistemas abertos e livres, a TCPA-Palladium, que acabou por ser chamada de TPM, que quase toda a gente do hardware e até do software proprietário, usa, como a IBM, Intel, Microsoft.
Sendo que um dos seus objectivos é forçar e gerir o DRM num sistema, tudo via hardware em conjunto com o software.

No fundo através desta ferramenta que se encontra a nível de hardware, não sei se é possivel desligá-la uma vez que estas coisas são do segredo dos deuses da NWO, a intel ou quem tiver acesso a determinadas configurações e total conhecimento da tecnologia (algo que presumo só a intel e sus amigos sabem) podem ter completo e total acesso aos nossos sistemas, quer estes estejam desligados ou não.
Presumo que a única possibilidade de evitar um acesso não autorizado a um destes sistemas seja desligando-o da rede, perdendo-se assim grande parte das suas funcionalidades.

Pelo que li no artigo e do qual não tinha conhecimento, também os telemóveis desde 1990 têm uma tecnologia, a que chamaram e presumo que bem, possivelmente até porque deve de ser usada em conjunto com ele, a Echelon [1] a unica maneira de a desligar é removendo a bateria do telemóvel, tornando-o num tijolo sem qualquer uso.
Esta tecnologia permite o acesso ao microfone do telemovel bem como aos seus dados, e pode ser usada pela polícia ou por qualquer entidade seja ela legal ou ilegal, desde que tenha acesso previligiado à infra-estrutura de rede desse telemóvel.

Isto é um mundo cada vez mais controlado, cada vez mais, privacidade é apenas e só uma palavra sem qualquer significado, ou pelo menos é o que tentam com cada vez mais insistência leva-nos a crer.

Mais sobre o tema:

TG Daily – Big Brother potentially exists right now in our PCs, compliments of Intel’s vPro

In short, because of the type of components utilized to make vPro work (motherboard resources, processor resources and communications resources), a remote user could theoretically gain access to the entire system, covertly through vPro. And then it’s just a matter of snooping through memory and hard drive files until whatever they’re looking for is found.

Uma resposta

  1. […] Como é óbvio não são só os telemóveis que estão sujeitos a este tipo de invasão de privacidade, os diversos tipos de computadores estão ainda mais vulneráveis a tudo isto, especialmente porque em muitos casos são construídos exactamente para permitirem o seu controlo remotamente, como o caso que aqui descrevo, vPro e ECHELON – o bigbrother da Intel no seu computador e no seu telemóvel […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: