PARTIDO da PARTILHA em vez de Partido Pirata!

Depois de ler o artigo de Richard M.Stallman que aqui há dias mencionei e que o Miguel Caetano do Remixtures traduziu, bem como este interessante artigo sobre o Partido Pirata do Reino Unido, dei por mim a pensar que apesar da vantagem inicial de se usar a palavra PIRATA, esta a longo prazo tem mais desvantagens que vantagens, como tal creio que o mais correcto seria os partidos passarem antes a usar a palavra PARTILHA, sendo assim creio que o nome mais correcto e de maior vantagem no futuro aqui no nosso país, seria de Partido Português da PARTILHA.

Apesar deste movimento a nível global ter vindo a aproveitar a enorme publicidade à volta do ThePirateBay, usando como slogan a palavra pirata, que até tem o ponto positivo de ser parecida em diversas línguas, tem no entanto o enorme inconveniente de ser associada a algo de ilegal ou criminoso,algo que nenhum destes movimentos defende.

Na minha modesta opinião deveríamos afastarmo-nos dos epítetos com que somos brindados por parte daqueles que criticamos e das jogadas de bastidores contra as quais lutamos, como tal creio que deveríamos acentuar aquilo que na realidade pretendemos, a PARTILHA.

Teria desde logo uma conotação mais legal e mais próxima daquelas pessoas que não estão por dentro destes temas mas que percebem que partilhar é positivo  que é algo pelo qual se deve de lutar, algo que é inerente ao ser humano, pelo contrário a palavra PIRATA tem uma conotação negativa, e mais negativa é quando o outro lado da barricada, aqueles que estão CONTRA A PARTILHA, fazem dela um slogan de ataque.

Seria pois muito mais vantajoso usar a palavra PARTILHA em detrimento da PIRATA; não estaríamos assim a fazer o jogo do adversário, quebrando desde logo muitas das acusações falsas e ilegítimas que nos fazem.
Até porque e como muito bem defende o Partido Pirata do Reino Unido, não é só a liberdade e a privacidade da rede que está em causa, mas também o que se passa no dia a dia, como por aqui tenho mencionado,desde as bases de dados de ADN, os chips nas matrículas, leis como a do cibercrime e da retenção de dados, câmaras de vigilância etc etc.

“Quando as companhias discográficas armam um escarcéu a respeito do perigo da “pirataria”, elas não estão a falar de ataques violentos a navios mas sim a queixar-se da partilha de cópias de música, uma actividade em que milhões de pessoas participam num espírito de cooperação. O termo “pirataria” é empregue pelas companhias discográficas para demonizar a partilha e a cooperação ao compará-las com o sequestro, assassinato e roubo.”
http://remixtures.com/2009/08/acabar-com-a-guerra-da-partilha-richard-stallman/

“While a call to legalise non-commercial filesharing is getting the most attention, the party believes freedom to share is part of a larger set of freedoms, including freedom from excessive surveillance, freedom of movement and freedom of information, to increase government transparency and accountability. And in addition to opening up a debate on copyright, Robinson also wants to ask: “How much CCTV is enough? How much government snooping on what we do on the internet is too much?””
http://www.guardian.co.uk/technology/2009/aug/26/filesharing-pirate-party-uk-downloads

Uma resposta

  1. Mais eficaz ainda seria Partido OpenSource (POS)… todas as lojas teriam logo um à partida…
    Falando mais a sério:
    Enquanto as meninas histéricas andarem a apontar o dedo a tudo o que consideram pirataria, não adianta ter este ou aquele nome. É preciso adaptar as mentalidades a uma nova realidade para depois se passar para o campo político. Se calhar está na altura de criar uma oposição forte ao conceito transmitido pela MAPinet. Nem tudo é pirataria, só porque a indústria o diz.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: