Cura para o ACNE (III) – Barbear Clássico

UPDATE: dois vídeos em português via forum barbear clássico.

Na continuação das entradas sobre este tema, trago hoje mais uma pequena adenda, mas desta vez apenas dedicada ao sexo masculino uma vez que se trata de mudanças na forma como fazemos a barba.

Desde que comecei há muitos anos atrás a fazer a barba que sempre usei máquinas de barbear com diversas lâminas, habitualmente a Gillette Mach3 e Mach3 turbo.

Escusado será dizer que gastei rios de dinheiro em recargas que são caras como o raio e mesmo assim nunca obtive a qualidade que pretendia e acabava sempre por ficar com a pele irritada…

…..até que há meses atrás descobri este forum português, BARBEAR CLÁSSICO

Pena tenho eu de não ter feito esta descoberta há mais tempo!

Para perceberem melhor do que falo dêem olhada a este vídeo.

EDWIN JAGGER DE89: Do YOU Want The BEST & CLOSEST Shave Ever? Try Shaving With a SAFETY RAZOR!

(apesar da marca ser diferente na verdade a máquina do vídeo é igual/equivalente à que adquiri e que está na imagem abaixo)

Se querem gastar pouco e deixar de ter a pele irritada e barba feita às três pancadas, eis o que devem de fazer 🙂

Mudar para o chamado Barbear Clássico/Wet Shave.

Para tal precisam de adquirir algum material que poderá parecer caro a princípio mas que depois verão que acaba por ser muito mas muito mais barato que usar a treta das múltiplas lâminas tão propagandeadas para além de deixarem de ter a pele irritada 🙂

o que adquiri por cerca de 60€

Depois de muito ler e de me ter apresentado no forum acima, que teve como resultado receber dicas preciosas e conhecer o Gil «aka lâmina», a pessoa 10 estrelas a quem adquiri o equipamento, eis o material ideal para quem quer ter uma carinha laroca e que ao mesmo tempo sofre desta coisa chata que é o acne.

Já agora o site do Gil é este http://www.theshavebutler.com/

  • Muhle R89 – € 30.85 (a máquina de barbear que dura uma vida)
  • Vie Long 11733 – € 11.25 (pincel)
  • Proraso Sabão Aloe Vera | Chá verde, boião 150g com tampa côncava – € 6.90 (dura muito mais que qq espuma e tem ainda a vantagem de ser muito melhor para a pele)
  • Lâminas Iridium – € 4.95 (recomendadas para quem tenha pele sensível/acne)

Infelizmente as lâminas iridium desapareceram do mercado, mas experimentei as do Continente que na realidade são as Personna (feitas em Israel) e só tenho boas coisas a dizer delas, as mais baratas que comprei (1,99€ cada pack de 10) e são super suaves deixando a minha pele como nunca tive, smooooooth/suaveeeeeeee e bem barbeada 😉

Aliás por enquanto e pelo que vou vendo no youtube com cada vez mais gente a entrar neste mundo, lâminas são coisa que não falta, mas há que experimentar várias uma vez que uns dão-se melhor com umas do que com outras.

How Its Made – Double Edge Razor Blades

Termino com umas quantas dicas e vídeos que mostram o que é isto e como se faz a barba desta forma assim como deixo ainda um pequeno PDF com a info que reuni quando andava a investigar o tema para fazer as minhas aquisições:

para saber mais recomendo dois canais do youtube:

http://www.youtube.com/user/mantic59?feature=watch
http://www.youtube.com/user/geofatboy?feature=watch

e estes 3 artigos:

Homens: como conseguir um barbear perfeito – Parte 1 http://goo.gl/6FuML
Homens: como conseguir um barbear perfeito – Parte 2 http://goo.gl/ABTgX
Homens: como conseguir um barbear perfeito (barbear clássico) – Parte 3  http://goo.gl/wsFKU

o pdf barbear.classico que recomendo darem olhada uma vez que tem lá info a bold sobre as melhoras escolhas para as nossas peles sensiveis no que concerne à escolha de máquina, lâminas, sabão e creme de barbear e claro do pincel.

Boas escanhoadas!

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

12 Respostas

  1. Gostei muito deste teu post.

    Lembro me que nos anos 80 a minha familia em tras-os-montes só usava este tipo de laminas e eu sempre achei perigoso.

    Eu fiquei-me por a mach3, mesmo tendo a fusion achei que o aumento de laminas diminiu o espaço entre elas, acumula mais os pelos e dificulta o barbiar, irrita-me mais a pele e é mais cara.

    Não existe o receio de fazer um grande corte?

    Quantas vezes podes usar a lamina?

  2. obrigado!

    como digo no post, tb usava mach3 e agora vejo que esta me irritava a pele desnecessáriamente, chego mesmo à conclusão que muitas das actuais modernices não passam de propaganda apenas e só para gastarmos mais em algo que nada de melhor nos traz.

    qto às tuas questões:

    1º o receio de te cortares existe, mas tb contribui para que tal não aconteça 🙂

    qto a fazer um corte tipo filme de terror 😉 só se te quiseres magoar mesmo pq senão é quase impossível, tal só aconteceria se movesses a lâmina no sentido horizontal (ou seja, tendo a máquina na vertical deslizares a mesma na horizontal, mas tb te cortarias caso fizesses o mesmo com as mach) e não no vertical.

    2º depende das lâminas, mas no mínimo entre 4 e 6 utilizações, como tenho a pele mto sensível fico-me pelo máximo de 4

    cumps

  3. Estou a seguir o tratamento que aconselha para o acne há pouco mais de 1 mês e tenho notado resultados.

    Acontece que sempre que faço a barba a minha pele piora. Não tenho a barba muito forte, mas tenho bastantes falhas e costumo fazê-la de 4 em 4 dias com uma máquina eléctrica da braun, uma vez que não irrita tanto as borbulhas. Contudo, visto que tenho a máquina há 5 anos, a cabeça já começa a dar sinais de bastante desgaste e falta de precisão. Para comprar uma nova cabeça teria de desembolsar 35€ :/

    Este método parece-me bastante interessante, mas não deixará a cara toda cortada quando passa nas borbulhas?

    Também nunca tive muito “jeito” para as lâminas e tenho medo de não me adaptar.

    Aconselha experimentar 1º a wilkinson sowrd classic?

    Obrigado!

    Cumps

    • olá José

      se quer que lhe diga é um completo erro alguém com acne fazer a barba com esse tipo de máquina que menciona, irrita muito mais a pele o que provoca o exarcerbar do problema acneico.

      sem dúvida que deve mudar para o barbear clássico a minha pele desde que mudei nunca fica irritada e nem sequer aparecem aquelas pequenas borbulhitas do barbear no pescoço.

      vá em frente que não se arrependerá, veja uns videos no youtube para perceber a técnica e depois faça você mesmo.

      melhoras!

      • Eu madei vir uma maquina da china, so para experimentar e se gostar ai sim compro uma em condicoes, ainda me estou a abituar.
        Mas como quando era jovem sofria muito de acne, o que te posso dizer é que se passas esta lamina da mesma maneira que passas uma mach3 vais fazer um corte valente na burbulha, nesses casos tem que ser barbeados com muito cuidado.

  4. Obrigado pelos conselhos! Penso que vou experimentar a wilkinson sword classic numa primeira fase, para ter uma noção da técnica e depois se me adaptar e gostar dos resultados, talvez opte por fazer um investimento numa safety razor mais decente.

    Cumps

  5. Gostaria de deixar o meu feedback em relação ao barbear clássico.

    Há cerca de 3 semanas que deixei de lado a máquina eléctrica e passei a adoptar esta forma de barbear. Como já tinha referido, decidi começar com a wilkinson sword para ver se a adaptação corria da melhor forma sem gastar muito dinheiro. Devo dizer que passadas estas 3 semanas, a minha opinião é bastante positiva. O primeiro barbear não correu tão mal como eu pensava apesar de alguns cortes, principalmente na zona do bigode. Com o passar do tempo fui melhorando, mas também é verdade que demoro cerca de 30 minutos a barbear-se para que não haja surpresas desagradáveis. Ainda estou a aprender com cada barbear, pois há 5 anos que não tocava numa lâmina e o processo de aprendizagem é continuo.

    A verdade é que sinto que a minha pele tem respondido bem a esta mudança e em conjunto com o tratamento anti-acne sugerido por si, já noto melhorias significativas.

    Talvez daqui a uns tempos opte por investir numa safety razor com mais qualidade.

    Obrigado pelos conselhos e pela disponibilidade.

    • boas,

      excelente ainda bem que te tens dado bem, quem me dera há anos ter lido algures o que por aqui deixei e outros….

      é que hoje teria muito mais saúde!

      se tiveres disponibilidade aproveita o Natal e oferece-te uma bela máquina merkur ou Muhle que não te arrependes, até pq dura mais do que uma vida 😉

      se preferes cabos mais longos opta pela merkur 23c, que é a minha favorita embora não desgoste da muhle r89 que tb possuo.

      qto a lâminas, cada pessoa é uma pessoa, eu dou-me bem com as do Continente, mas há quem se dê melhor com outras é uma questão de experimentar.

      cumps,

      melhoras,

  6. Boa tarde,

    Decidi encomendar a Muhle R89 esta semana. Falei com o Gil Brandão, pessoa super prestável e atenciosa que me ajudou bastante a tirar as minhas dúvidas. No fim de semana irei experimentá-la.

    Não tenho dúvidas que até agora a mudança para esta forma de barbear só me trouxe benefícios e noto grande melhorias o que me faz ter grandes expectativas com os produtos que adquiri.

    Que grande diferença nota da Muhle R89 para a Merkur 23c?
    É apenas o tamanho do cabo ou também a sua performance e suavidade?

    Deu-se bem com a Muhle?

    Já agora gostaria de lhe perguntar se antes de fazer a barba costuma utilizar o gel Aderma.

    Eu, por exemplo, como faço a barba de manhã, nos dias em que a faço, deixo o tratamento de lado pois os produtos não me parecem compatíveis.

    Cumps e obrigado pela atenção,

    José Santos

    • boas,

      sim o Gil é impecável 😀

      é só o tamanho do cabo, de resto são iguais.

      sim lavo sempre a face antes de barbear, uma vez que a minha pele é muito oleosa e se não a lavar antes o barbear é mais complicado uma vez que a lâmina não desliza tão bem.

      se a sua pele já se tiver habituado ao peroxiben não há qq problema.

      1º lavo a face

      2º barbear

      3º banho (a água quente depois do barbear na face tira qq irritação que possa ter havido )

      4º saio do banho e passo a face por água fria para fechar os poros

      5º peroxiben

      6º hidratante (neste momento o que já mencionei acima da clearasil)

      vestir e ir bulir 😉

      melhoras,

      • Obrigado pela resposta,

        Eu adquiri um Pré-Shave da proraso daí a minha dúvida se deveria lavar antes também.

        Tenho por hábito barbear-me após o banho e depois aplico apenas um AS.

        Apenas aplico o peroxiben à noite e depois o hidratante da clean and clear.

        De manha, em dias normais que não faço a barba, lavo com o gel aderma e depois aplico o control shine da nívea.

        Pensei que aplicar peroxiben depois de fazer a barba fosse prejudicial mas é um questão de experimentar.

        Obrigado

      • boas,

        depende um pouco da gravidade da situação de cada um.

        eu nunca usei qq AS, sempre apenas e só produtos de tratamento ou hidratante.

        como digo, no meu caso tenho de fazer o tratamento duas vezes por dia incluindo após fazer a barba, a minha pele não se queixa minimamente especialmente depois que iniciei o barbear clássico que a deixa muito mais suave e nunca irritada.

        melhoras

Deixe um comentário