E não sabem onde cortar!? Fundação Mário Soares… O saque prossegue!

Como vou ficar uma semana longe de qualquer computador, lembrei-me no fim deste dia de fazer umas buscas pela Rede sobre o que se tem dito e escrito sobre Mário Soares e a sua Fundação, até porque numa entrada recente havia mencionado o artigo do DN “14 mil instituições vivem do OE – Economia – DN“, que mencionava 639 Fundações patrocinadas pelos nossos impostos.

Espero que leiam e reflictam, bastante, sobre o que abaixo vou citar bem como a propósito das palavras de mais este senhor de avental, Almeida Santos.

Eram mas é dois chapadões na cara « BLASFÉMIAS

«O povo tem que sofrer as crises como o Governo as sofre», Almeida Santos.

A malta do blog Blasfémias recomenda uns chapadões na cara, eu acrescentaria que estes fossem dados com um BASTÃO TACO de Baseball!!!

Indo agora a um dos companheiros de route e de partido deste senhor, também ele muito dado a aventais, Mário Soares.

Segundo artigo do jornal Público de 2005 aquando das eleições para a Presidência da República, Mário Soares ao ser questionado sobre os apoios Estatais concedidos à ‘sua’ [coloco entre aspas porque no fundo é nossa uma vez que somos NÓS que pagamos] Fundação terá afirmado que ““Isso não é um privilégio”, a “Fundação é uma instituição de interesse público fundada com dinheiros privados””.

Se é assim então porque raio é que temos de a patrocinar com os NOSSOS IMPOSTOS?

Antes de mais convém começar por relembrar o que o actual bastonário da Ordem dos Advogados, António Marinho Pinto, tem a dizer sobre este senhor, bem como a jornalista e escritora Clara Ferreira Alves.

Socialismo – Fundação Mário Soares e CML Falida | Salteadores Da Arca

A pretexto de uns papéis pessoais cujo valor histórico ou cultural nunca ninguém sindicou, Soares decidiu fazer uma Fundação com o seu nome. Nada de mal se o fizesse com dinheiro seu, como seria normal.
Mas não; acabou por fazê-la com dinheiros públicos. SÓ O GOVERNO, DE UMA SÓ VEZ DEU-LHE 500 MIL CONTOS E A CÂMARA DE LISBOA, PRESIDIDA PELO sEU FILHO, DEU-LHE UM PRÉDIO NO VALOR DE CENTENAS DE MILHARES DE CONTOS.

Neste Nosso Portugal: CLARA FERREIRA ALVES vs MÁRIO SOARES

“Tudo o que aqui relato é verdade. Se quiserem, podem processar-me.
Eis parte do enigma. Mário Soares, num dos momentos de lucidez que ainda vai tendo, veio chamar a atenção do Governo, na última semana, para a voz da rua.
A lucidez, uma das suas maiores qualidades durante uma longa carreira politica. A lucidez que lhe permitiu escapar à PIDE e passar um bom par de anos, num exílio dourado, em hotéis de luxo de Paris.
A lucidez que lhe permitiu conduzir da forma “brilhante” que se viu o processo de descolonização.
(…)
A lucidez que lhe permitiu passar incólume ao caso Emaudio e ao caso Aeroporto de Macau e, ao mesmo tempo, dar os primeiros passos para uma Fundação na sua fase pós-presidencial.
A lucidez que lhe permitiu ler o livro de Rui Mateus, “Contos Proibidos”, que contava tudo sobre a Emaudio, e ter a sorte de esse mesmo livro, depois de esgotado, jamais voltar a ser publicado.

Indo agora ao verdadeiro SAQUE!

PÚBLICO.PT

Um dos momentos mais acesos do debate sucedeu quando o candidato foi interpelado sobre o subsídio do Ministério da Defesa de 20 mil euros à Fundação Mário Soares para trabalhos de digitalização sobre a resistência timorense.

País – MNE dá 600 mil euros para recuperação de acervos documentais – RTP Noticias

O Ministério dos Negócios Estrangeiros comprometeu-se, através da Cooperação Portuguesa, a um apoio financeiro de 600 mil euros, repartidos em quatro prestações anuais de 150 mil euros cada.

Segundo o protocolo, a que a Agência Lusa teve acesso, a primeira será atribuída até ao final do primeiro trimestre deste ano e as seguintes no período homólogo dos anos seguintes, até 2010.

O Insurgente: 867 mil euros em subsídios para a Fundação Mário Soares

O CM apurou, através de uma pesquisa no Diário da República, que a instituição ligada ao ex-Presidente da República recebeu, entre Fevereiro de 2002 e Julho de 2005, 867 055,94 euros dos ministérios da Defesa, da Cultura, da Administração Interna, através do Governo Civil do Distrito de Leiria, das Actividades Económicas e do Trabalho, através do Instituto do Emprego e Formação Profissional, e da Presidência do Conselho de Ministros.

Só em 2002, altura do Governo de Durão Barroso, o Ministério da Cultura, através do Fundo de Fomento Cultural, atribuiu à Fundação Mário Soares 498 797,90 euros, um montante superior aos apoios recebidos do Estado em 2004, que totalizou 348 258,04 euros. No ano passado, a verba mais alta foi dada pela Presidência do Conselho de Ministros, em 6 de Julho. O então ministro da Presidência, Morais Sarmento, atribuiu à Fundação 198 247,41 euros, um apoio que seria acrescido de 61 168,42, em Setembro, e de 79 522,03 em Novembro. Estes subsídios, apesar de terem sido atribuídos em 2004, só foram publicados em Diário da República em Março deste ano. Em 2005, o único subsídio dado até agora pelo Governo à Fundação diz respeito aos 20 mil euros atribuídos pelo Ministério da Defesa para um projecto de investigação sobre Missões de Paz. Ontem, Mário Soares considerou “natural” o apoio do Estado à instituição. E, apesar de ter remetido as explicações para a Fundação, esta ainda ontem não conseguiu disponibilizá-las.


Quanta hipocrisia e desonestidade a deste senhor quando recentemente afirmou “”Os cortes têm que ser na despesa, mas também não chega, eu estou de acordo que os cortes têm que ser na despesa e que há despesismo a mais, estou de acordo, mas não chega e é preciso mais”, disse Mário Soares.”

OE2011: Mário Soares admite cortes na despesa para equilibrar finanças

Questionado pelos jornalistas sobre se as medidas do ministro das Finanças podem passar por um aumento de impostos, Mário Soares declarou que para manter as contas em ordem “não é preciso aumentar os impostos, basta também cortar nas despesas”.

Outras entradas d’Ovigia:

Powered by ScribeFire.

24 Respostas

  1. Excelente post, meu caro. Só imaginar que subsidio a fundação deste parasita com o meu trabalho, deixa-me mal disposto.

    Abraço

    • boas Diogo,

      é como dizes, isto dá cá uma volta ao estômago…..

      mas pelo que se vai lendo, vendo, ouvindo o que por cá não falta é malta deste calibre!

      precisamos de uma revolução a sério!

      ab

  2. O “Pinócrates” com o seu desgoverno “Socretinos” no seu melhor! Arrastando Portugal para um buraco sem fundo com o apoio de toda a oposição partidária! Pois é…

  3. Permita-me que partilhe este poema que recebi por e-mail, pois é fantástico:

    POEMA DE AGRADECIMENTO À CORJA

    “Obrigado, excelências.
    Obrigado por nos destruírem o sonho e a oportunidade de vivermos felizes e em paz.
    Obrigado pelo exemplo que se esforçam em nos dar
    de como é possível viver sem vergonha, sem respeito e sem dignidade.
    Obrigado por nos roubarem.
    Por não nos perguntarem nada.
    Por não nos darem explicações.
    Obrigado por se orgulharem de nos tirar as coisas por que lutámos e às quais temos direito.
    Obrigado por nos tirarem até o sono. E a tranquilidade. E a alegria.
    Obrigado pelo cinzentismo, pela depressão, pelo desespero.
    Obrigado pela vossa mediocridade.
    E obrigado por aquilo que podem e não querem fazer.
    Obrigado por tudo o que não sabem e fingem saber.
    Obrigado por transformarem o nosso coração numa sala de espera.
    Obrigado por fazerem de cada um dos nossos dias um dia menos interessante que o anterior.
    Obrigado por nos exigirem mais do que podemos dar.
    Obrigado por nos darem em troca quase nada.
    Obrigado por não disfarçarem a cobiça, a corrupção, a indignidade.
    Pelo chocante imerecimento da vossa comodidade
    e da vossa felicidade adquirida a qualquer preço.
    E pelo vosso vergonhoso descaramento.
    Obrigado por nos ensinarem tudo o que nunca deveremos querer, o que nunca deveremos fazer, o que nunca deveremos aceitar.
    Obrigado por serem o que são.
    Obrigado por serem como são.
    Para que não sejamos também assim.
    E para que possamos reconhecer facilmente quem temos de rejeitar.”

    de Joaquim Pessoa

  4. Já não tenho palavras (nem palavrões) para classificar esta cambada. Até ouvir a larva sócrates no passado dia 29 de Setembro, andava irritada e indignada, agora sinto-me tão revoltada e irada que só me apetece mandar todos estes bandalhos pelo ar, em pedacinhos pequeninos, ou em puré: http://horabsurda.net/wp-content/uploads/2010/10/cortem.png

    bjs

  5. Não será a única Fundação a viver à custa do meu dinheiro, mas é de certeza a única que só vive à custa do meu dinheiro, a dificuldade em acabar fundações percebe-se, visitei a pagina da fundação e é só reparar nos corpos gerentes, filho cunhado mulher e ele próprio, na pagina da fundação diz quem apoia mas não diz quanto, muito transparente.

    Esta fundação vive à minha custa

  6. Mário Soares
    Assunto: Carta aberta

    TENHAM VERGONHA

    Carta aberta ao Sr. Mário Soares, Sr. António José Seguro e a todos os políticos de Portugal

    Sr. Mário Soares,

    Sou um cidadão que trabalha, paga impostos, para que o Sr. e todos os restantes políticos de Portugal andem na boa vida.
    Há dias, ouvi o Mario Soares, doutamente, nas TV’s, a avisar o povo português para que não se pusesse com greves, porque ainda ia ser pior.

    Depois ouvi o Sr. António José Seguro, revoltar-se contra os impostos e colocar-se ao lado do povo.

    Ouvi o Sr. perguntar onde estava a alternativa ao aumento de impostos, e aqui estou eu para lhe dar a alternativa.

    Como o Mário Soares pediu que alguém lhe desse a alternativa à subida de impostos, aqui lhe deixo 10 medidas que me vieram à mente assim, de repente:

    1 – Acabar com as pensões vitalícias e restantes mordomias de todos os ex-presidentes da República (os senhores foram PR’s, receberam os seus salários pelo serviço prestado à Pátria, não têm de ter benesses por esse facto);

    2 – Acabar com as pensões vitalícias e / ou pensões em vigor dos primeiros-ministros, ministros, deputados e outros quadros (os Srs deputados receberam o seu ordenado aquando da sua actividade como deputado, não têm nada que ter pensões vitalícias nem serem reformados ao fim de 12 anos; quando muito recebem uma percentagem na reforma, mas aos 65 anos de idade como os restantes portugueses – veja-se o caso do Sr. António Seguro que na casa dos 40 anos de idade já tem direito a reforma da Assembleia da República);

    3 – Reduzir o nº de deputados para 100;

    4 – Reduzir o nº de ministérios e secretarias de estado, institutos e outras entidades criadas artificialmente, algumas desnecessárias e muitas vezes até redundantes, apenas para dar emprego aos “boys”;

    5 – Acabar com as mordomias na Assembleia da República e no Governo, e ao invés de andarem em carros de luxo, andarem em viaturas mais baratas, ou de transportes públicos, como nos países ricos do Norte da Europa (no dia em que se anunciou o aumento dos impostos por falta de dinheiro, o Estado adquiriu uma viatura na ordem dos 140 mil € para os VIP’s que nos visitarão);

    6 – Acabar com os subsídios de reintegração social atribuídos aos vereadores, aos presidentes de Câmara, e outras entidades (multiplique-se o número de vereadores existentes pelo número de municípios e veja-se a enormidade e imoralidade que por aí grassa);

    7 – Acabar com as reformas múltiplas, sendo que um cidadão só poderá ter uma única reforma (ao invés de duas e três, como muitos têm);

    8 – Criar um tecto para as reformas, sendo que nenhuma poderá ser maior que a do PR;

    9 – Acabar com o sigilo bancário;

    10 – Criar um quadro da administração do Estado, de modo a que quando um governo mude, não mudem centenas de lugares na administração do Estado;

    Com estas simples 10 medidas, a classe política que vai desgraçando o nosso amado Portugal, daria o exemplo e deixaria um sinal inequívoco de que afinal, vale a pena fazer sacrifícios, e que o dinheiro dos portugueses não é esbanjado em Fundações duvidosas, em TGV’s, em aeroportos, em obras sumptuosas.

    Enquanto isso não acontecer, eu não acredito no Sr. Mário Soares, não acredito no Sr. António Seguro, e não acredito em nenhum político desde o Bloco de Esquerda ao CDS, nem lhes reconheço autoridade moral para dizerem ao povo o que deve fazer.

    Em último caso, têm a palavra as Forças Armadas, que têm o ónus de defender o povo português de qualquer agressão externa e / ou interna, e que paradoxalmente têm estado em silêncio perante o afundamento de Portugal.

    Zé do Povo

    Portugal

  7. Mário Soares
    Será, que o seu professor da primária não lhe ensinou, que é crime ESPEZINHAR A BANDEIRA POTRUGUÊSA ?
    Devo avivo-lhe a memória, É
    Para quando o seu JULGAMENTO, PELO CRIME QUE COMETEU em Belgravia Square, Londres.

  8. […] E não sabem onde cortar!? Fundação Mário Soares… O saque prossegue! […]

  9. É de facto vergonhoso! A internet é o único meio que nós temos de divulgar estes abusos, uma vez que a sensação com que fico é que as televisões estão manipuladas.
    O esbanjamento de dinheiros públicos deve ser considerado crime e nesta altura muita gente deveria estar na cadeia!

    Grande post, o do amigo Fernando Maria! Concordo plenamente com todas as medidas propostas. Aliás só quem não é justo e não tem sentido patriota, pode ser contra.
    Deixo-vos 2 links de videos para se aperceberem bem da pequenez das pessoas que estão à frente do nosso país:

    > http://www.youtube.com/watch?v=3aC4A7bSnXU&feature=player_embedded

    > http://www.youtube.com/watch?v=ZxruR3Q-c7E&NR=1

    Gostaria de criar aqui uma corrente no sentido de nas próximas eleições VOTARMOS EM BRANCO! Acho que é uma poderosa forma de o povo mostrar a sua indignação e revolta contra estes atentados que se continuam a praticar.

    Está mais do que na altura de todos nós nos movimentarmos! Já foi perdido demasiado tempo!

  10. […] ao seguinte, quando quiserem realmente correr a pontapé a CORJA que há dezenas de anos vem roubando descaradamente este país e os portugueses, digam qualquer coisa, até lá não é com passeatas na Avenida que […]

  11. Concordo inteiramente com o que acabei de ler , se for caso de arranjar um movimento global para não votar, estou pronto para aderir e até interferir, para que mais gente não o faça, para dar a conhecer a esta cambada de parasitas o quanto nos têm chulado.

  12. BANDIDO-OPORTUNISTA-SEM-VERGONHA-NA-CARA! este é o nome científico desta espécie e da sua prole! meu avô que morreu em 1988 sabe bem o que eles fizeram! tudo isso devia ser exposto e se não fossem grandes tubarões e acima da lei estariam a apodrecer à muito.

  13. Sou Moçambicana de alma e coração. Nessa terra me criei e formei.
    Vivo a amargura do “exílio” causado por este ignóbil português acolitado por outro não menos vil e hipócrita ser chamado Almeida Santos.
    Não posso, pois, compreender porque tenho ainda de ser espoliada com impostos tão elevados, cortes na reforma etc… dado julgar que ainda continuam os subsídios de diversas entidades oficias, pagas por nós trabalhadores portugueses.
    já para não falar da revolta que senti ao visitar o Museu da República e soube que Mário Soares roubou aquele acervo, parte da memória do povo português, tudo o que foi oferecido ao Presidente da República durante o tempo que se passeou à nossa custa.
    Onde está a dignidade deste “cavalheiro”?

  14. DR Mario Soares é um traidor á patria e um hipocrita de primeira água que,como mts outros,governou Portugal!!! Para quando inqueritos a sério para meter esta gentalha na cadeia?!?Era uma forma de poupar uns milhoes a Portugal!!!

  15. “os cães ladram e a caravana passa”, é o que esta figura negra da nossa história contemporânea deve sussurrar. Admirador do fausto ao gosto saudita e frustrado por não ter o poder do presidente americano, vai continuar a empobrecer-nos com a mamadeira da fundação. Convençam-se, vai continuar a mamar e ninguém de direito se importará com isso. O assalto ao erário publico começou ha 38 anos e não mais parou.

    • concordo plenamente!!! Alguem com os olhos abertos!!!!! PARABENS pelo post.(era preciso mais 9 milhoes de portugueses a pensar assim!)

    • É verdade,Amílcar Sá,os cães ladram e a caravana passa! Continua a ladrar que tens muito jeito, mas não consegues chegar a cão. O cão é um animal muito nobre…..

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: