Aiou m$-$ilverlight ou como “Rebaixar Portugal – Compromisso para a Mediocridade”

A palhaçada na área das tecnologias de informação, aqui neste cada vez maior feudo da microsoft, por parte do autêntico (DES)GOVERNO que nos vai destruindo aos poucos e alimentando hordas de interesses, empresas pseudo-privadas, Fundações, Institutos, etc é cada vez maior e está sem dúvida completamente descontrolada.

https://i2.wp.com/farm4.static.flickr.com/3478/3204292442_6417ca6508.jpg

Acabo de ler no Tek Sapo que:

TeK > Notícias > Internet > Simulador sensibiliza cidadãos para comportamento sustentável

Chama-se “Simulador Menos Resíduos” e foi criado para a Agência Nacional do Ambiente pela Viatecla, com o objectivo de analisar os comportamentos e atitudes do consumidor em relação aos resíduos urbanos.

(…)

Em Portugal já existem outros simuladores na área da energia e do ambiente, como por exemplo o Casa+,
um mecanismo interactivo que analisa as características energéticas das
habitações da responsabilidade da Agência para a Energia.

Descontando o facto de serem mais uns sites da ecotreta, indo até eles chegamos à conclusão que todos correm sobre tecnologias da microsoft, nada baratas por sinal, bem como esses sites estão ligados de uma forma ou de outra a diversos Ministérios, logo PAGOS, MUITO BEM PAGOS, por TODOS NÓS!!!

Mais grave ainda é o facto destes sites pagos por todos nós estarem a fazer uso de tecnologias proprietárias e fechadas da microsoft que apenas funcionam nos seus sistemas, ou seja, nós Portugueses que os pagamos somos OBRIGADOS a usar, pagar um imposto microsoft por forma a acedermos a eles.

Desde 2008 que os nossos impostos têm vindo a pagar implementações de novas tecnologias da microsoft como o ms-silverlight, cujo funcionamento apenas se resume aos seus sistemas, uma tecnologia proprietária e marginal, que praticamente ninguém usa, nem a nível nacional e muito menos a nível internacional, uma tecnologia que nem sequer funciona nos cada vez mais utilizados smart phones, nomeadamente os Android, Maemo/MeeGo, Blackberry ou Apple IOS/iphone.

Eis alguns exemplos:

É provável que existam mais, caso os encontrem digam qualquer coisa nos comentários por favor.

Extremamente irritante é ainda o facto de um dos argumentos usados amiúde para a não utilização de algum Software Livre em diversos sites, nomeadamente rádios online e RTP, como são exemplo os codecs Ogg Vorbis/Theora e Webm, é ser relativamente ‘incómodo’ para os utilizadores terem de fazer download/instalar esses mesmos codecs porque por norma sistemas operativos proprietários como o caso do ms-windows e apple macosx não os trazem (embora a simples instalação do VLC que funciona em TODOS os sistemas resolvia tudo isto e mais); no entanto agora ter de instalar esta tecnologia proprietária da microsoft que nem sequer funciona em GNU/Linux, BSDs e Apple MacOSX já não há supostamente, pelo menos nas cabecinhas desta gente, nenhum argumento contra.
Triste, muito triste, para não dizer patético!

Enquanto isso por esse mundo fora, nomeadamente em França, se aposta cada vez mais na utilização de Software Livre poupando largas somas ao erário público, os mais recentes casos nesse país são a Segurança Social que migrou os seus servidores e bases de dados para Red Hat GNU/Linux e PostgreSQL bem como a sua Gendarmerie (a GNR lá do sitio) que migraram tudo, de servidores a desktops (85mil) para Ubuntu GNU/Linux.

Por certo que tudo isto terá muito a ver com os memorandos que este governo incompetente e esbanjador tem vindo a assinar com a microsoft, preparando-se já no início do mês que vem para assinar mais um “Assinatura de Memorando “Elevar Portugal”” com a sempre presente figura do incompetente MOR, o putativo engenheiro Sócrates, por certo tudo com o grande objectivo de “Roubar Portugal” “Estupidificar Portugal”.

Mais info:

Esperemos que depois do PSD ter feito saber que estaria interessado em fomentar a implementação de Software Livre na Administração Pública, vote favoravelmente as mais recentes propostas nesse sentido por parte de BE e PCP, para ver se acabamos de vez com tanto dinheiro mal gasto e acima de tudo deixemos de estar reféns de empresas multinacionais que pouco ou nada acrescentam ao país.

Precisamos isso sim de um mercado livre e aberto, com muita concorrência e muito desenvolvimento e envolvimento por parte de empresas portuguesas por forma a evoluirmos técnica e tecnologicamente formando ainda técnicos competentes e com isso criando emprego e riqueza, exactamente o que se passa com a implementação do projecto Limux em Munique na Alemanha.

* o título desta entrada é uma sugestão do Miguel Caetano do blog Remixtures.

Powered by ScribeFire.

4 Respostas

  1. Talvez isto te interesse (em particular, colaborar na manutenção desta parte do wiki):

    http://wiki.ansol.org/ListasNegrasDaAdministra%C3%A7%C3%A3oP%C3%BAblica

  2. Aqui está mais um exemplo de um site que usa essa aberração de tecnologia: http://www.meo.pt/ver/videoclube/Pages/Destaques.aspx

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: