Esta Semana (2011/48) – Carrier IQ o software espião que tem dentro do seu Smartphone

Esta Semana tenho uma tonelada de links, vamos a ver quantas horas é que vou demorar a escrever esta entrada….

A ilusão da escolha

There is no such thing, at this stage of the world’s history in America, as an independent press… We are the tools and the vassals of the rich behind the scenes. We are marionettes. These men pull the strings and we dance. Our time, our talents, our lives, our capacities are all the property of these men – we are intellectual prostitutes.

John Swinton, as quoted in Breaking The Silence (1953) by T. St. John Gaffney, p. 4

I rest my case!

NACIONAL

Confesso que não vou ligando muito ao que por cá se passa, até porque como esta gente que nos desgoverna não tem coluna vertebral logo o que interessa é mesmo o que se vai passando além fronteiras, caso seja mau para os cidadãos deste planeta tenho a certeza que mais dia menos dia é replicado por cá, para mal de todos nós….

De qualquer forma cá ficam as seguintes notícias:

  • Arquivada queixa da associação de videoclubes por ataques informáticos (a MAFIAA da ACAPOR teve um revés numa das suas queixinhas)
  • Aprovada proposta para detalhar custos do SNS nas facturas dos utentes (são raras, mas aqui fica uma boa notícia, as pessoas também precisam meter na cabecinha que os serviços têm custos; acho que quem pode pagar o deve fazer para aqueles que não o podem fazer tenham à mesma bons serviços de saúde, para além disso se existe legislação que obriga à afixação de preços o Estado deve dar o exemplo, esperemos que os preços dos medicamentos nas farmácias também sejam disponibilizados aos utentes)
  • Ricas pensões (mais uma vez todos nós, vamos no futuro, ter de pagar aquilo que deveria ser a MAFIAA da Banca a pagar, já não chegava o BPN e as negociatas com os criminosos angolanos)

INTERNACIONAL

A nível internacional o que mais uma vez me despertou a atenção são os temas da possibilidade de uma terceira guerra mundial, o continuo ataque aos nossos direitos e o estado em que se encontram milhoes de cidadãos dos EUA, país que gasta triliões em guerras beneficiando os 1% ao mesmo tempo que os 99% se afundam cada vez mais na pobreza e na loucura.

O Reino Unido vai-se preparando para o colapso que aí vem (provocado pelas elites do costume e que bem presentes estão naquele país), indo ao encontro do que há cerca de 2 anos os EUA planeavam.

No que às duas possíveis intervenções da NATO+Israel concerne, ficámos a saber esta semana, se é que ainda restavam dúvidas, que os terroristas criados pelo mentor de Obama, Zbigniew Bzrezinski, nos idos anos 80 para combater a ex-URSS no Afeganistão (tendo a CIA entrado lá cerca de 6 meses antes para forçar a URSS a atacar) a famosa lista de mujahideen designada por Al-Qaeda, para além de ter hasteada a sua bandeira na Líbia, com a ajuda sempre pronta dos seus criadores dos EUA estão agora a caminho da Síria para lá fazerem o mesmo trabalhinho, aliás como já fizeram também nos balcãs.

São uma espécie de guarda avançada dos EUA nos mais diversos palcos de guerra, eles e os media.

Enquanto isso Russia e China preparam-se para defender a Síria e Irão.

ECONOMIA

Neste tópico e como se vem repetindo, a crise mundial vai-se agravando passo a passo até ao colapso total, que alguns acham que nem sequer chega ao Natal, a ver vamos dia 9 de Dezembro, de qualquer forma mesmo que nesse dia se resolva alguma coisa, por certo não passará de apenas mais um adiamento do inevitável.

Ainda neste capítulo e para mais uma vez comprovar as aldrabices do governo sombra que é o Complexo Industrial Militar e Wall Street.

6 Shocking Revelations About Wall Street’s “Secret Government”

Turns Out the ‘Government Sachs’ Conspiracy Theorists Were Right All Along

We now have concrete evidence that Wall Street and Washington are running a secret government far removed from the democratic process. Through a freedom of information request by Bloomberg News, the public now has access to over 29,000 pages of Fed documents and 21,000 additional Fed transactions that were deliberately hidden, and for good reason. (See here and here.)

These documents show how top government officials willfully concealed from Congress and the public the true extent of the 2008-’09 bailouts that enriched the few and enhanced the interests of giant Wall Streets firms.

via Alternet

SOFTWARE LIVRE

Carrier IQ Part #2

Esta Semana chega-nos mais uma história de vigilância de todos os passos que damos, de verdadeiro atentado contra a nossa privacidade levado a cabo por diversas empresas de telecomunicações assim como empresas de tecnologia que mais uma vez demonstram como é extremamente importante as pessoas terem consciência do quanto importante é controlarem o seu hardware e especialmente o software que usam nos seus dispositivos.

Trevor Eckhart um programador de aplicações para o Android veio a público denunciar que a empresa CarrierIQ através do seu software que está instalado em milhões de smartphones (instalado a pedido das telecoms [embora algumas não o usem, por exemplo nos Países Baixos], pelas diversas empresas de tecnologia que desenvolvem este tipo de dispositivos) Android, Apple/iOS, RIM/BlackberryOS, coloca em causa a privacidade dos utilizadores destes sistemas uma vez que essa aplicação tem acesso a tudo desde o que se escreve, mensagens, buscas na rede Internet, grava o que escrevemos (keystrokes) e envia essa informação para alguém, presumivelmente para a dita empresa.

Para verificarem se o vosso smartphone tem este rootkit (eu não uso este tipo de dispositivos) instalem a aplicação do Trevor Eckhart.

So, what is CarrierIQ? It’s a rootkit carriers and some handset makers in some markets install on their devices to track just how you use these devices. They record keystrokes, usage patterns, and all manner of other information, on your device. Many versions of the rootkit even send this information to your carrier where they can pinpoint your exact device, what you’ve been up to, what you’ve been typing, and so on.

(…)

So far, Windows Phone 7 and Bada appear to be not infected with the rootkit. In addition, Nokia has stated none of their phones have ever had CarrierIQ installed. (embora no caso da Nokia este seja instalado por algumas telecoms)

(…)

This is pretty bad, but luckily, it would appear this is very much a carrier-specific thing, and not a device-specific thing (except for iOS, where it’s always installed, but as said, turned off).

(…)

Apple is the only one including CarrierIQ (slightly butchered, but still) within the operating system itself, whereas on Android, it’s a carrier thing. via OSNews

The software is installed as a third party app by US carriers, as well as others including Vodafone Portugal. via eweekeurope

Algumas das respostas dadas por diversas empresas afectadas por este caso.

Não é esta a primeira nem será a última vez que as telecom um pouco por todo o mundo são apanhadas a espiar os seus clientes muitas das vezes com a cumplicidade dos fabricantes dos dispositivos como esta história demonstra, eis mais alguns exemplos:

Este último caso é interessante uma vez que tal como neste mais recente da CarrierIQ, a empresa illuminati Vodafone Portugal tem ligações a esta empresa assim como a Amdocs também está ou estava presente cá, nomeadamente na Portugal Telecom, Vodafone, TV Cabo e Sonaecom.

A única maneira de podermos comunicar privadamente é sem dúvida através do nosso bolso forçarmos as empresas que fabricam estes dispositivos a permitirem que o utilizador tenha total controlo e conhecimento do que está lá instalado e que seja este a dar permissões às aplicações e mais ainda que permitam que o utilizador possa remover completamente o sistema que lá vem e instalar um que tenha sido préviamente auditado por diversos especialistas como por exemplo no caso do Android que é software livre, pelo menos o seu núcleo.

Alguns exemplos que se podem usar são o CyanogenMOD e o Replicant.

Por último recomendo que vejam esta entrevista da RT a Richard M. Stallman, o criador do conceito de Software Livre, projecto GNU, da licença GPL da Free Software Foundation entre muitas outras coisas.

“Free software literally gives you freedom in the area of computing. It means that you can control your computing. It means that the users individually and collectively have control over their computing. And in particular it means they can protect themselves from the malicious features that are likely to be in proprietary software,” he told RT.

Stallman: Facebook IS Mass Surveillance

Noutras notícias:

  • Red Hat patrocina estudantes universitários
  • MyPaint reaches 1.0.0 with improved user interface (a provar que quem gosta de brincar ou até a nível mais profissional, tem software livre de enorme qualidade)
  • Privacy monitor hacked from an old LCD Monitor (ainda a pensar no tema da privacidade, porque não usar o velho LCD para algumas experiências caseiras?)
  • CrunchBang 10 update goes exclusively OpenBox (a distribuição de GNU/Linux que actualmente uso e a qual recomendo, 100% Debian compatível sofreu algumas alterações, deixando cair a versão com o ambiente gráfico Xfce e adoptando apenas o leve e rapidissimo Openbox e ainda optando pelo SLIM como gestor de desktop assim como editor Geany que substitui o Gedit, cada vez mais leve, rápida, simples e excelente para o PC mais antigo ou mais moderno que acabem de adquirir ou que esteja parado aí por casa)
  • The Koha Saga: A gift that keeps giving (o Koha é mais um projecto fabuloso de Software Livre que uma vez mais demonstra duas coisas 1º que o futuro do software e não só está no desenvolvimento a nível de comunidades e que estas por mais pequenas que sejam podem apresentar software ou outro produto qualquer que rivaliza ou que não tem par a nível proprietário/corporativo 2º que a ganância de alguns implica que os projectos comunitários têm de se defender de ataques desde a sua concepção; o Koha é aliás mais um software livre que poderia e deveria ser adoptado pelas nossas bibliotecas mais uma vez permitindo poupança em licenças de software e aumentando a qualidade do serviço prestado aos utentes destas)
  • KDE Telepathy 0.2 IM client released
  • WordPress the most popular open source CMS for second year running (é tão poderoso este CMS que até a microsoft abandonou o seu live e optou por contratar a wordpress por forma a albergar os milhões de utilizadores que tinha a correr no seu software, mais uma vitória para o Software Livre; é claro que O’Vigia corre na plataforma WordPress)
  • Ubuntu will now track Mozilla updates (uma boa notícia para os utilizadores de Ubuntu que assim podem facilmente fazer updates às mais recentes versões daquele que considero ser o melhor browser da actualidade, o Mozilla Firefox; outras distros Debian based também podem manter-se sempre actualizadas com o repositório http://mozilla.debian.net/)
  • Clonezilla live clone system with multi-restore (mais uma verão do excelente software de clonagem de sistemas que sem qualquer margem para dúvidas rivaliza com o proprietário Norton Ghost)
  • Ubuntu Linux losing popularity fast. New Unity interface to blame? (ao mesmo tempo que as diversas versões do Linux Mint vão crescendo, sem dúvida uma excelente distro para todos aqueles que não querem ‘sujar’ as mãos com o sistema, uma vez que a Mint já tem tudo arrumadinho e instalado, desde codecs de som e vídeo até a plugins como Flash e Java; recomendo principalmente a versão LMDE que é 100% Debian compatível e que só precisa de ser instalada uma vez a partir daí é só usar o apt-get para fazer actualizações constantes nunca deixando de estar fora de prazo tal como acontece com a Arch)

BUSHCRAFT E SOBREVIVÊNCIA

Nesta semana o tópico da sobrevivência traz-nos mais uma má notícia vinda dos EUA como tem sido infelizmente apanágio nas últimas semanas.

O filho de Ron Paul, o senador Rand Paul veio a público denunciar que as possíveis alterações à National Defense Authorization Act (NDAA) passam a considerar como possível terrorista alguém que guarde em casa alimentos para mais de sete dias assim como quem possua armas e o Governo Federal pode deter indefinidamente essas pessoas sem que o sistema judicial tenha uma palavra a dizer, de facto o plano é mesmo o sistema judicial deixar de cumprir o seu dever passando esse papel para as forças armadas.

Felizmente que por enquanto foi anulado [incorrecto - por lapso confundi a não aprovação de uma emenda à legislação com esta, ou seja The entire United States is now a war zone: S.1867 passes the Senate with massive support | Congress endorsing military detention, a new AUMF] mais este atentado contra os cidadãos dos EUA, mas por certo mais tentativas virão.

Quanto às dicas aqui ficam elas:

Por último deixo dois documentários muito interessantes sobre Permacultura.

VIDEO

FEDERAL TERROR TACTICS : Rand Paul : Judge Napolitano

Nigel Farage: EU bribing independent Croatia to rejoin a ‘new Yugoslavia’

EPILOGO

Para fechar Esta Semana 48, como há muito tempo que por aqui não menciono notícias sobre os maluqinhos das alterações climáticas, a nova religião verde (mais uma vez lembro que clima e ambiente são coisas diferentes) aqui ficam algumas interessantes e que para além de mostrarem a hipocrisia de alguns destes senhores, também vai mostrando as aldrabices que levam a acabo para enganar o zé povinho até porque Earth’s embarrassing lack of warming since 1998.

Climate Minister buys a castle with 16 bathrooms… and a massive carbon footprint

Climate Gate 2 Update: BBC Journalists and the Climate Alarmists (parece que pseudo-jornalistas da máquina de propaganda internacional do UK, a BBC, em conluio com alguns senhores que se dizem cientistas andaram a vender a treta do aquecimento global antropogénico enquanto silenciavam cientistas cépticos quanto à nova religião verde)

Climategate scientists DID collude with government officials to hide research that didn’t fit their apocalyptic global warming

Noutro campo, a malta da Bigharma não descansa enquanto não matar uns biliões de seres humanos fazendo no processo mais uns biliões de lucro, para tal resolveram andar a mexer no H5N1 por forma a torná-lo mais contagioso permitindo a passagem deste de animais para humanos por via aérea.

A virus with the potential to kill up to half the world’s population has been made in a lab. Now academics and bioterrorism experts are arguing over whether to publish the recipe, and whether the research should have been done in the first place.

­The virus is an H5N1 bird flu strain which was genetically altered to become much more contagious. It was created by Ron Fouchier of the Erasmus Medical Centre in Rotterdam, the Netherlands, who first presented his work to the public at an influenza conference in Malta in September.

via RT

Outro artigo digno de nota para termos um vislumbre do que poderá ser o nosso futuro é o 10 outlandish things the ‘scientific’ controllers have in mind for you in the near future

Até para a semana!

=-=-=-=-=
Powered by Blogilo

Uma resposta

  1. o Windows 7 mobile também faz das suas… ver aqui se acham que algum dia os nossos donos vão abdicar do poder de nos controlar… esperem deitados.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 66 outros seguidores

%d bloggers like this: