A loucura continua pelos lados dos projectos GNOME ms-novell-mono(poly)

[update: uma interessante entrada no site mono-nono que desmascara quer a novell quer o senhor Icaza, já em 2004 ele havia dito que ia haver dois ramos de ms-novell-mono, será que podemos acreditar neste senhor? Pelo que se tem visto, não creio!]

Como afirmei na entrada anterior, não  se pode confiar em Miguel Icaza e seus generais quando este com grande conhecimento de causa, uma vez que é vice-presidente da novell, sempre disse que não havia problemas nenhuns com o ms-novell-mono, até a microsoft ter dito mais qualquer coisita e ter feito uma promessa da tanga, agora pelos vistos sempre havia problemas, uma vez que o agente infiltrado da microsoft, Señor Icaza dividiu o desenvolvimento do mesmo.

Se já eram perigosas as afirmações de Icaza quando disse que o GNOME 4.0 seria escrito em ms .net, parece que é bem provável que assim venha a acontecer, uma vez que o  software Banshee que já de si tem o inconveniente de ser escrito em c#/ms-novell-mono, parece que vai ainda sofrer mais um upgrade para se tornar ainda mais perigosa a sua utilização e distribuição em conjunto com distros de software livre.

Estes senhores que tanto criticaram a equipa do KDE por ter começado com uma biblioteca não livre, a QT, que neste momento já é totalmente livre segundo a GPL, preparam-se para reescrever aquilo que já era mau por usar tecnologia proprietária da microsoft, mas ainda dão um passo em frente e vão usar no futuro Banshee, ms-novell-moonlight.

Apenas uma questão aos nossos amigos da Canonical e até da Debian, especialmente desta última, os senhores vão continuar a deixar entrar este cavalo de Tróia nas vossas distros? E os vossos utilizadores?

Banshee UI to be in Moonlight « mono-nono

Yes. That’s right. According to the GCDS 2009 presentation notes on the Banshee site, we learn lots of nice stuff about Banshee:

“It’s not just an app, it’s a platform”.

* Long term goal is to write the UI in Moonlight
o Declarative UI, canvas, scene graph, and toolkit
o Moonlight is an Open Source implementation of Microsoft’s Silverlight technology … and it is awesome

“Banshee is going to do photos”

“We are re-basing the F-Spot core on top of Banshee”

Mono Applications Get Integrated with Microsoft Moonlight | Boycott Novell

Summary: Novell-sponsored Mono software gets extended so as to make it interconnected with Microsoft Moonlight, a “forbidden” component by Red Hat’s assessment

3 Respostas

  1. Uai, usa quem quer… Existe kde e vários outros gerenciadores de janela. Particularmente, gosto do gnome com c#. Facilita o desenvolvimento de aplicações.

    • não é bem assim uma vez que algumas distros como a ubuntu por omissão trazem-no instalado ou aplicações como a tomboy, f-spot banshee que fazem uso dele, logo somos forçados a instalar algo que não queremos.

      e no caso do banshee é ainda pior uma vez que irá passar a usar o ms-novell-moonlight que não está na ‘promessa’ da microsoft.

      quanto à facilidade de desenvolvimento é uma falsa questão quando existem ferramentas que permitem interoperabilidade e facilidade e são livres como c, c++, python, java etc

  2. […] encontra-se o GNOME (que ainda pode vir a ficar mais contaminado, veja-se o caso do dbus e do Banshee+moonlight), muito especialmente diversos dos seus componentes, F-Spot, Banshee, Evolution, Tomboy, Beagle, […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: