Netbooks: O ERRO da Nokia, a oportunidade única que perdeu!

Segundo diversas informações a Nokia acaba de lançar o seu primeiro Netbook, como aliás muita gente previa que viria a acontecer.

Na minha modesta opinião, a Nokia ao cometer o erro de no seu primeiro Netbook usar o sistema operativo da microsoft, perde assim uma oportunidade histórica de se manter à frente da concorrência.

Passo a explicar o porquê desta minha opinião.

Há tempos escrevi aqui numa entrada do blog que o verdadeiro problema das pessoas se afastarem dos produtos da microsoft e de experimentarem outros muito superiores se deve em grande medida, eu diria mesmo que é a mais importante, à habituação a uma MONOCULTURA de sistemas operativos e das aplicações que muitas das vezes estes mesmos sistemas promovem através quer do bundling/agregação quer do aprisionamento a que estes submetem os seus utilizadores, especialmente pelos formatos de ficheiros FECHADOS que geram.

A Nokia perde assim, uma oportunidade de ouro, provavelmente única, de se distanciar deste grave problema que há décadas se tem vindo a acentuar nos PC’s e que em mais lado nenhum acontece, muito especialmente no mercado dos telemóveis, que a Nokia tem dominado.

Senão vejamos, desde routers, gadgets, televisões, leitores de DVD de mesa, discos rigidos multimedia, netbooks, e até como é óbvio, aos telemóveis, smart phones, PDA’s, Touch phones, handheds etc, toda esta panóplia de dispositivos cada vez mais usa sistemas operativos baseados em tecnologia Open Source como é o caso do Kernel Linux, usado desde o Nokia Maemo até ao Android da Google e ao Moblin da Intel e claro o WebOS da Palm.

E o erro é tanto maior uma vez que à Nokia associamos os telemóveis e neles não existe uma monocultura de sistemas operativos, é uma industria vibrante e inovadora, e a Nokia poderia, deveria, usar essa vantagem, infelizmente parece que optou por ser apenas mais uma entre tantas outras empresas com netbooks.

O mais ridiculo disto tudo é que a Nokia tem in house a tecnologia para isso, uma vez que tem disponível o Maemo que irá usar no seu N900.

A Nokia perde assim uma oportunidade única para trazer ao mundo e aos seus habituais e potencias clientes, uma nova plataforma, mais robusta, livre e inovadora que lhe permitiria ter um produto que se destacava da concorrência, com a enorme vantagem de devido ao seu nome e à associação que fazemos dele, os seus clientes e potenciais clientes não iriam estranhar em nada usarem outro sistema operativo, usarem outro paradigma.

Assim é apenas e só, mais um netbook, a somar a tantos outros.

18 Respostas

  1. […] Netbooks: O ERRO da Nokia, a oportunidade única que perdeu! « O Vigia […]

  2. E quem vai comprar um netbook de uma marca de telemoveis?

    • boas,

      presumo que quem quer um, especialmente quem gosta e está habituado aos produtos da Nokia, por isso mesmo é que a Nokia dispunha de uma vantagem que acabou de atirar pela janela.

  3. As pessoas querem netbooks com windows e a Nokia não podia fugir a isso. Eles quando lançam um produto é para ter exito, logo tinha que ser com windows.

    • os telemóveis deles não usam o ms-windows-mobile logo o que dizes não faz qq sentido.

      é como digo na entrada do blog, as pessoas usam tudo desde que não estejam com a cabeça ‘formatada’ apenas para uma monocultura.

      os telemóveis têm diversos sistemas operativos e as pessoas usam-nos.

      a nokia tem o maemo, que usa nos seus tablet, o N900 o próximo, usa-o e com ele até se pode instalar o openoffice, usar ssh etc, é uma distro completa para aquele tipo de telemoveis que poderiam e deveria ter sido usada para este projecto da nokia isso diferenciava do resto da concorrência e colocava-a na frente.

      • Eles assinaram recentemente um acordo para instalarem software da Microsoft nos telemóveis, este é apenas mais um passo para passarem a utilizar o windows mobile.

        Eles escolheram o que as pessoas querem para o computador que vão lançar. Mas passa pela cabeça de alguém que se os utilizadores quisessem outro sistema operativo a Nokia utilizasse o windows no netbook?

      • não digas asneiras, para telemoveis têm dois ou três sistemas in house que dão 10 a zero à trampa do windows mobile que é cada vez menos usado, até os htc estão a mudar-se para o android…

        é devido a essa falta de visão que este país está tão mau!

      • Então não percebo porquê é que assinaram um acordo com a Microsoft, e também assinaram um acordo com a Intel. Estas 2 empresas tem trabalhado juntas há muito tempo, e o resultado é o que todos sabemos.

      • sem dúvida que o resultado é um monopólio das duas e a condenação tb em tribunal das duas.

        de qq forma a intel já se começou a distanciar e a aproveitar a onda do software livre como se pode ver pela abertura e até desenvolvimento quer de drivers quer do moblin.

