Cavalo de Tróia ms-novell-mono e agora também canonical? Que opções e decisões tomar?

[update: em relação à distro gNewSense e directamente do seu forum – “Mono will be gone from the default install in 3.x. ” – http://wiki.gnewsense.org/ForumMain/WhatAboutMono ; óptimas notícias :)]

Apenas alguns links para umas tendências perigosas da empresa por trás do Ubuntu/Kubuntu/Edubuntu/Xubuntu URemix etc.

Estou com bastantes dúvidas se continuo a apoiar e a instalar distros como as da Canonical ou distros baseadas nesta.
Sim sou um bocado picuinhas quanto a estas coisas, detesto gente vendida e que não percebe ou não quer perceber que se seguirem por este caminho não muito à frente nele só existe um precipício.

Será que não conhecem o historial da microsoft? Será que não sabem que esta nunca jogou segundo as regras?

Chegado aqui questiono-me sobre o que usar, daqui a pouco ainda acabo é no FreeBSD+PC-BSD, tenho de ver como andam por lá as histórias do cavalo de Tróia ms-novell-mono.
Parece que também existe um porte do cavalo de Tróia para FreeBSD, mas não creio que esteja a contaminar os BSD’s.

Tendo em conta que a Debian é a distro do coração, é muito provável que volte a ela, desta vez usando uma Netinstall com testing/sid formando assim uma rolling distro sempre actualizada e sem esperar pela versão seguinte.

https://i1.wp.com/www.debian.org/Pics/lennybanner_indexed.png

Juntando à Netinstall o script smxi e mais algumas coisas como KDE/Xfce/E17/lxde/openbox/fluxbox, esta é sem dúvida a escolha que mais me atrai, embora dê mais trabalho.

Posso no entanto optar por uma das distros aconselhadas pela FSF, a Gnewsense tem o pequeno/grande problema de ser baseada em Ubuntu (embora tenha a vantagem de ser totalmente livre uma vez que retiram tudo o que não o seja, incluindo do kernel linux), mas creio que a Dynebolic, não oferece grandes problemas, existe ainda a hipótese do 64Studio.
Com alguns inconvenientes, serem baseadas em Ubuntu, a #Crunchbang a Debris ou a WattOS também são distros a ter em conta para hardware mais antigo e com menos power.
Há ainda a hipótese da Mepis e a AntiX que são totalmente baseadas em Debian e claro a sidux e a lindissima Dreamlinux totalmente Debian+Xfce+Awn+Compiz, bela leve e rápida.

meptools_0.jpg
https://i2.wp.com/crunchbanglinux.org/wiki/_media/screenshots/9.04-terminator-terminal-transparency.pnghttps://i1.wp.com/www.planetwatt.com/pics/d/161-2/conky.jpg

Gostei desta frase aqui numa discussão da 64Studio “I’m thinking you’ll be removing “all” mono code before the 3.0 final release. There seems to be traps laid and waiting
to spring at a future date, users can install mono if they want to.”

Outra possibilidade que se me afigura muito interessante é a versão do Elive, Debian+E17, que dentro de pouco tempo passará a sua versão de desenvolvimento a ser baseada na unstable, aka sid, da Debian, sendo assim uma rolling distro interessante.

Bom a ver vamos o que vai ser?!!!

Para já ando em experiências com a Debian testing e a #crunchbang, são as duas muito rápidas e fáceis de instalar, a #crunchbang usa Rhythmbox🙂 acho que tb fogem ao cavalo de Tróia, mas claro nasce da Ubuntu e como tal não posso usar os pacotes unstable da Debian.

P.S. já agora e tendo em conta as posições da FSF em relação ao cavalo de Tróia ms-novell-mono porque raio a GnewSense não é totalmente Debian?
Até tinha vantagens com o script smxi, uma vez que este só suporta distros totalmente compatíveis com a Debian.

Ubuntu Free Speech Zones « mono-nono

Eventually, the Ubuntu Forums set up a “Free Speech Zone” of a thread called “Monolith” in a sub-forum of a sub-forum of a sub-forum. There’s a pathetic attempt at pretense: “We do not want to silence them and in fact encourage Civil debate.”

Uh no. Just say you don’t want anymore mono criticism and be done with it. I despise people that feign neutrality. If you have a position, announce it and defend it. Don’t dance around like you have no bias and then pull some BS like the Free Speech Zone. It’s dishonest and transparently so.

Why Novell and Ubuntu Suppress Opposition of Mono | Boycott Novell

Ubuntu does not even deny suppressing opposition to Mono anymore. What a spit in the face of the FSF and the large majority of the GNU/Linux users out there, who agree with the FSF. Ubuntu suppressed Mono opposition before and even eliminated it (it disappeared, according to Jason), which is what led to the creation of the Mono-Nono Web site on the face of it.

At Novell, Polluting GNU/Linux with Microsoft Technologies is “Taking Over the World” | Boycott Novell

Fedora has already forbidden Moonlight. We also happen to know that some unnamed Red Hat seniors are unhappy with Mono. BLAG, a derivative of Fedora is already in the process of removing Mono indefinitely.

3 Respostas

  1. É picuinhice certamente! Nem eles iriam entrar nessa onda genérica! E acredito que a reacção seria tramada para eles. Já te deixei aqui a minha opinião várias vezes sobre o assunto.

    Simplesmente não me revejo minimamente nesses receios, que apesar de possíveis, me parecem improváveis.

    • boas ricardo,

      yep já conheço a tua opinião e claro tu a minha, creio que são ambas válidas, e eu nem tenho nenhum problema que a Debian a Canonical/*buntu tenham disponiveis para instalar nos seus repositórios non-free/multiverse essa coisa chamada de ms-novell-mono, agora já me faz muita confusão que a possam instalar por omissão a quando de uma instalação normal, impingindo assim algo que muitos mas mesmo muitos utilizadores especialmente aqueles que suportam a comunidade não querem instalar.

      é verdade que neste caso a Debian está mais ‘protegida’ uma vez que só a instalação do gnome com tudo é que puxa os pacotes ms-novell-mono, mas no caso do ubuntu eles forçam essa instalação uma vez que colocam lá coisas como o tomboy que não existe necessidade de usar uma vez que já existe o gnote e também devido ao banshee que parece estar a querer tornar-se em algo ainda pior uma vez que a próxima versão usará o ms-novell-moonlight e este nem sequer faz parte da promessa da treta da microsoft; mais uma vez nem era necessário isso uma vez que existem opções até melhores como o rhythmbox, exaile e para fotografia o gthumb em vez do f-spot, por exemplo.

      quanto à improbabilidade, basta ver os casos da tomtom ou claro todo o historial da microsoft…. https://ovigia.wordpress.com/microsoft-dirty-secrets/

      abraço

    • esta coisa do wordpress por vezes passa-se e não aprova os comentários!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: