Rapidinhas_FLOSS:Bill Gates nunca dá nada a ninguém; Icaza equivocado antes e agora? BBC documentário sobre FLOSS


Aproveitando os interessantes links do Roy Schestowitz, deixo aqui um apanhado de algumas notícias interessantes por essa web fora relativamente ao software livre.

Não contente com o pedido de patente
sobre uma possivel maneira de reduzir tempestades, o caro Bill Gates prepara-se para mais uma das suas tretas em que diz que dá mas no fim não dá nada, como é aliás seu hábito, este senhor como diria a minha avó, nunca dá ponto sem nó.

O senhor Bill Gates tem os direitos de algumas palestras dadas por um dos maiores físicos de sempre o grande Richard Feynman.
Parece que o caro Bill as tinha visto há cerca de 20 anos e resolveu colocá-las segundo o mesmo disponiveis online no site de investigação da microsoft, o seu acesso seria livre, pelo menos foi o que nos tentou vender.

Mas na realidade este senhor nunca dá nada a ninguém, uma vez que para se assistir às palestras temos todos de instalar o cavalo de Tróia da microsoft+novell de nome ms-novell-Icaza-moonlight-silverlight.

Ou seja mais uma vez este senhor tenta por todos os artificios e mais alguns contaminar outros sistemas operativos e especialmente a Web com software proprietário que não é padrão e que no fundo apenas pretende associar a Web à microsoft tornando-a assim dependente do software desta última.

Icaza equivocado antes e agora?

No site itwire, Sam Varghese tem um interessante artigo sobre a postura de Miguel Icaza e as suas ligações ao ms-novell-mono(poly).

No artigo ele questiona-se sobre a suposta ‘bondade’, conhecimento ou mesmo integridade e inocência do sr Icaza, uma vez que sendo ele Vice-Presidente da Novell e estando encarregue de tudo a que ao ms-novell-mono diz respeito, nos andou a enganar a todos durante bastante tempo sobre as verdadeiras intenções da novell e da microsoft relativamente ao ms-mono, uma vez que nos vinha assegurando que o ms-novell-mono não tinha nenhum problema.

Mas parece que afinal tem problemas, por isso mesmo o caro Miguel Icaza irá separar em dois, o desenvolvimento do ms-novell-mono.
iTWire – Microsoft Mono move means exactly nothing

Else, why does the very person, who had been always assuring others that there was no danger in using Mono, now wake up to the fact that one needs to separate the source code for the ECMA-standardised areas and the rest? (This bit of information is neatly buried at the bottom of his post.)

BBC documentário sobre FLOSS

Parece que a BBC começou a trabalhar numa série de quatro documentários de uma hora para a BBC2, sobre como uma rede internet livre tem vindo a mudar as nossas vidas.

O título provisório é Digital Revolution.

O interessante do documentário é que vai usar mesmo esse lado aberto e livre da rede, tentando criar assim um documentário aberto a toda a gente onde todos podem participar na sua execução.

Por ora a BBC já tem o apoio da Open University, e do criador da web, Sir Tim Berners-Lee

BBC begins work on open source documentary series – News – The H Open Source: News and Features

The documentary will take a look at the World Wide Web, created by Sir Tim Berners-Lee over twenty years ago, and focus on how it has changed our lives, including how we communicate, disseminate knowledge and share information.

Foi ainda lançado um jornal revisto pelos pares, dedicado aos meandros do direito relativamente ao software livre, será publicado semestralmente.

Free/Open Source Law journal launched – News – The H Open Source: News and Features

The first edition looks at the workings of the Fiduciary Licence Agreement, how Peer-to-Patent worked and the implications of recent US appeals court decisions.

Parece que as coisas não vão nada bem para os lados da microsoft que tem acabado com diversos projectos como o do ms-money, a sua enciclopedia ms-encarta, o seu software/projecto de VoIP etc.
Agora parece que vão despedir mais 2000 empregados, existindo mesmo a possibilidade segundo alguns desse número ascender aos 15000.

As coisas vão de mal a pior lá pelos lados de Redmond, deve ter sido por isso que Bill Gates se pôs a caminho antes da tempestade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: