arghhhhhhhh ou a ESTÚPIDA incompetência e falta de ética profissional da ZON

Nestas últimas horas, mais precisamente desde o início da tarde deste Sábado, tenho estado sem qualquer sinal na minha linha de telefone POTS.

A razão?

A falta de, no mínimo, brio profissional por parte dos técnicos da ZON que neste momento andam a instalar a rede de fibra no meu bairro e que ao mexerem na caixa da instalação telefónica do meu prédio conseguiram a proeza de me terem desligado a linha telefónica.

Ou isso, ou uma coincidência cósmica fantástica, o que estando nós a aproximar-mo-nos do 21 Dezembro de 2012 até poderá ser levada em conta ;))))

Questiono-me quanto à legalidade de uma empresa entrar por um prédio a dentro e ir mexer na instalação telefónica/cabo sem antes pedir autorização ao condomínio.

Estava eu a navegar normalmente quando oiço e vejo diversos técnicos a abrirem a caixa da instalação telefónica do prédio que fica exactamente ao lado da porta do meu apartamento, tendo eu trabalhado na ATN (Assistência Técnica da Novis) há anos atrás e conhecendo algumas das histórias das guerrinhas estúpidas entre telecoms, escusado será dizer que fiquei logo com calafrios.

É que é a probabilidade de sair asneira e destruírem serviços que estão a funcionar sem qualquer problema é bastante elevada.

Tentando descontrair e adoptando um pensamento positivo, resolvi ir almoçar e não pensei mais no que se passava à minha porta.

Bad idea!

Assim que acabo de almoçar vou até à minha bela Debian e ligo o excelente MOC para escutar um pouco da fabulosa radio online, After Hours… claro está que deu erro…

Pensei, ah e tal o router está a renovar o IP é só esperar uns segundos….

Ah e tal deixa cá aceder ao router para ver o que ele está a fazer!

Mau maria, não detectava sinal ADSL…..

Corri para a porta, porque já sabia que tinham feito MERDA!

Já se haviam ido embora.

Desço as escadas e encontro uma das pessoas, explico-lhe que muito provavelmente ao mexerem na caixa me deixaram sem sinal na linha, ao que me diz que iria falar com o seu chefe e que daqui a pouco voltariam para dar uma olhada.

É óbvio que não voltaram.

Peço emprestado ao vizinho o telefone fixo dele e faço chamada para o CLIX, aparece-me um senhor que começa logo a falar em despistes, ao que lhe digo que sim podemos fazer o que ele quiser mas que o problema por certo é o que acima refiro, ah e tal se não fizer-mos o despiste e caso o técnico ao deslocar-se diga que o problema é do equipamento o cliente é obrigado a pagar 30euros de deslocação.

Passo-me e respondo que “meu amigo já fiz os despistes, sem filtro com filtro, ligação directa do telefone do router what ever!” e não há qualquer sinal na linha, se quiser pode ligar para lá e até verificar o estado do ADSL/sincronização. [Como usam frequências diferentes a não existência do serviço de voz não implica que o ADSL esteja com problemas; embora sem qualquer sinal na linha as coisas não tenham muito bom aspecto]

O tipo lá fez o que tinha a fazer, pelos vistos ainda têm 3500 aplicações só para abrir uma avaria pelo tempo que ele levou a fazê-lo,com grande probabilidade de cada uma delas ter dados que não batem a bota com a perdigota relativamente ao mesmo cliente como acontecia amiúde há quatro anos atrás.

Mas o mais ridiculo e que mostra bem o porquê deste país nunca sair da cepa torta, foi o que me foi dito, é que eu ter dito ao técnico (mesmo que este fosse da Sonae.com) que ao terem mexido nas ligações me deveriam ter deixado em avaria, isso não interessa nada, o técnico pode-se estar a lixar para tal facto porque a burocracia está lá, o cliente mesmo que veja um técnico a destruir a sua linha não lhe pode pedir para arranjar, tem de ligar para o CLIX, abrir avaria, e só depois é que a CLIX contacta os técnicos (quando houver vaga) e entretanto o cliente fica feito estúpido à espera de serviço que está a pagar e do qual se vê impedido de usufruir por causa da falta de profissionalismo de uns quantos ‘técnicos’ e destas BUROCRACIAS ESTÚPIDAS.

Felizmente que a pessoa que enviaram era um EXCELENTE profissional que detectou logo o problema (os senhores da ZON conseguiram partir os fios da minha linha) e o resolveu prontamente, tendo tido o cuidado ao contrário dos senhores da ZON, de não lixar a vidinha aos outros, ainda que isso não fosse muito fácil em virtude da destruição massiva e completa desorganização que a ZON deixou como a foto documenta.

Não deveria a ANACOM, presumo que sirva para alguma coisa, obrigar a que a quando de intervenções para mudanças de tecnologias ou intervenções deste género, tivessem de estar presentes técnicos das diversas empresas com clientes nesses prédios por forma a impedir este tipo de coisas, muito especialmente a destruição de serviços por parte das empresas concorrentes, numa total falta de ética e profissionalismo?
Digo eu!

Powered by ScribeFire.

15 Respostas

  1. kofka ficaria orgulhoso.

  2. fodaç ha com cada uma!

  3. […] the original post: arghhhhhhhh ou a ESTÚPIDA incompetência e falta de ética … Tags: 3G, brio-profissional, celular, dio-conseguiram, dos, meu-bairro, momento-andam, parte, […]

  4. BURROcracias é o que há demais neste país!
    Passava-me da cabeça se essa cena tivesse sido comigo… nem ia almoçar, ficava ali plantada a ver no que ia dar a intervenção ZON!
    Este teu episódio faz-me lembrar um pouco o que se passou aqui para os meus lados com a ZON: Abriram uns bons rasgos durante meses a fio, em tudo o que era rua, estacionamento, beco, travessa, largo, ruela ou travessa para meterem uns cabos e mais umas quantas caixas, tipo monolito, e mais buracos e… já se passaram uns 2/3 anos (pelo menos!) e nem cabo, nem fibra nem o raio que os parta. Criaram apenas caos e um padrão maquiavélico no alcatrão e empedrado (que deixou de o ser para passar a ser uma espécie de “tout venant” à base de pó de pedra!) em nome do PROGRESSO.
    Mas como parece que estas empresas são donas de tudo, pois nem a autarquia reclama, restamos nós pobres cidadãos que tudo pagamos ter de respirar pó de pedra quando há vento e rebentar pneus nos sulcos que a ZON deixou depois dos “remendos” de alcatrão fingdo! Falta de ética, de profissionalismo e de vergonha na cara destes trastes, que contam agora com a família Rodrigues dos Santos…
    Reclama para a ANACOM eles estão lá é para isso para regular (ou fingem que estão). Nem precisas de gastar $$$ nos selos, mandas directo em pdf a tua reclamação no site.
    Cambada de incompetentes!

    bjs!

    P.S. – Soube bem o desabafo… lol😀

    • olá Aninha, tudo bom contigo?

      é o costume neste país, a desorganização total.

      eu não consigo perceber porque razão cada empresa abre um buraco para passar a sua infraestrutura.

      num país decente as câmaras com o patrocinio das empresas abriam uma vala única onde passava a infraestrutura de toda a gente e as empresas pagavam um aluguer do mesmo.

      aqui ao pé de minha casa há anos enquanto faziam os buracos para o gás de cidade, 1º abriram as tais valas, depois fecharam e alcatroaram a seguir vieram outros caramelos e destruiram tudo, e claro mais uma vez alcatroaram.
      isto faz algum sentido, isto é e doidos.

      não sabia dessa do Rodrigues dos Santos.

      quanto à ANACOM é mais um tacho criado para alguns, é que regulação e fiscalização é piada lá por aqueles lados, mas de qq forma vou enviar para lá a info que tenho com fotocópia do relatório do técnico que tem descrita a situação.

      bom desabafo🙂

      bjs!

  5. Olá ovigia !
    Tenho seguido este blogue ultimamente, e neste caso em particular dos senhores da ZON, e pela foto que se vê é realmente uma vergonha e só reflecte como funcionam estas “empresas” e o estado das coisas no geral deste país. Os meus pais tiveram um caso parecido com os “senhores” da CLIX… o típico…foi contratado o serviço de 8 Mb de velocidade, e desde o principio esteve sujeito a cortes intermitentes do mesmo. Depois de mais de 2 meses de telefonemas dos meus pais, que claro está não percebem nada de “nets”, computadores nem routers, … chamadas insistentes ao serviço técnico da CLIX, emails e correspondentes secas sempre dizendo o mesmo.. ah e tal reinicie o router, desligue e volte a ligar o router, etc etc… abrem as incidências de avarias, e como disse antes eram cortes intermitentes no serviço, logo a seguir a “incidencia” era fechada porque o sistema detectava que voltava a funcionar a ligação. Resumindo… veio o técnico (finalmente) e verificou que o sinal que chegava para os 8 Mb de velocidade tinha demasiadas interferências, optando-se assim por deixar a velocidade em 4 Mb (que chega perfeitamente) e resolvendo o problema finalmente. E agora digo eu… porque não foi feita esta medição logo ao principio de ser contratado o serviço ? Evitava-se o cliente ter de passar por este calvário e os senhores da CLIX poupavam em recursos humanos de atender chamadas telefónicas e as respectivas deslocações dos técnicos, não é verdade ? Enfim é um país das bananas…
    Os meus parabéns pelo blogue e espero que continue… passarei por cá de vez em quando.
    Também tenho um blogue sobre Linux (Debian) algo mais modesto, é claro. Os meus cumprimentos ao Autor.

    • boas, obrigado pelos elogios.

      é estranha essa sua situação uma vez que supostamente é o equipamento do lado da optimus/clix que detecta os valores e estabiliza a linha no valor mais estável, pelo menos era suposto ser assim.

      embora eu não concorde que eles não tenham escalões de pagamento, é que se a linha como 99% delas não suporta 24Mbs não faz qq sentido o cliente pagar o mesmo que aquele que está ao lado da central e os consegue.

      é que a tecnologia adsl depende da distância da central à casa do cliente, quando começa a passar dos 2,5km as velocidades começam a ficar muito más, ou claro caso a linha especialmente o lacete local esteja em mau estado algo que a clix nada fará uma vez que era infraestrutura da PT, então aí é que é para esquecer.

      podia ter deixado aqui o seu blog da Debian para a malta consultar.

      cumps,

      • Bem, quanto a tecnologias de telecomunicações, ADSL e afins percebo pouco, mas sim sei que há que respeitar uma distancia á central. Quanto ás interferências que referi que me disseram que havia na linha… foi o que me disse o técnico, e parecia ser uma pessoa competente… até porque dedicou tempo e 2 deslocações …agora se o problema era outro e se não quiseram dizer/admitir, isso é outra história lol.
        De qualquer maneira, é pena que quando ligamos ao serviço técnico quase sempre se trata o cliente como se este fosse um completo ignorante de informática, fazendo-o passar pelos passos básicos de configuração ainda mesmo de pois de explicar a situação com detalhe e ter um certo conhecimento das coisas.
        Quanto ao meu blogue, ele pode ser acedido fazendo clique no meu “nome” no principio desta mensagem, mas ainda assim aqui fica o link para o mesmo:
        http://linuxvidalivre.blogspot.com

        Cumprimentos.

  6. Para alem de fazerem trafic-shaping para poderem vender mais banda ás empresas durante o dia e desligam as duas da manha para o consumidor geral.
    Tive Zon um mês. Nunca Mais.

  7. Isso é identico ao que me aconteceu… chego a casa a hora de almoço e vejo um tecnico a mexer nas caixas da pt na entrada no predio e reparo que está a mexer numa que tem a ligação de minha casa, perguntei o que estava a fazer! indicou que era da vodafone e estava a fazer a ligação para outro andar que por sinal era o andar da minha irmã e eu disse que não seria aquela ligação pois era de minha casa… dito e feito… chego a casa não tinha tv, telefone nada… fui ter com ele e ele veio a minha casa e confirmou isso, foi a caixa e rectificou.

    Tive sorte por vários motivos, era um rapaz novo e simpatico e profissional, mesmo eu tendo um serviço de outra operadora (clix) ele reparou o problema.

    O serviço da vodafone ficou a funcionar e ele ja ia embora quando o encontrei novamente e prontamente veio para tras.

    Depois ao corrigir o erro nas caixas da pt disse que realmente foi culpa dele, mas que não o sabia pois a configuração das caixas deixadas pela pt estavam mal feitas, mais estranho ainda foi a linah da vodafone estar a funcionar ao fazer a ligaçao a minha da clix. Isto pq a pt é que vai instalar as linhas e depois as outras operadoras é que configuram os serviços nas casas das pessoas.

    Ainda tive sorte de não ter ficado sem o serviço e ter de esperar que a clix fosse resolver o problema.

  8. Depois de regressar de férias,tal foi o meu espanto quando ao entrar no meu apartamento dou de caras com uma enorme caixa no lado superior direito com cerca de 50 cm com a identificação da Vodafone, sem que para tal tenha sido solicitada à Administração do Condomínio qualquer autorização para o efeito.
    Telefonei para a Vodafone e foi atendido por um Senhor de nome Bruno que ficou de tentar resolver a situação, mas tal ainda não aconteceu.
    A minha esposa deslocou-se a um concessionário da empresa onde apresentou queixa. Foi-lhe dito novamente que o problema seria resolvido em 4 dias, mas tal não se verificou. Resolvemos fazer uma reclamação para a ANACOM.
    É lamentável que num país de direito quando para se alterar alguma coisa no condomínio é necessária autorização dos condóminos, os senhores da VODAFONE entrem nos condomínios e tenham o atrevimento de mexer nos equipamentos existentes sem a devida autorização. Parece que estamos num país do 4º Mundo.

    • boas,

      é realmente uma total falta de respeito para com as pessoas, os condóminos!

      no meu caso tal como descrevi mesmo eu estando em casa e detectado o problema e avisado nada fizeram!

      ab

  9. as coisas nao se processam bem assim como as pessoas querem, existe uma grande pressao em cima dos tecnicos de todas as operadoras, e como deveria ser logico nao é possivel estar 1 tecnico de cada operadora nos locais onde sao construidas as redes de acesso optico, mas os tecnicos independentemente da operadora devem deixar as colunas montantes como as encontram. e para o sr hermenegildo realmente é muito chato ter uma caixa com 50cm a porta de casa que lhe permite uma qualidade superior de internet que certamente nao o estorva em nada. enfim preso por ter cao e preso por nao ter.

Deixe uma Resposta