  4. Eu cá acho que tu dás a resposta à tua questão no artigo: eles estão a lançar um PC, não um telemóvel e para dizerem isso às pessoas dão-lhes o que estão habituadas: o windows.

    Mas por mim estão à vontade para fazer isso, se do outro lado (N900) permitirem um ambiente linux normal (por oposição ao android que não permite correr as apps normais do linux). Ainda espero pelo dia em que seja possível fazer “apt-get install $app” de origem num telemovel em repositorios confiáveis (uma “AppStore” transparente e livre😉 . Aí pensarei se valerá a pena ter um telemovel avançado. Até lá a baixa gama é a (minha) única opção.

    • boas gil,

      mas o que afirmas vai exactamente no sentido do que eu critico, a cabeça das pessoas ‘fomatada’ para a monocultura, exactamente o que estás a fazer.

      afirmas que as pessoas estão habituadas, é exactamente por isso que a nokia teria toda a vantagem em lançar um seu netbook usando o Maemo, é que as pessoas como digo nesta entrada, olham para a nokia como uma empresa de telemoveis, com quase toda a certeza as pessoas iriam olhar para este netbook com o maemo bem configurado,como sendo um instrumento evoluido de acesso à rede que grande parte das pessoas que iriam usar este sistema estão habituadas, uma vez que o seu acesso é principalmente ao social e pouco mais.

      o N900 já te permite fazer isso, o maemo é uma distro, baseada na debian, até podes lá instalar o openofice, ssh etc.

      • Não sabes o que dizes. A HP lançou um smart phone e ninguém compra este equipamento por ser da HP (grande cilente da Microsoft). O smartphone compete com os outros modelos de outras marcas. O Mesmo se passa com o netbook da Nokia, vai competir com os das outras marcas. Se não tivesse windows, ninguém o comprava (as estatisticas não enganam).
        Apesar do openoffice ser de graça, o office da Microsoft é muito mais utilizado, a realidade é essa.

      • as estatisticas que só tu deves de ter e que devem ser iguais à tanga que a microsoft tentou vender sobre as devoluções dos netbooks com linux e que a Dell veio desmentir completamente…e de forma muito clara.

        a realidade é que cada vez mais és desmentido nessas afirmações, nesse dogmas do passado,basta olhar para a França e para os diversos ministérios e a gendarmerie que só usam linux e openoffice,basta olhar para o que se está a passar na Alemanha, Russia, Brasil etc etc.

      • A Dell emitiu recentemente um comunicado em que dizia que os seus netbooks com linux regressaram ao mercado. Para mim isto quer dizer que num determinado momento deixaram de vender netbooks com linux…. Por alguma razão foi.

      • não digas asneiras.

        é natural que as empresas façam publicidade do que produzem, a dell apenas veio DESMENTIR mais uma das MENTIRAS da tua amada microsoft.

      • Eu acho que ter windows é uma afirmação: “isto é um PC (mesmo sendo nós uma firma de telemoveis)”. Eles querem que tu compres o tlm avançado (que pode até vir com linux ou symbian) _e_ que tu compres o computador (que te trás acesso à “música ilimitada”, p.e.). Do estilo “façam o que estão habituados e tenham ali os nossos serviços à mão, na forma do PC”.

        Desde à muito tempo que penso que são as operadoras telefónicas (de forma geral qualquer “service provider”, como o google) e não os assembladores de hardware (acer, asus,..) quem tem a ganhar com o linux no desktop (uma vez, que até já conhecem o linux no datacenter). Mas até agora o único exemplo que vi em que isso se concretizou foi com o eee-pc de 7 (pelo menos a vodafone tinha-o a um preço razoável com linux de origem desde o inicio) e o google com o Android e futuro ChromeOS.

        Os assembladores de hardware transferem o preço do windows de forma diluida no produto final para o cliente final. Os “service providers” querem que tu consigas aceder ao serviço pelo mínimo possível.

        E claro, os produtores de hardware (ou parte deles, como a intel, ou fabricantes de ARM ou outros chips) querem que o seu produto funcione no maior numero de dispositivos possível (daí os investimentos no pinguim) mas raramente vendem a coisa ao público final.

        A nokia aqui joga os 2 papeis: hardware assembler e service provider.

      • Só não concordo contigo quando afirmas “façam o que estão habituados e tenham ali os nossos serviços à mão, na forma do PC”, é que neste momento netbooks servem para o social da web e pouco mais e nesse campo o que precisas é de um bom e seguro browser e de mais duas ou três aplicações as quais os sistemas gnu/linux e no caso da nokia, o seu maemo já possui e claro se quiseres até o openoffice podes usar….

        continuo na minha a nokia tinha o pássaro na mão e deixou-o voar!

  5. ” Windows7sins: FSF launches campaign against Window 7 and propreitary software ”

    -> http://www.fsf.org/news/windows-7-sins

    -> http://windows7sins.org/

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: